PORTFOLIO Estratégias de Marketing Digital Pós-Pandemia - MARKETING DIGITAL

Código: GPZ4WKV9C Marca:
R$ 70,00 R$ 39,90
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 39,90 sem juros
    • 2x de R$ 20,42
    • 3x de R$ 13,93
    • 4x de R$ 10,69
    • 5x de R$ 8,69
    • 6x de R$ 7,34
    • 1x de R$ 39,90 sem juros
    • 2x de R$ 21,03
    • 3x de R$ 14,20
    • 4x de R$ 10,80
    • 5x de R$ 8,75
    • 6x de R$ 7,38
    • 7x de R$ 6,40
  • R$ 39,90 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) está fundamentada no seguinte tema: “Estratégias de Marketing Digital Pós-Pandemia”. A seleção desse eixo temático está pautada na possibilidade de essa proposta viabilizar a abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para a elaboração do trabalho.

 

                                                 ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL                                               

 

 

Para a elaboração de sua Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI), você deverá seguir as etapas descritas na sequência, iniciando pela leitura da situação geradora de aprendizagem, que será a base para o desenvolvimento da proposta descrita nas orientações específicas para a execução do trabalho.

 

                                         SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)                                        

 

 

Como sabemos, o marketing digital é um grande aliado do e-commerce e da criação de vínculos essenciais com o consumidor, e o momento atual ratifica essa relevância. De acordo com pesquisas recentes, globalmente estima-se um aumento expressivo nos investimentos com publicidade digital até 2024 (E-MARKETER, 2020). Este cenário de crescimento tem forte influência

 

da pandemia da COVID-19, porém não é uma consequência apenas dela. O crescimento dos canais digitais já era uma realidade que passou a ser acelerada com o contexto de isolamento social.

Negócios que estavam em estágios mais avançados de transformação digital, naturalmente se adaptaram melhor às novas condições, mas muitas empresas precisaram buscar meios para se reinventar no mercado. Diante deste cenário, a transformação digital se tornou a alternativa mais viável, mas pegou de surpresa aqueles que ainda não tinham estratégias bem definidas para as tendências de marketing digital.

Apesar da abrupta necessidade de adaptação e especialmente dos impactos para os negócios mais tradicionais, de forma mais ampla podemos dizer que, essencialmente para o marketing digital, a pandemia não traz algo novo, mas sim uma antecipação do que já estava por vir, ou seja, avanços nas estratégias de marketing digital para se adaptar a comportamentos do consumidor já existentes e que também acabaram se ampliando com a as medidas de contenção ao COVID-19.

É inegável o esforço de grande parte das empresas na implementação de mudanças e investimentos focadas no marketing digital para enfrentar a crise trazida pelo coronavírus, mas o momento é de pensar nos avanços alcançados e nos próximos passos para o futuro.

Apesar das incertezas ainda muito presentes, algumas reflexões já se fazem necessárias: Quais as lições que essa situação atípica trazida pela pandemia deixa para as empresas no que tange a transformação digital? O que seguirá funcionando a partir das iniciativas e mudanças implementadas para atender as novas necessidades e as novas formas de consumir? Quais as perspectivas para o futuro pós-pandemia e como continuar aprimorando os canais digitais para superar os desafios impostos pela aceleração nas práticas de marketing digital?

A partir destas reflexões, a proposta desta produção textual é buscar no mercado casos de empresas que passaram por adaptações e buscar entender quais as lições aprendidas por elas e quais as perspectivas para o futuro próximo e para o futuro pós-pandemia.

A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Produtividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (15/9), a lista dos setores econômicos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus após ser decretado estado de calamidade pública no Brasil, decorrente da Covid-19. A lista destina-se apenas a orientar as instituições financeiras acerca dos setores mais atingidos.

 

Alguns setores da economia em especial foram mais afetados, e em um primeiro momento, diante de um cenário de incertezas em relação às estratégias que deveriam ser tomadas, precisaram se reinventar rapidamente.

Dentre esses segmentos podemos citar:

  • Setor de Alimentação: bares, restaurantes e lanchonetes.
  • Setor do Turismo: hotéis, agências de viagens, empresas de transporte e eventos.
  • Setor da educação: escolas em geral e universidades.
  • Setor da Beleza: salões de cabeleireiro e clínicas de estética.
  • Setor da Saúde: academias.

 

Esta produção textual deverá ser desenvolvida em duas etapas:

1.Pesquisa de campo.

  1. Aplicação teórico/prática.

 

 

Então mãos à obra!

