pequenos negócios e marketing digital: o caso Café e Sintonia

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PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital Semestre: 3º e 4º Disciplinas: • SEO e Redação para WEB. • Mídia Paga. • Otimização de Plataforma Online (CRO). • Responsabilidade Social e Ambiental. • Ações de Engajamento do Consumidor. Professores • Nicole Cerci Mostagi. • Eduardo de Faria Nogueira. • Henry Tetsuji Nonaka. • Maurílio Cristiano Batista Bergamo. • Luisa Maria Sarábia Cavenaghi. Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas pertinentes à(ao) as estratégias de SEO e redação para WEB, ao contato especializado e criação de mídia paga e otimização em plataformas online, ao foco em aplicação eficiente de projetos de marketing digital com ênfase no relacionamento com o consumidor, ao cuidado com a sociedade e o compromisso com a responsabilidade ambiental. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Possibilitar o desenvolvimento de trabalho interdisciplinar, promovendo a capacidade de adaptação e comunicação. • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática, possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva. • Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. • Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital Objetivos da Aprendizagem: O projeto integrador interdisciplinar é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos Superiores de Tecnologia e o que estabelece o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta do Projeto Integrador Interdisciplinar terá como tema norteador: pequenos negócios e marketing digital: o caso “Café e Sintonia”. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nesta produção textual, deverá ser considerado o caso apresentado na sequência. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Pequenos negócios e marketing digital: o caso “Café e Sintonia” Adriano é proprietário de um pequeno negócio gastronômico situado no litoral catarinense. A empresa denominada “Café e Sintonia”, possui instalações aconchegantes próximas da praia e tem o objetivo de servir diversos produtos frescos e naturais: ampla variedade de cafés gourmet, chás, doces, brunch, salgados e produtos artesanais produzidos pela loja e por parceiros locais. Com o objetivo de alavancar seu negócio, Adriano resolveu investir mais intensamente em campanhas de marketing digital. Além da loja física e das plataformas de vendas online (Ifood e outras), a empresa “Café e Sintonia” possui outros meios de comunicação e conteúdo: um canal no Instagram e uma página corporativa no Facebook. A empresa utiliza as redes sociais para a elaboração de conteúdos relacionados à gastronomia e bem-estar, além da postagem de fotos e dicas de receitas e preparos especiais de receitas. No entanto, em virtude da pouca experiência com tecnologias e ferramentas digitais, Adriano sentiu a necessidade de contratar uma empresa de assessoria digital para pequenos negócios, com o intuito de aprimorar seus processos de gestão e avaliar o desempenho de seus canais de comunicação. Contratou, então, a "Intuitiva Projetos Digitais", empresa gerenciada por você, responsável por auxiliá-lo neste desafio. SITUAÇÃO-PROBLEMA Reunião de briefing e assessoria em marketing digital Na primeira reunião da equipe de consultoria com o proprietário da loja, foi possível estabelecer alguns parâmetros iniciais e desenvolver um plano de intervenção pautado em cinco macroetapas: • Etapa 01: Ações de Engajamento do Consumidor • Etapa 02: SEO e Redação para WEB. • Etapa 03: Mídia Paga. • Etapa 04: Otimização de Plataforma Online (CRO). • Etapa 05: Responsabilidade Social e Ambiental. Com base nesses parâmetros, você deverá propor soluções estratégicas para a alavancagem dos negócios. No processo de consultoria é importante elaborar soluções aos potenciais problemas apresentados, sugerir a utilização de ferramentas e metodologias que possam ser implementadas para a melhoria dos processos de comunicação e relacionamento, bem como desenvolver inovações com base nas tendências de marketing digital. Então, prepare-se! Ao longo do processo de assessoria empresarial, você terá a oportunidade de compartilhar ideias e conceitos relacionados às estratégias digitais, sempre com o objetivo de melhorar a performance da empresa “Café e Sintonia”. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital Agora é com você! Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo do semestre, sua missão é associar a teoria à prática, tendo em vista as solicitações de cada etapa a seguir: ETAPA 01: Ações de Engajamento do Consumidor A tendência emergente de comércio “ao vivo” é indiscutivelmente o maior desenvolvimento na forma como as empresas negociam com os consumidores usando as redes sociais. Ela foi disparada pelas mudanças no comportamento do usuário durante a pandemia, que tornou necessário que as empresas fornecessem experiências de compra alternativas aos seus consumidores”, explica Alexandra Avelar, country manager da Emplifi. Ela reforça que o maior uso de lives se deve à intenção das marcas em oferecer uma vivência diferenciada aos seus clientes. Call To Action, ou chamada para ação, a