PORTFÓLIO EMBAIXADOR DA MARCA - EMPREENDEDORISMO 3 E 4 SEM

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PORTFÓLIO EMBAIXADOR DA MARCA - EMPREENDEDORISMO 3 E 4 SEM.

 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Embaixador da marca

Nos dias atuais, as pessoas relacionam suas decisões de compras com alguns fatores principais, e um dos principais é o feedback produzido por amigos, familiares e influencers. Nesse cenário, emerge a utilização de um embaixador da marca para estabelecer uma relação lucrativa e duradoura com o público. Contar com um embaixador da marca pode ser o que a empresa precisa para otimizar a comunicação e o relacionamento com os consumidores. Essa figura, que precisa ser alinhada com os valores da companhia, tem o poder de maximizar seu alcance e gerar ainda mais vendas.
O que é embaixador da marca?
O embaixador da marca, ou brand ambassador, pode ser um funcionário, um cliente especial ou mesmo um influenciador digital. O que importa é que a pessoa em questão tenha amplo conhecimento sobre as soluções da marca e, mais do que isso, compartilhe de suas visões e valores. Geralmente, o embaixador é responsável por possibilitar a primeira conexão entre um potencial cliente e uma empresa, seja por meio de recomendações nas redes sociais, seja por meio de abordagens mais diretas.
Mais do que anunciar as vantagens da empresa, o embaixador da marca deve ter uma conexão real com ela. É preciso que a identificação entre pessoa e empresa seja exposta de forma clara e direta, mas não forçada. Dessa forma, o consumidor moderno percebe que se trata de algo mais profundo que uma mera propaganda. Nesse cenário, fica mais fácil estabelecer uma relação transparente e duradoura com a persona, já que ela tende a transferir a credibilidade do embaixador para a empresa em si.
Como escolher os melhores embaixadores da marca?
Escolher o melhor embaixador para a marca é uma atividade que exige, antes de mais nada, um conhecimento aprofundado sobre os fatores internos e externos que marcam sua empresa. A missão, a visão e os valores que guiam a companhia também devem ser vistos no escolhido para o cargo. Além disso, é necessário considerar as características da persona. Se um dos candidatos é extremamente alinhado com a empresa, mas não conta com grande aprovação por parte do público, sua escolha como embaixador pode resultar em um impacto negativo.
O ponto mais importante é a habilidade do embaixador em conectar marca e público. É claro que, nesse ponto, lidar com celebridades ou personalidades que já contam com uma base de fãs torna o processo mais fácil. Ainda assim, é importante se atentar à compatibilidade com a marca.
Se a sua persona é um jovem com a vida social agitada, por exemplo, você deve procurar alguém que se encaixe nesse universo. Um exemplo perfeito disso é a relação entre a cantora Anitta e a cerveja Skol. Mais do que patrocinadora, a bebida da Ambev se tornou algo comum no cotidiano de cantora e empresária, que, espontaneamente, compartilha produtos e experiências da marca nas principais redes, “Anitta e Beats sempre quebram padrões. E agora, ela vai participar de todo o processo de criação com a gente, contribuindo para a evolução de beats nos próximos anos”, completa Ricardo Dias, vice-presidente de marketing da Ambev, em comunicado (MEIO E MENSAGEM, 2019). Foi ela a responsável, por exemplo, por anunciar a Skol Beats sabor gin tônica ao público, em um de seus stories no Instagram.

 

Passo 1
O seu primeiro desafio foi escolher uma empresa local. Agora você deve conhecer o seu público-alvo. Descreve a empresa, tamanho, setor, localização, tipos de produtos comercializados. Ações de marketing que essa empresa já realiza. Após conhecer a empresa você vai pesquisar o público-alvo, quem compra dessa empresa, qual o perfil? É um público mais jovem ou mais velho?

Qual a classe social? Trata-se de famílias ou pessoas que moram sozinhas (singles). Todas essas informações são importantes para poder definir o melhor embaixador da marca. Conhecendo o público-alvo, saberá que tipo de embaixador irá influenciar melhor, uma pessoa com quem esse público se identifique. Argumente a respeito da sua escolha.

