Portfólio O caso do restaurante Alho & Cebola

Código: ACAEXBWEB Marca:

Portfólio O caso do restaurante Alho & Cebola - Semestre: 3° flex / 4° reg - Processos Gerenciais

 

Portfólio O caso do restaurante Alho & Cebola - Semestre: 3° flex / 4° reg

Curso: Processos Gerenciais

Disciplinas: • Gestão do Conhecimento • Contabilidade • Planejamento Financeiro e Orçamentário • Planejamento e Inteligência de Marketing • Gestão Organizacional

POSSUI UM TOTAL DE 15 PÁGINAS

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa
produção textual deverá ser considerado o caso do restaurante Alho & Cebola, apresentado na
sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve o restaurante Alho & Cebola.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar
essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas
(livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados
pelos professores ou pesquisados por você).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do
trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o
desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade
exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as
instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da
melhor forma possível.

Em meados da revolução industrial os trabalhadores franceses saiam cedo das suas casas para
trabalhar e voltavam muito tarde da labuta. Por causa dessa condição os operários tomavam um
caldo restaurador e fortificante (feito de carne de boi, carneiro, aves, cebolas, raízes e ervas, servido
em um pão). Essa sopa tinha o objetivo de revigorar as forças e a energia das pessoas e o caldo era
servido em estabelecimentos que eram conhecidos como “casas de saúde”.
Com o passar do tempo as pessoas começaram a chamar as “casas de saúde” pelo nome do
caldo restaurant, e assim surge o restaurante ou unidade de alimentação e nutrição, que é um
estabelecimento comercial ou industrial destinado ao preparo de refeições e/ou bebidas.
A partir da ideia original de criação dos restaurantes, os empreendedores Marcos e Melissa
resolveram montar o restaurante Alho & Cebola. Eles queriam criar um estabelecimento
gastronômico que buscasse a origem do restaurante, logo a missão, visão e valores da empresa foram
desenvolvidos pensando na saúde e bem-estar dos clientes.
A empresa foi criada em 2010 e conquistou um público sólido. O restaurante Alho & Cebola
possuía delivery e salão. O forte da empresa era o atendimento nas mesas. O delivery apresentava
apenas 2% do faturamento, os gestores não davam tanta atenção para o delivery, porque gostavam
e acreditavam que a interação dos clientes no salão era tão importante quanto a refeição. Porém
essa história precisaria mudar rapidamente, porque em março de 2020 os restaurantes tiveram que
fechar as portas e se reinventar rapidamente para manter a sua sobrevivência por causa da pandemia
do coronavírus. Para se ter uma ideia, pelo menos até maio de 2020 as Micro e Pequenas empresas
do Estado do Paraná tiveram uma redução de 15% de emissão de notas fiscais no Estado
(MARCELINO; REZENDE; MIYAJI, 2020).
O primeiro passo que os gestores tiveram que realizar foi a Análise SWOT. Eles perceberam
que uma das fraquezas era o delivery, que na opinião deles só davam dor de cabeça. Com as novas
regras de distanciamento social foi preciso transformar o que dava prejuízo em lucro. Para isso, eles
teriam que rever o que estava fazendo de errado e concertar.
Com a análise SWOT e PESTEL, o Marcos e a Melissa perceberam que poderiam melhorar a
nova forma de atuar e com isso descobriram um novo nicho de mercado. As pessoas começaram a
trabalhar em home office e não tinham tempo para cozinhar. O restaurante Alho & Cebola

reestruturou o cardápio, as porções e os horários de atendimento, e com isso passaram a oferecer
refeições diárias com pacotes de pagamento semanal e mensal. Nisso, a empresa viu as suas vendas
alavancarem e hoje ela consegue honrar com todos os seus compromissos e ter lucro com o
faturamento do delivery.

Agora, é com vocês!

TAREFAS

Você atuará como consultor da empresa e o seu desafio é apresentar ao restaurante Alho &
Cebola um relatório da análise e mostrar as novas estratégias de crescimento que devem ser
entregues aos gestores, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a
seguir.
Passo 1
Na era da tecnologia e da informação, aceleradas mudanças vêm acontecendo, não é mesmo?
Com a pandemia do coronavírus, transformações ocorreram ainda mais rápido, implicando às
organizações repensarem suas formas de trabalho para sobreviverem em um ambiente
completamente novo e incerto! No caso do nosso restaurante em questão não foi diferente e
sabemos que, gerenciar mudanças requer planejamento, estratégia e uma boa gestão do
conhecimento organizacional!
De maneira geral, podemos associar o Conhecimento Organizacional ao conhecimento que a
empresa detém – e que foi construído ao longo do tempo – e utiliza de forma a melhor executar seus
processos e práticas a fim de atender aos seus objetivos. Considerando que as organizações
configuram conjuntos de pessoas, gerenciar então os conhecimentos individuais e coletivos,
promove uma construção efetiva deste tipo de conhecimento tão importante para o
desenvolvimento das empresas!
Neste contexto, é preciso compreendermos os processos e conceitos relativos à Gestão do
Conhecimento que são determinantes para o Alho & Cebola potencializar o seu desempenho, em
especial, frente às mudanças que o restaurante vêm sofrendo:

