meio digital como oportunidade para pequenos negócios | Luka

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PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR PROJETO INTEGRADOR INTERDISCIPLINAR Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR Curso: Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital Semestre: 1º e 2º Disciplinas: • Empreendedorismo Digital. • CRM - Gestão do Relacionamento com o Cliente. • Projetos para Marketing Digital. • Sociedade Brasileira e Cidadania. • Indicadores e Métricas. Professores • Suzi Bueno de Almeida. • Emília Yoko Okayama. • Natália Martinez Ambrogi Woitas. • Stefany Ferreira Feniman. • Eduardo de Faria Nogueira. Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas pertinentes à(ao) empreendedorismo em vias digitais, ao contato especializado e criação de relacionamento com o cliente, ao foco em aplicação eficiente de projetos no marketing digital, ao cuidado com a sociedade e o compromisso com a cidadania, focando, também, nas medições e análise de indicadores acerca dos projetos digitais aplicados. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Possibilitar o desenvolvimento de trabalho interdisciplinar, promovendo a capacidade de adaptação e comunicação. • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática, possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva. • Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. • Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR Objetivos da Aprendizagem: O projeto integrador interdisciplinar é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para os Cursos Superiores de Tecnologia e o que estabelece o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta do Projeto Integrador Interdisciplinar terá como tema norteador: estratégia e intervenção em marketing digital: o caso empresarial “Doce Sabor”. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Para esta produção textual, deverá ser considerado o caso apresentado na sequência. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Estratégia e intervenção em marketing digital: o caso empresarial “Doce Sabor” O modelo de negócio: Doce Sabor Rita e Emília são sócias de um pequeno empreendimento do ramo da gastronomia. A empresa, conhecida como “Doce Sabor”, foi inaugurada em 2020 e atende seus clientes-consumidores exclusivamente por meio de canais on-line: plataformas de delivery (iFood e Uber Eats) e via WhatsApp. O modelo de negócio proposto pelas empreendedoras tem o objetivo de oferecer produtos de confeitaria sob encomenda, para consumidores que apreciam doces artesanais. O menu inclui bolos, tortas e doces. Grande parte das receitas é elaborada pelas próprias empreendedoras, e outros produtos relacionados ao menu são desenvolvidos sob medida, a partir de especificações e solicitações dos clientes. Além das plataformas de vendas on-line, a empresa “Doce Sabor” possui outros meios de comunicação e conteúdo: um canal no Instagram e uma página corporativa no Facebook. A empresa utiliza as redes sociais para a elaboração de conteúdos relacionados à gastronomia e à confeitaria, além da postagem de fotos e dicas de receitas e preparos especiais de doces caseiros. As próprias empreendedoras são as responsáveis em elaborar e produzir suas receitas e investir na infraestrutura do negócio de modo geral. No entanto, em virtude da crescente demanda de pedidos e por passarem quase todo o tempo criando e executando as atividades na cozinha, os procedimentos de gestão, comunicação e o desenvolvimento de ações e campanhas de marketing digital estão ficando em segundo plano. As empreendedoras precisam organizar melhor as informações a respeito da gestão do seu negócio e precisam avaliar os resultados da empresa com relação às vendas, às campanhas de comunicação, às interações dos seus consumidores nas redes sociais, entre outras questões operacionais e administrativas. São atividades que demandam tempo e dedicação intensiva, para além das atividades rotineiras de produção dos doces. SITUAÇÃO-PROBLEMA A crise global e os impactos na gastronomia: desafios para a Doce Sabor Em 2020, em virtude da crise desencadeada pela Pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), alguns setores da economia registraram grandes perdas e prejuízos, outros precisaram se reinventar (caso do setor gastronômico), e o comércio eletrônico conseguiu aproveitar o momento caótico a passos largos. De acordo com os dados registrados pela EBIT (2020), as vendas on-line se intensificaram no período da Covid-19, impulsionadas pelo aumento de pedidos e por todas as regiões do mercado brasileiro. Isso significou o registro de 10,7 milhões de novos consumidores em 2019 no e-commerce nacional, movimento que ficou mais intenso no cenário de Covid-19, principalmente para o autosserviço. O setor de alimentação foi um dos setores mais impactados pela crise global. Muitas empresas fecharam suas portas, e outras tiveram que se reinventar. A PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR alimentação faz parte dos serviços essenciais, e os profissionais brasileiros estão trabalhando intensamente, para que as pessoas possam continuar suas vidas e enfrentar esse