 

Passo 2
Nem tudo que é bom aos olhos do empreendedor, é bom aos olhos do potencial cliente. É importante que o negócio e os produtos e/ou serviços por ele desenvolvidos resolvam as dores dos clientes, por isso, cada vez mais, as empresas devem se tornar solucionadoras de problemas para seus consumidores.
A proposta agora é que você consiga definir os produtos para o negócio (bens e/ou serviços). Essa definição deve passar pela transformação da ideia em um conceito, exemplificada na Figura 1:
Figura 1 - Transformação da ideia em conceito (SLACK, 1996)

 

Utilize o modelo apresentado para criar o conceito de dois produtos (bens ou serviços) que serão divulgados pelo embaixador da marca. Para tanto, todos os requisitos devem ser apresentados: ideia inicial, forma, função, propósito e benefícios, para que se chegue a um conceito de produto satisfatório, aderente às expectativas do mercado e alinhado com as pesquisas realizadas previamente.

 

Passo 3
O embaixador da marca é uma pessoa que compartilha os mesmos valores e anseios da empresa, para isso o embaixador precisa estar de acordo com o nicho de mercado que a organização deseja atingir. As organizações de sucesso possuem presença digital, mas a construção da comunicação digital precisa ser planejada. O objetivo da comunicação digital é gerar aproximação entre o cliente e a empresa. Para desenvolver a comunicação digital da empresa escolhida é preciso seguir algumas etapas:

Defina o nicho de mercado que se deseja atingir, para isso você deverá estabelecer o mercado e o seguimento que deseja atuar e ir especificando cada vez mais de acordo com área de atuação.
2. A comunicação digital é um conjunto de ações estratégicas que são realizadas na internet para a interação, aproximação e conversão de leads. Portanto, indique quais redes sociais serão utilizadas para a comunicação e interação com o cliente.
3. Após definir as redes sociais que serão utilizadas é preciso estabelecer os períodos de postagens e conteúdo que serão abordados, portanto, desenvolva as estratégias de conteúdos que serão empregadas (lançamento, visibilidade, confiança, posicionamento, promoção, expansão, etc) e mídias sociais serão aplicadas cada conteúdo.

 

Passo 4
Avaliar o investimento total é uma das ações mais importantes associadas ao projeto de investimento logo que o valor a ser investido é relevante em termos de viabilidade. Com o embaixador da marca, não será diferente. Ao investir na contratação de um embaixador, espera-se que o retorno financeiro seja refletido no aumento das vendas e da lucratividade do negócio.
Desse modo, considere um exemplo hipotético, no qual a empresa “X” pretende contratar um embaixador para divulgar e associar a sua imagem para uma nova linha de produtos que será lançado no mercado. No entanto, antes de contratar o embaixador, a empresa avalia a viabilidade desse investimento, considerando os gastos realizados para o desenvolvimento dos novos produtos e sua operacionalização, bem como a contratação do embaixador.

Tendo como base o montante a ser aplicado neste projeto em R$ 1.000.000,00 (incluso a contratação do embaixador) a principal atividade neste momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo.
Com base nos orçamentos de custos e aquisições para os novos produtos, a contratação do embaixador, bem como das receitas esperadas, a diretoria da empresa “X” elaborou a projeção de fluxo de caixa para o período de 5 anos.
Tabela 01: Projeção de Receitas de Vendas, Custos e Fluxo de Caixa – Empresa “X”.

 

Com base nessas informações deverá apontar a viabilidade econômico-financeira dos investimentos nos novos produtos e na contratação do embaixador, considerando o investimento de R$ 1.000.000,00 e uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%. Desse modo, responda:
a) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento?
b) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa “X”?
c) Qual a Taxa Interna de Retorno (TIR) do projeto de investimento?
d) Considerando os resultados da (TIR) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa “X”?

 

Passo 5
A procura de um embaixador de marca que consiga a verdadeira conexão emocional com a marca não é uma atividade fácil. Antes mesmo de procurar alguém muito famoso, procure alguém que tenha engajamento, autoridade e identificação com a sua marca e que comunique bem nos canais de comunicação. Esse alinhamento pode ser um dos fatores de sucesso para a sua escolha.
Mas passado o desafio da procura desta figura que irá representar tão bem a sua marca, como você irá convencê-lo a ser o embaixador da sua empresa? É neste momento que precisamos dos comportamentos e habilidades de um bom negociador. Será que esta pessoa aceitará a sua proposta em ser embaixador por um valor razoável (até porque a empresa pode não conseguir pagar o valor que esta pessoa propõe), em troca de uma boa divulgação da sua marca?
1. Conforme Boas (2016), são vários os comportamentos e habilidades que os bons negociadores devem apresentar durante a negociação. Assim, quais são esses comportamentos e habilidades?
2. Entre esses comportamentos e habilidades citados, escolha 04 (quatro) que serão muito úteis ao processo de negociação com o possível embaixador da marca. Imagine a negociação acontecendo e justifique bem as escolhas de acordo com o contexto apresentado.

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