sigla CTA representa uma das estratégias mais simples, mas que tem maior poder de engajar o público na rede. A proposta é simples: propor alguma conversão para quem está acompanhando as redes. • Diante disso, sua tarefa consiste em desenvolver uma estratégia de interação e engajamento com o consumidor do Café e Sintonia. Desenvolva e relate sua ideia, se preocupando com todo planejamento da estratégia. Se você for optar por uma “live”, explique como vai acontecer, por que escolheu esse formato, como vai interagir com o público. • Se sua ideia for, por exemplo, um “post” de uma nova receita de café e que o cliente deve comentar e interagir, participando de um concurso ou um sorteio, também explique como vai funcionar todo o processo, que tipo de rede social vai utilizar, e o porquê de suas escolhas. Você pode trabalhar com quizzes; testes de conhecimento; jogos; concursos; enquetes etc. Use sua imaginação e pense em você como consumidor o que considera interessante. Independente da proposta que irá desenvolver é importante que você fale do público-alvo do café: qual é o público; como é seu perfil; hábitos de consumo, etc. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital ETAPA 02: SEO e Redação para WEB O funil de vendas é uma maneira vital de atração de usuários para a sua marca, e é por meio das redes sociais que sua empresa conseguirá alimentar estes usuários interessados e guiá-los pelo funil de vendas, oferecendo diferentes tipos de conteúdo. Figura 1 – Funil de vendas Fonte: elaborada pelos autores. • Para isto, você deverá identificar as principais redes sociais e plataformas online para inserir sua marca. Esta seleção deve seguir alguns critérios: Em que lugar está o seu público? Quais sites seu consumidor real frequenta? Conhecer o perfil dos seus clientes e saber quem é sua persona é fundamental não só para decidir se sua empresa deve estar no Facebook, Twitter, Instagram, entre outros, mas também para orientar sua produção de conteúdo. • Em seguida, você deverá desenvolver conteúdos para cada etapa do funil (que foi dividida entre, topo do funil, meio do funil e fundo do funil). Em suma, de acordo com a jornada do consumidor e o funil de conversão, é necessário produzir conteúdo diferentes para cada uma das etapas. O primeiro deve ser uma “isca”, em que o consumidor precisará nos informar seus dados para ganhar algum material rico em conteúdo para daí então dar prosseguimento ao relacionamento por meio de e-mail marketing. Então, o leitor se transforma em um lead. Na última etapa, em geral, faz-se uma oferta visando a conversão, como mostra a tabela 1. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital Tabela 1 – Conteúdo para o Topo do Funil Topo do Funil (público geral) Objetivo Apresente sua solução de acordo com a etapa (use as palavras sugeridas abaixo) Palavras típicas Dicas, problemas, resolver, upgrade, melhorar, otimizar, prevenir etc. Função Educar, instruir, mostrar possibilidades. Meio do Funil (Leads) Objetivo Apresente sua solução de acordo com a etapa (use as palavras sugeridas abaixo) Palavras típicas Solução, serviço, fornecedor, ferramenta, dispositivo, software, aplicativo etc. Função Engajar, qualificar, nutrir o lead. Fundo do Funil (Leads qualificados) Objetivo Apresente sua solução de acordo com a etapa (use as palavras sugeridas abaixo) Palavras típicas Comparação, versus, compensação, prós e contras, benchmarks, avaliações, testes. Função Qualificar para compra, encorajar a ação. Fonte: REZ, 2016, p. 195. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital ETAPA 03: Mídia Paga A presença digital de uma marca depende de diversos fatores, dos quais destacam a mídia utilizada e as principais abordagens para atingir o público-alvo. Dentre as estratégias de marketing digital, existem basicamente três opções de mídia para alavancagem dos anúncios nas plataformas comerciais: a mídia paga, a própria e a orgânica. Cada uma apresenta um propósito e objetivos específicos: seja tornar a marca conhecida, aumentar as vendas, fidelizar o público, entre outros. • Nesse sentido, considerando o contexto apresentado e os desafios enfrentados pela empresa 'Café e Sintonia': evidencie a importância dos investimentos em mídia paga nos canais digitais, destaque as principais vantagens potenciais para a empresa e cite pelo menos duas plataformas relevantes que a empresa pode começar a investir. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital ETAPA 04: Otimização de Plataforma Online (CRO). De modo geral, a otimização de plataforma on-line visa fazer com que um determinado site de uma empresa seja atrativo e relevante o bastante para que os visitantes desse site tenham cada vez mais chance de realizarem uma interação mais efetiva com a empresa e sua marca. A Café e Sintonia está buscando cada vez mais uma inserção no ambiente digital e para isso iremos trabalhar com ações que poderiam ser desenvolvidas em um site buscando torná-lo assim mais atrativo aos olhos dos visitantes (para que a taxa de conversão seja o mais adequada possível). • Para essa atividade você deverá gravar 02 tipos de vídeos (no seu celular). Atente-se para as seguintes instruções: ◦ Cada vídeo deverá ter em