Pedagógicas_ Licenciatura_1e_2A Base Nacional Curricular e as Práticas

Código: EH92A2E22 Marca:

Curso:
Licenciatura
Semestres: 1º /2º Disciplinas:
• Didática
• Pensamento Científico
• Funcionamento da Educação Brasileira e Políticas Públicas
• Práticas Educativas em Espaços não Escolares
• Psicologia da Educação e da Aprendizagem Competências:
• Conhecer os conteúdos das áreas específicas;
• Refletir sobre a importância das tendências pedagógicas.
• Pensar em estratégias pedagógicas para lidar com as diferentes questões relacionadas ao ambiente escolar.
• Preparar o aluno para cumprir os requisitos formais de construção de um trabalho científico. Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, vocês terão desenvolvido as seguintes habilidades:
• Desenvolver trabalhos promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração dos conteúdos.
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas instituições escolares, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.
• Formar profissional com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atue de forma interdisciplinar.
• Conhecer os elementos necessários para a construção de textos científicos.
• Desenvolver a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos abordados nas disciplinas desse semestre. Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
PRODUÇÃO TEXTUAL
• Favorecer a aprendizagem.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
• Interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares;
• Integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional;
• Oportunizar o acesso ao saber científico com vistas à produção do conhecimento crítico e criativo, refletindo os desafios e possibilidades da prática pedagógica.
Prezados alunos e alunas,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: “A Base Nacional Comum Curricular e as práticas pedagógicas”. Escolhemos essa temática com o intuito de que vocês possam adquirir novos saberes docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.
A escola é um espaço que oportuniza aos sujeitos acesso ao conhecimento científico construído historicamente. A sistematização do trabalho educativo é subsidiada pelo processo de desenvolvimento e aprendizagem dos educandos, por isso encontra-se uma sequência diádica, estruturada por meio do currículo que está alinhada às etapas de ensino da educação básica.
Para que o acesso, permanência e sucesso escolar ocorra, também é observada a importância das políticas educacionais que possuem a finalidade de
PRODUÇÃO TEXTUAL
regularizar e assegurar a organização da educação. Nesse sentido, documentos são publicados para direcionar todas as ações, desde a manutenção do ensino até as normativas curriculares. É nesse contexto que observamos o papel da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) que se refere a um documento de caráter normativo que apresenta as aprendizagens essenciais que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica para que tenham seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento garantidos. Essas aprendizagens contribuirão ainda com o desenvolvimento de competências gerais que se articulam na construção de habilidades e na formação de atitudes e valores.
Ao planejar suas práticas pedagógicas o professor deve levar em consideração a realidade dos alunos, o Projeto Político Pedagógico da Instituição e os documentos norteadores para cada etapa. Espera-se que as vivências e aprendizagens propostas possam respeitar as particularidades dos alunos, estimular a participação da turma, despertar o interesse por temáticas atuais e utilizar metodologias inovadoras.
A partir do que foi exposto, prossigam para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem elaborar uma produção textual.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Na escola “Machado de Assis”, a diretora Lívia e a pedagoga Cecília estão dialogando sobre a pauta da próxima semana pedagógica da escola, em que os professores irão analisar os desafios e as possibilidades das práticas educativas. No momento da conversa, Cecília relatou para Lívia que ao acompanhar os professores ela tem percebido que eles ainda possuem dificuldades em implementar atividades pedagógicas mais dinâmicas que atendam às competências previstas na Base Nacional Comum Curricular. Nesse instante, Lívia indica que isso deve ser trabalhado com os professores, visto que a finalidade da instituição é superar as tendências pedagógicas
PRODUÇÃO TEXTUAL
tradicionais e pensar em tendências que, de fato, vão ao encontro de perspectivas críticas que fazem com que os alunos atribuam sentido à realidade a partir do saber. Após várias conversas, Lívia e Cecília traçaram uma proposta e irão apresentá-la aos professores na semana pedagógica.