 

 

                                      Orientações específicas para a execução do trabalho                                     

 

 

Agora que você já sabe da missão a ser desenvolvida a partir da contextualização apresentada na SGA, é hora de desenvolver os passos a seguir para realizar esta produção textual:

 

PESQUISA DE CAMPO:

Nesta etapa inicial do trabalho, você deverá escolher um dos setores citados acima e realizar uma pesquisa de mercado com uma empresa do segmento selecionado que atue na sua região para entender os desafios enfrentados, as lições aprendidas e as perspectivas para o futuro relacionadas ao processo de transformação e marketing digital.

 

PASSO 1: PESQUISA DE MERCADO E COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR

O primeiro passo é escolher um setor e explicar o motivo da escolha. Para realizar uma pesquisa na empresa escolhida, o primeiro passo é fazer o seu planejamento.

Dentro do contexto do coronavírus, as empresas que possuem marketing digital têm melhores condições de "sobreviver” a essas crises (de saúde e econômica). Diante deste desafio, é hora de recorrer às técnicas de marketing digital para sobreviver a pandemia. Dentro desse contexto, a problemática apresentada é: Como o marketing digital contribuiu para mitigar os impactos econômicos negativos do Coronavírus na empresa escolhida? Para isso, apresente o planejamento e a metodologia de cada uma das etapas da pesquisa mercadológica apresentadas a seguir:

  1. Identificação dos objetivos principais e específicos.
  2. Elaboração do plano de trabalho: deve apresentar um resumo de quais serão os métodos, procedimentos e ferramentas utilizadas.
  3. Escolha do método da pesquisa: a pesquisa será qualitativa, quantitativa ou quanti-quali? Justifique sua escolha.
  4. Execução da captação de dados: Como será realizada a execução da pesquisa?
  5. Apresentação dos resultados: as informações da pesquisa serão apresentadas de que forma? Além disso, neste passo sugira 3 estratégias de marketing digital para ajudar a resolver a problemática.

 

 

Alguns trabalhos podem ajudar você:

CHAMARELLI, Eneida Maria. Pesquisa mercadológica como estratégia. 2004. 126fl. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/264582. Acesso em: 14 dez. 2020.

 

COELHO, Mariana Oliveira Lopes. Comunicando em tempos de crise. Gestão e tecnologia, v. 1, n. 30, jul. 2020. Disponível em: http://faculdadedelta.edu.br/revistas3/index.php/gt/article/view/59/38. Acesso em: 14 dez. 2020.

 

 

APLICAÇÃO TEÓRICO/PRÁTICA:

Agora que o planejamento da pesquisa já foi realizado, é hora de aplicar os conteúdos trabalhados pela demais disciplinas do semestre, conforme orientações descritas nos passos 2 a 5, a seguir.

 

 

PASSO 2: EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Após realizar a pesquisa de campo dentro do segmento pesquisado, e considerando que diante do contexto atual será necessário para qualquer segmento trabalhar com a inovação, realize a seguinte análise:

Qual o tipo de inovação será mais indicado para o segmento pesquisado: a inovação incremental ou a inovação radical? Por quê? Explique a diferença entre os dois tipos de inovação e justifique a sua escolha.

 

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

ALMEIDA, Eder Gonçalves de; ALEIXO, Tayra Carolina Nascimento. Empreendedorismo e inovação.

– Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2020. 232 p.

MENEZES, Renata Giacomin Menezes; MUYLDER, Cristiana Fernandes de. Inteligência competitiva, inovação e performance: proposta de modelo teórico. Brazilian Jounal of Development. Curitiba Vol 6 No. 1 p. 657-678 Jan. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/5903#. Acesso em 11 dez.2020.

 

 

 

 

PASSO 3: GESTÃO MERCADOLÓGICA NA ERA DIGITAL

A competitividade entre as empresas vem aumentando cada dia mais, criando a urgência em pensar e lançar inovações para conquistar os consumidores e assim estar à frente da concorrência. Nesse sentido, as estratégias de marketing são aplicadas, visando aumentar a fidelidade dos consumidores.

A necessidade das empresas hoje está relacionada principalmente à busca do aumento da participação de mercado e a sua permanência no seu ramo de atuação pelo maior tempo possível. E para atender a essa necessidade, a Gestão Mercadológica chega como uma prática imprescindível para o sucesso de qualquer empresa. O Gestor de Marketing Digital deve se utilizar dessa prática para que consiga elaborar e aplicar estratégias de marketing visando sempre o sucesso de uma organização no meio digital.