média 1 minuto. ◦ Cada vídeo será uma pequena “propaganda” da Café e Sintonia (mas com abordagens diferentes... Exemplo: um vídeo poderá abordar uma “Promoção” o outro vídeo já poderá abordar “o ambiente aconchegante” do local. ◦ Na gravação desses vídeos use da criatividade (apresente uma xícara de café, explore algum ambiente, paisagem) (o importante é que os vídeos tenham ASPECTOS DIFERENTES um do outro). ◦ Após gravados os vídeos, apresente-os a pelo menos 10 pessoas (parentes, amigos, conhecidos). ◦ Anote as impressões / relatos / observações das pessoas em relação aos vídeos. Algumas das observações podem ser: O que mais gostou no vídeo? Qual você prefere? O que não gostou? Outras perguntas. OBS.: Informações sobre sugestões/adaptações podem ser utilizadas para que se promova por exemplo mais ações de atratividade em um site, para que assim possam auxiliar na melhoria da taxa de conversão. Deve-se elaborar um breve relatório contendo as principais observações, impressões, ações futuras para a Café e Sintonia, sugestões em relação a essa atividade realizada. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital ETAPA 05: Responsabilidade Social e Ambiental O Marketing Ambiental ou Marketing Verde é a estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços baseados nos seus benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma imagem ecologicamente consciente. Adriano sempre foi preocupado com o meio ambiente e por conta disso, o estabelecimento “Café e Sintonia” se preocupa com a gestão de seus resíduos. Dessa forma, ele sempre investe na utilização de embalagens ecologicamente corretas e na diminuição do uso de plásticos em seus produtos. Pensando em divulgar essa iniciativa, o empreendedorsolicitou que a “Intuitiva Projetos Digitais” elabore uma publicação para a página do Instagram do negócio a fim de divulgar essa iniciativa. • Dessa forma, elabore a postagem para a página do Instagram a fim de divulgar a iniciativa de Adriano e insira o layout final aqui nessa etapa do trabalho. Além da imagem, você deve inserir o texto e as “hashtags” que utilizaria a publicação na rede social. Como sugestão, você pode utilizar a plataforma Canva (canva.com) para elaboração da imagem utilizada na postagem. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital Estrutura geral do trabalho Agora, logo após o percurso percorrido durante as etapas de construção do trabalho, você deverá organizar todos os dados alcançados em sua produção interdisciplinar, seguindo basicamente a estrutura a seguir: Introdução Apresentar a contextualização do trabalho, evidenciando os objetivos que pautam a elaboração da proposta. Desenvolvimento Apresentar os resultados provenientes de todas as etapas: • Etapa 1: Ações de Engajamento do Consumidor. • Etapa 2: SEO e Redação para WEB. • Etapa 3: Mídia Paga. • Etapa 4: Otimização de Plataforma Online (CRO). • Etapa 5: Responsabilidade Social e Ambiental. Conclusão Apresentar uma síntese crítico-reflexiva que evidencie a importância das informações levantadas, seus principais resultados e considerações finais. Além desses itens, considerando a estrutura de um trabalho acadêmico, deverão ser contemplados os demais elementos necessários à sua apresentação (capa, folha de rosto, referências, etc.). Sigam as orientações da proposta, bem como de seu Tutor a Distância PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital REFERÊNCIAS Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Marketing Digital. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/category/marketing-digital/. Acesso em: 21 jul. 2020. Associação Brasileira de Marketing de Dados. Disponível em: https://abemd.org.br/. Acesso em: 21 jul. 2020. FERREIRA JUNIOR, A. B.; AZEVEDO, N. Q. de. Marketing digital: uma análise do mercado 3.0. Curitiba: InterSaberes, 2015. GABRIEL, Martha. Marketing na era digital. São Paulo: Novatec Editora, 2010. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. GMT Editores Ltda, 2017. REZ, Rafael. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS Editora, 2016. ROCHA, I. A. S. Comunicação de marketing em meios digitais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018. TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. Novatec. 2009. TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Importante: o aluno deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica da disciplina, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e póstextuais). 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”. 4. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 5. Lembre-se: Seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor ou por meio do sistema de mensagens para lhe atender em suas dúvidas e, também, repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário. PROJETO INTEGRADOR Marketing Digital CRITÉRIOS AVALIATIVOS A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual: a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e coesão, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. Observação: O seu Tutor a Distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens. Ótimo trabalho! Equipe de professores

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