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Lívia deu início aos trabalhos da semana pedagógica agradecendo a participação de todos e o empenho nas práticas já desenvolvidas. A diretora relatou que os apontamentos realizados pelos professores sobre os desafios do trabalho pedagógico e a implementação da BNCC na prática educativa foi analisada e, por esse motivo, a gestão elaborou uma proposta de atividade para ser realizada pelos professores nesse momento de formação. Nesse instante, a pedagoga Cecília fez uma breve exposição aos professores trazendo a importância da organização do trabalho pedagógico com base nas tendências progressistas, as quais veem no conhecimento a possibilidade de transformação social. Em seguida, ela indicou os benefícios das tendências libertadora, e histórico-crítica para o trabalho em sala de aula. Também foi apresentada a importância das metodologias ativas para a prática pedagógica. A pedagoga indicou que essas metodologias estão vinculadas com o uso das tecnologias e a inovação na educação. Sendo assim, observa-se o quão relevante é o papel da tecnologia para a realidade social e para os processos de ensino e aprendizagem. Os professores adoraram essa discussão, visto que as tecnologias podem atender ao que é preconizado nas tendências progressistas, no que se refere à necessidade de o conhecimento ser socializado de forma contextualizada e significativa. Por meio dessa proposta, Lívia e Cecília, apresentaram aos professores as dez competências da Base Nacional Comum Curricular.
A partir do exposto, Lívia e Cecília pediram para os professores elaborarem uma apresentação das posturas e propostas subsidiadas pelas tendências pedagógicas progressistas que caminham em direção ao desenvolvimento das competências gerais indicadas na BNCC. Essa apresentação deverá ser elaborada de forma dinâmica, por meio de mídias digitais.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Se vocês estivessem no lugar dos professores da Escola Machado de Assis, quais informações apontariam na apresentação?
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Tendo como base as considerações apresentadas, o seu grupo (2 a 7 participantes) deve organizar a produção textual, observando os seguintes itens:
1º) Realizem a leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, vocês poderão utilizar para a elaboração da produção textual, os demais materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre:
Texto 1: BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília. 2018. “Introdução” (da página 7 até 21).
Texto 2: APOLINÁRIO, Josimeire de Souza Lima; TARRAGÓ, Saiuri Totta; FERST, Enia Maria. Tendências pedagógicas e competências gerais da base nacional comum curricular para a educação básica: implicações para o currículo. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.3, mar 2021.
Texto 3: SANTOS, Raquel Elisabete de Oliveira. Pedagogia histórico crítica: que pedagogia é essa? Horizontes, v. 36, n. 2, p. 45-56, mai./ago. 2018.
Texto 4: SILVA, Aracéli Girardi da. Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência, v. 9, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2018. 2º) Elaborem a Introdução da produção textual. Neste tópico, o grupo deverá redigir, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. 3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, o grupo deve elaborar as duas atividades indicadas a seguir: a) Construam um texto entre 3 e 5 páginas sobre: a relação entre a Base Nacional Comum Curricular e as tendências pedagógicas.
PRODUÇÃO TEXTUAL
b) Elaborem uma apresentação contendo posturas e propostas que caminham em direção ao desenvolvimento de cada uma das competências gerais indicadas na BNCC.
Exemplo:
Competência 1: Estimular a pesquisa utilizando-se de diferentes meios e propor discussões a partir de problemas sociais em evidência na atualidade (criar outro exemplo na elaboração da apresentação).
Essa apresentação deverá ser construída em uma mídia digital. Nossa sugestão é o Canva, um software online de fácil acesso e autoexplicativo. Ele é disponibilizado gratuitamente pelo site https://bit.ly/3ictWHf. As informações poderão ser apresentadas de diversas formas: apresentação, cartaz, panfleto, banner, tirinha, entre outros. Esses ícones são apresentados no software, conforme print abaixo:
Vocês poderão elaborar em outras mídias digitais, caso preferirem. Vale destacar que os prints da apresentação das propostas deverão constar nesse item do trabalho.
4º) Para finalizar, o grupo deverá elaborar as Considerações finais, em até uma página para apresentar a conclusão do trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Importante manifestar opiniões dos integrantes do grupo, sobre o assunto trabalhado, fundamentado nas referências bibliográficas. Apresentem também as contribuições que o trabalho trouxe para o aprendizado de todos.
PRODUÇÃO TEXTUAL
5º) Referências: não se esqueçam de listar todos os autores e materiais que foram utilizados durante o desenvolvimento do trabalho.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTG)
1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo.
2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações do Tutor Presencial, responsável por cadastrar os grupos no sistema.
3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho finalizado no sistema, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
4. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).
5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
6. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
PRODUÇÃO TEXTUAL
7. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores

Sobre a loja

Aprovado TCC - Elaboração de TCC, ajuda no TCC, experiência de 15 anos a equipe de elaboradores monografias está apta para auxiliar na confecção de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dentre outros tipos de pesquisas acadêmicas, confira.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Wellington Silva - CPF: 984.851.305-10 © Todos os direitos reservados. 2021