a. Falar em Gestão do Conhecimento, requer compreender e gerenciar os
conceitos de DADO, INFORMAÇÃO e CONHECIMENTO. A partir da contextualização
apresentada na SGA, responda: Quais os principais DADOS que o Alho & Cebola precisa
buscar, e em quais INFORMAÇÕES esses dados deverão ser transformados para sustentar
suas decisões e planejar estrategicamente futuras ações (gerando então conhecimento)?
(Liste ao menos 4 dados que resultarão em informações, explicando-os);
b. Frente aos tipos de conhecimento TÁCITO e EXPLÍCITO, o Alho & Cebola possui
conhecimentos tácitos advindos de sua prática organizacional (considerando que a empresa
está no mercado desde 2010), e conhecimentos explícitos considerando os códigos de
conduta, manuais e documentos que a organização provavelmente elaborou ao longo do
tempo. Pensando neste novo momento que o restaurante está vivendo, quais são e como
estão sendo desenvolvidos novos conhecimentos TÁCITOS e como transformá-los em
EXPLÍCITOS (relembre a dinâmica SECI)?
Passo 2
A pandemia da Covid-19 levou muitas empresas a entrarem em um cenário de incerteza. A
recessão econômica gerada pela pandemia impactou muitas empresas, gerando preocupações
quanto aos aspectos da informação econômica, financeira e patrimonial. Felizmente, os
empreendedores Marcos e Melissa do restaurante Alho & Cebola estavam preparados para lidar com
as adversidades. Para eles, estar fundamentando e ter informações contábeis confiáveis e
tempestivas para uma tomada de decisão fez muita diferença. Compreender o nível de vendas da
empresa, os gastos com as mercadorias, as despesas comerciais e administrativas, bem como o novo
perfil do cliente e o modo de realizar as vendas podem ajudar a empresa a entender a eficiência
econômica da empresa em períodos distintos. Mesmo com o aumento de vendas por delivery de 2%,
em 2019, para 15% do faturamento total em 2020, os responsáveis pelo restaurante, Marcos e
Melissa, questionaram: “Será que a minha empresa está gerando lucro ou será que está gerando
prejuízo nesse momento?”. Eles buscaram a resposta dessa questão na contabilidade e pediram seu
apoio para isso.
Com base nas informações apresentadas, discorra sobre os seguintes pontos:

a. De que a forma a contabilidade contribui para o processo de tomada de decisão na gestão
de receitas e despesas, considerando a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE),
diante de um cenário de pandemia no setor de restaurantes?
b. Como as vendas de delivery podem ser analisadas pela DRE no contexto da recessão
econômica gerada pela Covid-19?
c. Considerando a necessidade de confirmar o desempenho da empresa e o posicionamento
patrimonial, utilize os dados abaixo e estruture, de formar ordenada, uma Demonstração do
Resultado do Exercício (DRE) e um Balanço Patrimonial.
Um levantamento contábil feito nesse restaurante pelo departamento de contabilidade
revelou os dados e informações sobre as contas patrimoniais e de resultados, conforme
demonstrados no balancete a seguir.

Passo 3
Planejamento de Caixa é uma ferramenta que permite à empresa reconhecer seu perfil de
pagamentos e recebimentos para então entender seus descasamentos de prazo e antecipar possíveis
gastos financeiros oriundos dessa situação. O Planejamento de Caixa é um problema sério e pode
levar uma empresa ao fechamento do negócio. Em outras palavras, a maioria das empresas encerra
suas atividades porque faltou dinheiro para honrar seus compromissos.
Nele será possível prever quando poderá faltar dinheiro na empresa e quanto irá faltar, e isso
dará tempo para se planejar visando superar a escassez de recursos. O inverso também é verdadeiro:
a ferramenta poderá apontar quando poderá sobrar dinheiro e quanto. Conhecer de antemão
quando haverá sobra ou falta de dinheiro é fundamental para diminuir despesas financeiras
Entenda, não há nada de errado em obter financiamento de capital de giro para honrar a
diferença entre pagamentos e recebimentos. O problema é desconhecer tais necessidades e permitir
que elas peguem a empresa de surpresa em um momento em que a organização pode não possuir
recursos para pagá-las.
E você, na qualidade de consultor, em uma reunião com a empresa Alho & Cebola, obteve os
orçamentos de receitas e gastos da empresa para os próximos seis meses:

O restaurante Alho & Cebola lhe informou o seguinte perfil de pagamento de gastos e
recebimento de receitas:
1. 25% das vendas no mês são recebidas à vista, 25% após 1 mês e 50% após 2 meses.
2. A matéria-prima é paga metade no próprio mês em que é comprada e metade no mês
seguinte.
3. Por questões trabalhistas, a mão de obra recebe apenas no mês subsequente à produção.

