PORTFOLIO O CASE DE SUCESSO DAS HAVAIANAS ADM

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A reestruturação empresarial total é uma avaliação e análise completa da empresa, ou seja, é realizado em todas áreas e setores, porém é possível realizar a reestruturação em determinadas marcas, seguimentos, produtos, como foi o caso das Havaianas. A Alpargatas S.A. é a dona das marcas Havainas, Dupé e Osklen.

A sandálias Havaianas foram criadas em 1962, um produto feito de borracha e 100% nacional. A inspiração do seu design veio da sandália japonesa Zori. A origem do nome Havaianas é uma homenagem ao Havaí, considerado como o paraíso do sol e do mar, onde os ricos e famosos norteamericanos passavam suas férias.

 

 Durante um longo período, as únicas opções que poderiam ser encontradas nas sandálias Havaianas eram cinco cores (preto, azul, verde, amarela e rosa, todos com a palmilha branca), que depois ficaram conhecidas como as Havaianas Tradicionais. Foi realizada uma pesquisa de mercado e descobriu que os consumidores desejavam ter produtos monocromáticos (partir da criatividade dos usuários das sandálias que invertiam a sola com a palmilha deixando os chinelos em uma única cor).

O primeiro passo para a revitalização foi o lançamento de novas cores, em 1994, com o lançamento da Havaiana Top (monocromática), a estratégia da marca era lançar produtos que acompanhassem as tendências da moda e o público-alvo inicial era os consumidores considerados classe média.

Para a divulgação dos novos produtos, a empresa lançou mão de campanhas em revistas de moda nacionais e internacionais, como Marie Claire e Vogue. Não demorou muito para celebridades nacionais e internacionais utilizarem as sandálias Havaianas associando o produto a conceitos como glamour e sofisticação.

Para consolidar o novo conceito (glamour e sofisticação) foram fechadas parcerias com a joias Swarovski (o chinelo custava US$ 99), H.Stern (modelo exclusivo, com acabamento em ouro e diamantes, chegando a custar 60 mil reais) e recentemente com a grife Saint Laurent. O reposicionamento da marca proporcionou que um produto que inicialmente era considerado chinelo para as classes sociais mais baixas passou ser sinônimo de elegância e beleza.

 

O desafio será escolher uma empresa local e realizar a revitalização de um produto, para isso você terá que utilizar os 4’Ps (produto, preço, praça e promoção) para reposicionar e revitalizar o produto no mercado. Você deverá apresentar um relatório que precisará ser entregue aos gestores, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.

Passo 1 - Produto

A geração de ideias e novos conceitos ocorre constantemente. Quando nos referimos às organizações, empresas e indústrias, podemos afirmar que a geração de ideias para novos produtos é concentrada no marketing, responsável por captar informações de fontes internas (análise de consumidores, sugestões do departamento de atendimento ao cliente, pesquisa e desenvolvimento, entre outros) e de fontes externas (pesquisa de mercado, sugestões de clientes, ações da concorrência). O primeiro passo é que você consiga definir os produtos para o negócio (bens e/ou serviços). Essa definição deve passar pela transformação das ideias em um novo conceito, exemplificada na Figura 1:

Utilize o modelo apresentado para criar o conceito de dois novos produtos (bens ou serviços) que serão divulgados. Para tanto, todos os requisitos devem ser apresentados: ideia inicial, forma, função, propósito e benefícios, para que se chegue a um conceito de produto satisfatório, aderente às expectativas do mercado e alinhado com as pesquisas realizadas previamente.

 

 

Passo 2 – Preço

O Composto Mercadológico, também conhecido como Mix de Marketing, configura as principais variáveis que norteiam todo o desenvolvimento de um negócio, desde a sua concepção, e sua gestão ao longo de sua existência no mercado! Essas variáveis consistem nos 4 P’s que você já conhece e, aqui nesta etapa, nosso enfoque será no P de PREÇO.

De maneira geral, o Preço tem inúmeras implicações na estratégia e gestão organizacional. É através do preço de venda que a organização se mantém rentável (pois é a partir da venda de produtos e serviços que ela obtém sua receita indispensável para arcar com seus custos e obter o lucro desejado); que atrai seu público-alvo; tem o poder de aumentar ou diminuir sua demanda; se posiciona no mercado etc.

Pensando em um reposicionamento de produto/marca, gerenciar o preço é fundamental! Ao conhecer profundamente o público-alvo e os aspectos que agregam valor ao produto para este público, o preço entra como um fator decisivo na criação de uma relação lucrativa e duradoura com os clientes.

No contexto da empresa escolhida por você e do produto ofertado por tal empresa, sua missão consiste no desenvolvimento de uma estratégia efetiva de precificação a partir da tarefa abaixo:

• A partir da ideia de revitalização/reposicionamento do produto em questão, como o novo preço deve ser estipulado? Quais informações são necessárias?

• Quais elementos/variáveis precisam ser analisados no processo de precificação? (Liste esses elementos e variáveis para cada vertente que compõe o processo de precificação: Preço baseado no consumidor; Preço baseado na concorrência; Preço baseado em custos).

 

Passo 3 – Praça

Apresentado o conceito do produto durante o processo de inovação, está na hora de realizar a pesquisa mercadológica para validar esta ideia. Neste sentido, os gestores podem realizar a “pesquisa de desenho do produto”, validando a ideia e, ainda, receber o feedback para introduzir o novo produto/serviço ao mercado com maior garantia e sucesso. Desta maneira, seguem as atividades a serem realizadas:

1. Explique o que é pesquisa de desenho de produto e relacione a sua importância com a reestruturação e o desenvolvimento de um novo produto/serviço.

2. Quais são as três etapas que esta pesquisa desenvolve? Aponte e explique cada uma delas, contextualizando o novo produto/serviço que está sendo criado. Imagine quem será o público-alvo, que tipo de pessoas ou local (praça) poderá ser submetido os testes na prática.

 

Passo 4 – Promoção

As ações de marketing precisam ser coerentes, coordenadas e adequadas aos objetivos estabelecidos. Dentro do composto de marketing o P de promoção tem a função de divulgar o produto, para que isso aconteça se utiliza de diversas estratégias para mostrar as vantagens e benefícios do produto, assim como o preço e a localização de onde o produto pode ser encontrado.

A promoção dentro do composto de marketing tem a função de estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo. Portanto o P de promoção envolve ações e decisões relacionadas a propaganda; venda pessoal; promoção de vendas; publicidade; relações públicas; assessoria de imprensa; merchandising; redes sociais; blog; influenciadores.

A promoção é a parte que é responsável de realizar a comunicação da marca com o público-alvo. Portanto, você deverá escolher quais estratégias de comunicação serão utilizadas para divulgar os dois novos produtos escolhidos. As estratégias de promoção devem ser empregadas tanto nas mídias tradicionais (TV, rádio, outdoor, etc) quanto nas mídias digitais (redes sociais, blogs, sites, etc).

Você deverá criar toda campanha de divulgação dos produtos, como, criação de conteúdo, interação, postagens, plataformas sociais a serem utilizadas (Facebook, Instagram, blogs, etc), representantes da marca (embaixadores e promotores) e definir os valores que devem ser transmitidos nas campanhas.

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