PORTFOLIO EMPRESA B&D - MARKETING 3-4 SEM

Código: 3WPNL9SXC Marca:
R$ 70,00 R$ 39,90
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 39,90 sem juros
    • 2x de R$ 20,42
    • 3x de R$ 13,93
    • 4x de R$ 10,69
    • 5x de R$ 8,69
    • 6x de R$ 7,34
    • 1x de R$ 39,90 sem juros
    • 2x de R$ 21,03
    • 3x de R$ 14,20
    • 4x de R$ 10,80
    • 5x de R$ 8,75
    • 6x de R$ 7,38
    • 7x de R$ 6,40
  • R$ 39,90 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Os desafios da Empresa B&D no mercado de pets.

 

 

A empresa B&D Rações foi fundada em 2010 em uma cidade no interior do Estado do Paraná, onde a economia predominante é o agronegócio. Seu fundador, Sr. Borges que já atuava beneficiando produtos como arroz e feijão, resolveu há mais de 10 anos atrás, investir na produção de ração para pets, vislumbrando um mercado que parecia ser promissora na época.

E desde então, o Sr. Borges só teve a certeza de que fez um bom investimento. O mercado pet vem crescendo muito e o Brasil é o terceiro maior mercado de pet do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos e a China. Mesmo em ano de pandemia, a projeção que a empresa tem é de que o setor cresça 13,5 %, conforme o Instituto Pet Brasil.

E durante esse período, a família Borges que administra a empresa aproveitou este crescimento para aprimorar os seus produtos, buscando a melhor matéria prima para produzir e distribuir os produtos de alta qualidade, produzindo assim, rações “BemPet” para animais de estimação - cães e gatos.

Com o aprimoramento e a qualidade do produto, a empresa percebeu que agora precisava melhorar a sua atuação na área de marketing. Assim, Seu Borges reestruturou o departamento de marketing, contrata novos colaboradores e colocou a área de marketing como estratégico para conquistar mais clientes e divulgar melhor os seus produtos. Acredita que as suas rações, por ser de alta qualidade, têm potencial para alcançar novos mercados, pois atualmente atua na Região Sul do país e uma parte do estado de São Paulo.

Uma outra questão importante a ser destacada, é que apesar das Rações BemPet serem de excelente qualidade, o gerente de marketing identificou que a divulgação nos pontos de vendas têm sido precárias, não havendo uma exposição correta do produto no ponto de venda e, ainda, a falta de uma boa divulgação sobre as suas particularidades nutricionais que trazem excelentes benefícios aos pets.

Assim, a nova equipe de marketing tem trabalhado intensamente e chegaram a algumas linhas de resolução para este problema: investir em marketing digital e o trade marketing. Junto a este projeto, surgem outras atividades a serem complementadas, como a melhora da comunicação com o consumidor final, a melhora na distribuição e a negociação com novos parceiros de negócios que precisam alinhar com as novas práticas.

 

O desafio é apresentar ao Sr. Borges, um relatório para a resolução de problemas. Assim, deverá ser apresentado obrigatoriamente através dos passos descritos a seguir.

 

Passo 1 –

A busca por uma melhor participação no mercado traz a necessidade de melhorar a logística da empresa B&D. O mercado de pets está em alta, o que possibilita explorar outros mercados, além dos já explorados (Região Sul e parte do estado de SP).

Para essa expansão, se faz necessário planejar como isso será realizado. Atualmente as grandes empresas buscam parceiros para viabilizar a atuação em outras regiões. Para a distribuição de produtos, podemos ter dois tipos de atuação, por conta própria ou através de terceiros, chamados de operadores logísticos. Com relação ao transporte, devemos escolher o melhor modal a ser utilizado.

Ao analisar a situação da B&D podemos observar que a sua área de atuação é bem restrita se levarmos em consideração o tamanho do Brasil. Qual será a atuação para uma futura expansão de vendas para as regiões sudeste e nordeste? Quais são os motivos que levam uma empresa à terceirização (outsourcing) na área logística?

 

Passo 2 –

Para a empresa B&D alavancar e crescer em outros mercados é preciso investir no marketing digital. Pensando em posicionar uma campanha para o meio digital é importante escolher as estratégias mais adequadas. Pois são tantas informações que recebemos diariamente nos mais diversos meios e, muitas se perdem. Porém, outras chamam nossa atenção e nos mobilizam para querer saber mais a respeito do assunto, marca ou produto.

O trabalho do marketing de conteúdo é conseguir gerar interesse para que seu conteúdo seja compartilhado e sua marca seja lembrada. E para isso deverá utilizar as estratégias de Marketing de Conteúdo, que de acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), o marketing de conteúdo já é visto como o futuro da publicidade na economia digital, e toda essa popularidade se dá pelos recursos da internet, sobretudo, as redes sociais digitais que possibilitam aos consumidores comentarem e descobrirem a verdade a respeito das marcas.