4. Os demais custos da empresa são pagos à vista.
5. As despesas são pagas na ordem de 30% (fixas) à vista e 70% (variáveis) no mês seguinte à
sua competência.
Com as informações apresentadas, espera-se que você realize um planejamento de caixa
para a empresa Alho & Cebola para os próximos seis meses.
Segue uma sugestão para preenchimento:

Passo 4
Segundo Kotler e Keller (2006) os gestores consideram que o cliente é o único verdadeiro
“centro de lucro” da organização, isso quer dizer que todas as ações da empresa devem ser feitas e
pensadas no cliente. O discurso não é novo, porém as instituições que desejam sobreviver no mundo
cada vez mais competitivo precisam entender a importância do cliente como centro do lucro, agir
dessa maneira garante a longevidade e sucesso do negócio.
As organizações vivem em cenários com constante mudanças e pressão por preço, e ter o
cliente como coração da empresa faz com que aumente o faturamento e possibilita crescer de forma
sustentável, mas para que isso aconteça todos na organização desde o nível mais alto ao mais baixo
precisa pensar, agir e atuar com foco nas necessidades e atendimento ao cliente.
Os clientes hoje em dia estão cada vez mais atualizados, os consumidores possuem
ferramentas não só verificar os argumentos, mas também para comparar as empresas e escolher a
melhor alternativa para ele. A Alho & Cebola sabe que para manter as receitas crescendo é preciso
atentar as necessidade e anseios dos clientes, mas como fazer isso? Para resolver essa questão você
deverá responder os questionamentos abaixo:
1. A fidelização pode ser utilizada pela empresa como uma espécie de termômetro, onde mede
a probabilidade dos clientes que podem fazer negócios com a marca de forma contínua e
duradoura. Quais estratégias para fidelizar e encantar os clientes você utilizaria?
2. A lealdade do cliente precisa ser cultivada, é necessário ter cuidado em todas as ações, perder
cliente é muito mais fácil do que atrair. Como a empresa podem atrair e reter clientes?
3. Os consumidores querem sentir que a marca se preocupa com as suas necessidades, para
isso, é importante estimular o diálogo nas diferentes plataformas de comunicação. Como a
Alho & Cebola pode cultivar forte relacionamento com os clientes?

Passo 5
Os consumidores, pelo distanciamento social, vêm evitando as lojas físicas, bares e
restaurantes. Estes por sua vez, estão sofrendo as consequências das restrições ao funcionamento e
a queda nas vendas. Como resultado, o mercado de delivery vem crescendo para equalizar esta
situação. Serviços de delivery de alimentos como Uber Eats, ifood e Rappi cresceram acima da média.
Segundo a Rappi, o mercado latino-americano cresceu 30% no primeiro bimestre de 2020 se
comparado ao mesmo período de 2019 impulsionado por pedidos em farmácias, restaurantes e
supermercados. Já o ifood e o Uber Eats informaram ser cedo para fazer estimativas do efeito da
Covid-19 sobre suas operações (EXAME, 2020; GATTIS, 2020; PODER360, 2020).
Cada vez mais as organizações se encontram diante de desafios complexos que exigem dos
gestores múltiplas habilidades. A partir dessa reflexão e diante do contexto apresentado no que diz
respeito as mudanças realizadas pelo restaurante Alho e Cebola, investindo e buscando reestruturar
os serviços de delivery, responda com suas palavras:

 

1. Como uma boa liderança pode ser um diferencial diante dos impactos da pandemia
e Lockdown?
2. Qual a importância de uma liderança que consiga lidar com as constantes mudanças
que se apresentam no mundo dos negócios e como essa liderança impacta nas ações
de seus liderados?

Produtos relacionados

Sobre a loja

Aprovado TCC - Elaboração de TCC, ajuda no TCC, experiência de 15 anos a equipe de elaboradores monografias está apta para auxiliar na confecção de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dentre outros tipos de pesquisas acadêmicas, confira.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Wellington Silva - CPF: 984.851.305-10 © Todos os direitos reservados. 2021