período crítico da humanidade. Nessa direção, entre momentos de tensão e fôlego, as empreendedoras Rita e Emília se deparam com esse cenário de incertezas e precisam alavancar suas vendas, melhorar o relacionamento com seus clientes-consumidores, investir em tecnologia para aprimorar seus produtos e serviços e desenvolver planos estratégicos de marketing digital de alto impacto. A assessoria em marketing digital: diagnóstico e intervenção As sócias decidiram buscar um serviço de assessoria de marketing digital para pequenos negócios, com o intuito de aprimorar seus processos de gestão e avaliar o desempenho de seus canais de comunicação. Contrataram, então, a ZAP Projetos Digitais, empresa gerenciada por você e sua equipe, responsáveis por auxiliá-las nesse desafio. Na primeira reunião da equipe de consultoria com as empreendedoras, foi possível estabelecer alguns parâmetros iniciais e desenvolver um plano de intervenção pautado em cinco macroetapas: • Etapa 01: Empreendedorismo Digital. • Etapa 02: CRM - Gestão do Relacionamento com o Cliente. • Etapa 03: Projetos para Marketing Digital. • Etapa 04: Indicadores e Métricas. • Etapa 05: Sociedade Brasileira e Cidadania. Com base nesses parâmetros, você deverá propor soluções estratégicas para a alavancagem dos negócios e para o enfrentamento desse cenário de crise. No processo de consultoria, é importante elaborar soluções aos problemas apresentados, sugerir a utilização de ferramentas e metodologias que possam ser implementadas para a melhoria dos processos de comunicação e relacionamento, bem como desenvolver inovações com base nas tendências de marketing digital. Então, prepare-se! Ao longo do processo de assessoria empresarial, você terá a oportunidade de compartilhar com as empreendedoras vários aspectos e conceitos relacionados às estratégias digitais, sempre com o objetivo de melhorar a performance da empresa “Doce Sabor”, diante do cenário de crise da atualidade. Agora é com você! Considerando o contexto apresentado e com base nos conteúdos trabalhados ao longo do semestre, sua missão é associar a teoria à prática, tendo em vista as solicitações de cada etapa a seguir: PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR ETAPA 01: Empreendedorismo Digital O sucesso da organização está ligado diretamente as competências essenciais e as vantagens competitivas desenvolvidas. Para que a empresa possa ter sucesso, é fundamental desenvolver uma gestão estratégica, ou seja, desenvolver um conjunto de compromissos, decisões e ações, necessários para que a empresa alcance vantagem competitiva e um retorno acima da média de mercado. Sendo assim, para que a Doce Sabor possa aprimorar seus processos de gestão e avaliar o desempenho de seus canais de comunicação, é fundamental que a empresa desenvolva estratégias com base no Business Model Canvas, também conhecido como Canvas. Trata-se uma ferramenta de planejamento estratégico que permite desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes. O Canvas consiste em um mapa visual pré estruturado, contendo 9 blocos. A ferramenta possui o formato de um quadro (abaixo), contendo ramificações, com o objetivo de criar uma visualização de todo o negócio. Em cada um dos blocos, você deverá responder o questionamento proposto. • Considere que a Doce Sabor está situada em uma região próxima a sua cidade e, dessa forma, estabeleça um modelo Canvas para a empresa. Você, enquanto consultor da Zap Projetos Digitais, deverá desenvolver a conceitualização do negócio da Rita e da Emília, por meio do Canvas, para que as gestoras possam visualizar os valores, os principais fluxos e processos organizacionais. O Canvas poderá ser desenvolvido no Word, Excel, no Canvas.com ou mesmo em um mural com Post-it. Depois de sua estruturação, você deverá dar um print ou fotografar e colar no arquivo final a ser entregue neste trabalho, a atividade precisa ser legível. Imagem 01: modelo Canva e estrutura empresarial Fonte: os autores. 1) Proposta de valor: aquilo que a empresa pretende oferecer para o mercado e que realmente terá valor para os clientes. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR 2) Segmentação: quais segmentos de clientes deverão ser enfatizados pela empresa. 3) Canais comerciais: maneiras de como o cliente compra e recebe os produtos e/ou serviços 4) Relacionamento com clientes: como a sua empresa se relacionará com cada segmento de cliente. 5) Atividade-chave: quais são as atividades essenciais (core business) para que seja possível entregar a Proposta de Valor. 6) Principais recursos: são os recursos necessários para realizar as atividadeschave. 7) Principais parcerias: são as atividades-chave realizadas de maneira terceirizada e os recursos principais adquiridos fora da empresa. 8) Fontes de receitas: são as formas de obter receita por meio de propostas de valor. 9) Estrutura de custos: são os custos relevantes necessários para que a estrutura proposta possa funcionar. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR ETAPA 02: CRM – Gestão do Relacionamento com o Cliente Antes mesmo de implantar um programa de CRM, o gestor deve se preocupar em realizar um bom planejamento deste projeto. Assim, toda empresa que quer implementar um programa de relacionamento com o cliente deve se atentar à estratégia de negócio ou de relacionamento que pretende desenvolver com os consumidores para gerar valor ao seu negócio. Mas, como imaginar ou desenhar esta estratégia de relacionamento com o cliente? Uma forma de projetar o relacionamento consiste em acompanhar toda a “jornada do cliente”, ou seja, criar um mapeamento ou fluxograma da experiência do cliente que vai desde o primeiro contato com a empresa até o pós-venda. Desta maneira, pesquise sobre a jornada do cliente e crie o Mapeamento da Jornada do Cliente (CJM). O objetivo desta fermenta é certificar que o consumidor terá uma excelente experiência em toda a sua trajetória de consumo: desde o primeiro contato até a pós venda. Para isso, você deve imaginar que o consumidor da Doce Sabor terá contato/experiência com vários canais de contato da empresa: os aplicativos de delivery; as redes sociais; a loja física e toda a sua estrutura, principalmente os seus funcionários que deverão proporcionar a boa experiência de atendimento. 1) Para facilitar a atividade, pense no contexto da empresa Doce Sabor e descreva os itens abaixo (imagine as etapas do ponto de vista do cliente): • Por que o consumidor deseja comprar os produtos da Doce Sabor? Quais serão as possíveis motivações? • Reconhecida a necessidade do produto e suas motivações, como ele vai chegar até a sua empresa? Inclusive os clientes que ainda não conhecem a empresa? • A partir do momento que o cliente chegar até a empresa (redes sociais, telefone, loja física, etc) como ele será atendido? • Como funciona o processo de compra? • Quais serão as atividades pós-venda para satisfazer o cliente? 2) Identifique, em todas essas etapas, quais são os possíveis pontos fracos ou etapas em que o cliente pode encontrar dificuldades (ou pode gerar insatisfação) e possíveis atividades que resolverão este problema. 3) Do mesmo modo, apresente em várias etapas da jornada, quais serão as ações que favorecerão a boa impressão sobre a experiência de consumo que o cliente terá. Segue abaixo um modelo simples de Jornada do Cliente (para adaptação), para que possa guiar ou estruturar melhor a atividade. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR Imagem 02: modelo Jornada do Cliente Fonte: os autores. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR ETAPA 03: Projetos para Marketing Digital Como vimos, Rita e Emília precisam organizar a Doce Sabor para que possam alavancar suas vendas, melhorar o relacionamento com seus clientes-consumidores, investir em tecnologia para aprimorar seus produtos e serviços, bem como desenvolver planos estratégicos de marketing digital de alto impacto. Para que as empreendedoras possam iniciar este novo projeto com sucesso, é necessário organizar melhor as informações a respeito da gestão do seu negócio, definindo assim as principais tarefas de cada uma das sócias. Partindo dessa premissa, para que as sócias pudessem organizar melhor suas principais atividades, sua assessoria (ZAP Projetos Digitais) ofereceu uma solução interessante: organização das atividades e tarefas, por meio da ferramenta ‘Trello’. O Trello possui uma versão gratuita, na qual você pode se cadastrar montar sua estrutura de projeto. No painel, do Trello, será possível criar quadros (boards), listas e cartões (cards), as duas funcionalidades que se constituem como pilares da ferramenta. A ferramenta ‘Trello’ apresenta funcionalidades, atalhos e power-ups (recursos que permitem a integração da ferramenta com outras ou maximizam a sua função) e vão possibilitar que Rita e Emília descrevam suas principais traferas, entregas e atividades em cartões digitais e, dessa forma, também identifique os responsáveis e suas respectivas atividades, registrando o andamento de cada atividade, via sistema de informação. • Escolha duas atividades necessárias para Rita e Emília e insira no Trello, com os respectivos responsáveis, descreva as atividades (se possível) e coloque as etiquetas que você acredita estarem mais de acordo. Não se esqueça de, após a realização da atividade, dar o print da tela do Trello que você formatou e colar neste arquivo de forma legível. Deixe sua criatividade fluir! Inspire-se nos exemplos a seguir: Imagem 2: Board (Painel) com Listas de cards Fonte: Trello. Disponível em: trello.com. Acesso em: 13 Jul. 2021. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR Imagem 3: Card. (Cartão). Fonte: TRELLO. Disponível em: trello.com. Acesso em: 13 Jul. 2021. OBS.: Em último caso, se você não conseguir o acesso ao Trello (mesmo gratuito), fique à vontade para montar os boards manualmente no word ou excel para realização de sua atividade. Respeitando sempre o comando da atividade e a interligação entre elas e seu andamento. Não se esqueça de descrevê-las e sinalizar o responsável de cada tarefa, correto? E, não se esqueça de, após a realização da atividade, dar o print da tela que você formatou e colar neste arquivo de forma legível. Mãos a obra! PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR ETAPA 04: Indicadores e Métricas Para o enfrentamento das situações ocorridas no caso apresentado, como