Levando em conta essas informações e conforme exemplificado na figura abaixo, você deverá elaborar o planejamento do Marketing de conteúdo seguindo os passos propostos para promover a sua campanha publicitária para empresa B&D nos meios digitais. Você deverá preencher apenas até o passo 6. Pensando em todas as informações a respeito da empresa, seus produtos, seu público-alvo e o alcance da campanha. O conteúdo deve estar de acordo com os interesses do público-alvo, ou seja, assuntos pertinentes ao mercado Pet.

Passo 3 –

O encadeamento midiático é a interpenetração dos três níveis midiáticos: mídia de massa, mídia segmentada ou de nicho e a micromídia digital (PRIMO, 2008). As mídias de massa são centralizadoras e padronizadoras; as mídias segmentadas ou de nicho possuem compromissos relacionados ao conteúdo a ser publicado, com prazos de publicações e com seus anunciantes, havendo um planejamento mercadológico, um segmento a ser atingido, gerando lucros publicitários; já as micromídias digitais têm seus conteúdos de acordo com os interesses dos autores, não dependendo de aprovações, mas promovendo debates e interações com os comentaristas, podendo ou não se preocupar com a ampliação de audiência, “o prazer em publicar pode ser uma condição suficiente” (PRIMO, 2008, s/p). Elabore uma micromídias digitais (para provocar comunicação interpessoal) entre a ração “BemPet” e o seu público digital. Nela, deve constar:

 

a. A descrição detalhada do público-alvo;

b. A escolha e motivo de qual rede social será usada;

c. O conteúdo que será postado (pode ser fotos, imagens, vídeos, textos, músicas, entre outros).

 

 

Passo 4 –

Para resolver os problemas atuais, a empresa B&D precisa abrir um maior contato e parceria com as empresas que comercializam rações (pet shop, hipermercados, grandes redes de pet) por dois grandes motivos: alcançar novos mercados (pontos de vendas) e para melhorar a divulgação e a exposição das rações BemPet nas empresas já consolidadas como ponto de venda. Desse modo, é inquestionável a importância de uma boa negociação.

Pensando neste contexto em que a empresa precisa firmar uma melhor parceria com os pontos de venda, é preciso pensar:

a. Veja quais são os comportamentos e habilidades de um bom negociador apresentado pelo autor Boas (2016). Como convencer os pontos de vendas a comercializarem e divulgarem melhor as rações BemPet?. Escolha 03 (três) comportamentos ou habilidades que auxiliarão no processo de parceria e negociação justifique a sua escolha de acordo com a situação.

b. Conforme o autor Boas (2016), existem vários fatores que influenciam a negociação, entre eles, a credibilidade. Fale sobre a importância da credibilidade na negociação e explique de que modo, este fator pode auxiliar a empresa B&D no desenvolvimento de parcerias com os pontos de venda.

 

 

Passo 5 –

Na gestão da empresa B&D rações, um ponto muito importante a ser pensado são as estratégias de distribuição do produto. É muito importante que a empresa (na distribuição de seus produtos) escolha os pontos de venda adequados. O ponto de venda deve estar próximo ao público- alvo, oferecer um atendimento de vendas diferenciado e transmitir credibilidade junto aos seus clientes.

Segundo ROCHA e SOUZA (2017),

“De todas as atividades que o marketing realiza, a distribuição deverá ser analisada com o maior cuidado, pois ela irá impactar nas ordens financeira, posicionamento de mercado, conquista e fidelização de clientes, imagem da empresa frente ao mercado, entre outros fatores que estão relacionados aos processos de negociação comercial” (ROCHA; SOUSA, 2017).

Com relação a disciplina de TRADE MARKETING, tratamos de dois assuntos muito importantes, que são as atividades de um canal de distribuição e sobre os tipos de distribuição “Intensiva”, “Exclusiva” e “Seletiva”. Para isso comente sobre as seguintes questões abaixo:

a. Comente sobre as seguintes atividades de um canal de distribuição: “Funções Transacionais”, “Funções Logísticas”, “Funções de Facilitação”.

b. Quais seriam as principais Funções Transacionais, Logísticas e de Facilitação da B&D Rações?

c. Comente sobre o significado de “Distribuição Intensiva”, “Distribuição Exclusiva” e “Distribuição Seletiva”.

d. Para que a B&D alcance seus resultados na sua estratégia de distribuição de rações qual seria o tipo de distribuição mais adequado? “Intensiva, Exclusiva ou Seletiva”? Por quê?

 

R$ 70,00 R$ 39,90
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Aprovado TCC - Elaboração de TCC, ajuda no TCC, experiência de 15 anos a equipe de elaboradores monografias está apta para auxiliar na confecção de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dentre outros tipos de pesquisas acadêmicas, confira.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Wellington Silva - CPF: 984.851.305-10 © Todos os direitos reservados. 2021