 

Segundo Kotler e Keller (2012),

 

 

“As empresas têm de avançar sempre com seus programas de marketing, inovando produtos, permanecendo em contato com as necessidades do cliente e buscando novas vantagens em vez de depender dos pontos fortes do passado” (KOTLER; KELLER, 2012, p. 14).

 

Uma das ferramentas que podem auxiliar muito o Gestor de Marketing Digital é a Análise SWOT. Assim para essa Produção Textual você deverá aplicar a Análise SWOT junto a empresa pensada.

Comente sobre os tópicos s seguir:

  • Qual a Definição de Análise SWOT?
  • Qual a importância da Análise SWOT para o desenvolvimento das organizações?
  • Faça uma Análise na empresa em questão. Cite e comente sobre quais são as principais OPORTUNIDADES para essa empresa.
  • Cite e comente sobre quais são as principais AMEAÇAS para essa empresa.
  • Cite e comente sobre quais são os principais PONTOS FORTES dessa empresa.
  • Cite e comente sobre quais são os principais PONTOS FRACOS dessa empresa.
  • Pense e elabore ações de Marketing Digital que possam ser realizadas pela empresa a partir dos resultados encontrados na Análise SWOT.

 

BIBLIOGRAFIA INDICADA:

KOTLER, P.; KELLER, K., Administração de marketing , 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

 

LAS CASAS, A. L., Administração de marketing. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

 

 

 

PASSO 4: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIGITAL

A Matriz BCG, também conhecida como Matriz de Crescimento e Participação, é uma importante ferramenta que se baseia no modelo de ciclo de vida do produto, e permite analisar como

 

as vendas de um produto se comportam desde seu lançamento até sua descontinuação. A Matriz BCG auxilia a tomada de decisão, indicando em quais produtos a empresa deve alocar seus recursos e onde investir.

 

 

 
 
 

 

 

 

Para realizar esse passo do trabalho, você deve aplicar a Matriz BCG aos produtos e/ou serviços comercializados pela empresa escolhida para a realização desta Produção Textual. A partir da identificação dos produtos, elabore uma proposta para auxiliar a empresa na tomada de decisão sobre como alocar seus recursos, considerando o crescimento e a participação de mercado. Não se esqueça de levar em consideração a situação atual do mercado frente a pandemia da Covid-19, e as perspectivas futuras para o segmento da empresa escolhida.

 

BIBLIOGRAFIAS INDICADAS:

PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.

 

SANT’ANNA, R. Matriz BGC. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=D9wibHoBHKw. Acesso em: 15 dez. 2020.

 

 

 

PASSO 5: DIGITAL BRANDING

 

 

“Acredito que o conteúdo (vídeos, artigos, podcasts etc.) terá um papel crucial daqui em diante. As pessoas sempre odiarão ver marcas tentando “comprá-las”, sempre vão querer ver o conteúdo que as interessam e não o que os publicitários empurram. Mesmo quando ferramentas como Google AdWords e Facebook Ads atuam no direcionamento de anúncios com base em interesses, as pessoas ainda serão mais relutantes em clicar em anúncios patrocinados” (NEIL PATEl, 2017).

 

Dentro desse contexto e a partir dos conhecimentos adquiridos a respeito de marketing de conteúdo, você deve elaborar uma campanha considerando o setor escolhido e desenvolver um conteúdo que chame atenção do público-alvo, que fale de temas relevantes ao setor. Além de apresentar o conteúdo, defina o canal em que será divulgado, justifique por que escolheu esse canal, pensando sempre no público-alvo e no segmento definido para a realização desta PTI.

 

Para conhecer mais a respeito do marketing de conteúdo, leia o artigo: https://neilpatel.com/br/o- que-e-marketing-de-conteudo-o-guia-passo-a-passo/. Acesso em: 10 dez 2020.

 

BIBLIOGRAFIAS INDICADAS:

RONCHESEL, M; NASCIMENTO, T; SENADOR, P. Digital branding. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2020.

 

PATEL, NEIL. Marketing de conteúdo: o que é, os benefícios e como fazer. Disponível em: https://neilpatel.com/br/o-que-e-marketing-de-conteudo-o-guia-passo-a-passo/ Acesso em 10 out 2020.

R$ 70,00 R$ 39,90
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Aprovado TCC - Elaboração de TCC, ajuda no TCC, experiência de 15 anos a equipe de elaboradores monografias está apta para auxiliar na confecção de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dentre outros tipos de pesquisas acadêmicas, confira.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Wellington Silva - CPF: 984.851.305-10 © Todos os direitos reservados. 2021