visto, Rita e Emília utilizam como formas de atendimento aos seus clientes as tecnologias da informação, os aplicativos e as plataformas digitais online. Entretanto, para que as empreendedoras possam avaliar com maior precisão os resultados alcançados com as tecnologias implementadas, é fundamental que os resultados de suas ações sejam mensurados. Ou seja, as métricas e os indicadores relacionados as campanhas e ações executadas com o apoio dos sistemas de informação devem ser evidenciados. Para o marketing digital, as métricas e os indicadores são ferramentas indispensáveis. Sendo assim, considerando as ações executadas por Rita e Emília, relacionadas as informações dos aplicativos e atividades online, nesta etapa, você e sua equipe deverão demonstrar para as empreendedoras a importância da mensuração e do monitoramento os resultados de marketing digital, por meio da análise das métricas e dos indicadores. Nesse sentido, alguns pontos devem ser trabalhados: • Descreva e apresente para as empreendedoras Rita e Emília, os principais benefícios das métricas e dos indicadores de marketing digital e defina o conceito de Digital Analytics. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR ETAPA 05: Sociedade Brasileira e Cidadania Sabemos que a miséria no Brasil não é um fenômeno novo, pelo contrário, tem raízes históricas muito antigas e que se reproduzem ao longo do tempo. Contudo, a pandemia de Covid-19 despertou olhares ainda mais sensíveis para a situação da pobreza e desigualdade enfrentadas no país, tanto por parte de organizações do mercado, quanto da sociedade civil. Considerando os estudos promovidos na disciplina “Sociedade brasileira e cidadania”, responda de forma criativa e argumente: • Seria possível o empreendimento gastronômico “Doce Sabor” manter sua infraestrutura e ainda contribuir para impactar localmente a vida da população de maior vulnerabilidade social durante a pandemia? De que forma publicizar as ações adotadas? PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR Estrutura geral do trabalho Agora, logo após o percurso percorrido durante as etapas de construção do trabalho, você deverá organizar todos os dados alcançados em sua produção interdisciplinar, seguindo basicamente a estrutura a seguir: Introdução Apresentar a contextualização do trabalho, evidenciando os objetivos que pautam a elaboração da proposta. Desenvolvimento Apresentar os resultados provenientes de todas as etapas: • Etapa 01: Empreendedorismo Digital. • Etapa 02: CRM - Gestão do Relacionamento com o Cliente. • Etapa 03: Projetos para Marketing Digital. • Etapa 04: Indicadores e Métricas. • Etapa 05: Sociedade Brasileira e Cidadania. Conclusão Apresentar uma síntese crítico-reflexiva que evidencie a importância das informações levantadas, seus principais resultados e considerações finais. Além desses itens, considerando a estrutura de um trabalho acadêmico, deverão ser contemplados os demais elementos necessários à sua apresentação (capa, folha de rosto, referências, etc.). Sigam as orientações da proposta, bem como de seu Tutor a Distância. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR REFERÊNCIAS Associação Brasileira de Comércio Eletrônico. Marketing Digital. Disponível em: https://abcomm.org/noticias/category/marketing-digital/. Acesso em: 21 jul. 2020. Associação Brasileira de Marketing de Dados. Disponível em: https://abemd.org.br/. Acesso em: 21 jul. 2020. E-BIT. Relatório Webshoppers. 41. ed. 2020. Nielsen Company. Disponível em: http://www.ebit.com.br/webshoppers. Acesso em: 21 jul. 2020. FERREIRA JUNIOR, A. B.; AZEVEDO, N. Q. de. Marketing digital: uma análise do mercado 3.0. Curitiba: InterSaberes, 2015. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. GMT Editores Ltda, 2017. MADRUGA, R.. Gestão de Relacionamento & Customer Experience. São Paulo: Grupo GEN, Ed. Atlas, 2018 OKAYAMA, E. Y.; ALEIXO, T.C.N.. CRM- Gestão do Relacionamento com o Cliente. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020. ROCHA, I. A. S. Comunicação de marketing em meios digitais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional, 2018. TORRES, C. A Bíblia do Marketing Digital. Novatec. 2009. TURCHI, S. R. Estratégias de marketing digital e e-commerce. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Importante: o aluno deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica da disciplina, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e póstextuais). 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”. 4. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 5. Lembre-se: Seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor ou por meio do sistema de mensagens para lhe atender em suas dúvidas e, também, repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário. PROJETO Marketing Digital INTEGRADOR CRITÉRIOS AVALIATIVOS A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual: a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e coesão, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. Observação: O seu Tutor a Distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens. Ótimo trabalho! Equipe de professores

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