Logistica 3 e 4 Semestre O Caso da Empresa Innovare Casa & Cozinha Ltda

Código: JSYALRK8A Marca:

CST em Logística
Curso:
CST em Logística
Semestre: 4º Reg/3º Flex Disciplinas:
• Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais
• Logística Internacional
• Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
• Logística Reversa
• Planejamento, Programação e Controle da Produção Professores
• Prof. Me. Eduardo de Faria Nogueira
• Prof. Me. João Antônio de Freitas Coelho
• Prof. Me. Edmarcos Carrara de Souza
• Prof. Me. Henry Tetsuji Nonaka
• Prof. Me. Giancarlo Michelino Gaeta Lopes Competências:
Compreender e aplicar conceitos pertinentes ao Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais; a Logística Internacional; ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos; à Logística Reversa e; ao Planejamento, Programação e Controle da Produção. Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as habilidades:
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico;
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva;
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar;
• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
Prezad@ alun@,
Seja bem-vind@ a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado O Emprego de Novas Tecnologias e a Informatização da Logística Para Ganho de Produtividade e Redução dos Gaps em Tempos de Pandemia, apresentado na sequência.
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a Empresa Innovare Casa & Cozinha. Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O Caso da Empresa Innovare Casa & Cozinha Ltda.
A pandemia causada pelo vírus Covid-19 contribuiu substancialmente para que houvesse uma disrupção nos padrões até então comumente observados no que se refere aos processos de produção, movimentação, planejamento de produção e transportes.
A redução na renda dos trabalhadores, a consequente queda no consumo, além da preferência dos consumidores por compras remotas em função da necessidade de distanciamento social demonstram de forma bastante clara que as organizações contemporâneas precisam urgentemente recorrer cada vez mais a tecnologias e meios de informatização que contribuam para a otimização dos processos de produção a fim de reduzir ou até mesmo eliminar eventuais perdas e desperdícios e tal otimização deve contemplar ainda todos os demais processos que são compreendidos no contexto da cadeia de suprimentos integrada.
Diante dessa nova realidade, o Senhor Anderson Azevedo, proprietário da Innovare Casa & Cozinha, pretende agora buscar no mercado novas ferramentas tecnológicas e possibilidades de informatização para a nova planta industrial da empresa.
A Innovare Casa & Cozinha, fundada em 1968, é uma das maiores fabricantes de utensílios residenciais do país com sede em São Paulo – SP e possui um mix de 200 produtos composto por potes, tigelas, jarras e copos que são produzidos em máquinas injetoras e extrusoras e tem como matérias primas principais o polipropileno e o policarbonato, insumos esses importados de alguns países europeus.
Nos últimos anos, a elevada qualidade e beleza dos produtos fornecidos pela empresa contribuíram para que a demanda, tanto nacional quanto internacional, aumentasse muito e o proprietário deseja implantar uma nova fábrica na cidade de Cabo de Santo Agostinho – PE em função da sua proximidade com o Porto de Suape, fato esse que não apenas reduziria o tempo de importação dos insumos e exportação dos produtos acabados, mas também, reduziria os custos logísticos da empresa.
Entretanto, Anderson quer que essa nova fábrica seja um modelo em termos de tecnologia e informatização e, para isso, pretende robotizar tanto sua linha de produção quanto seu processo de abastecimento dessas linhas, além de implantar procedimentos como o picking by light e picking by
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
voice, entre outras ferramentas tecnológicas a fim de aprimorar seus processos. Assim conseguirá também atingir o mercado externo, já que seus produtos atendem aos padrões de qualidade exigidos em diversos países, aumentando a possibilidade de um maior faturamento
Desse modo, esse será o cenário que você irá atuar a fim de contribuir para que a Empresa Innovare Casa & Cozinha possa implantar sua nova planta produtiva de acordo com as exigências e anseio do senhor Anderson.
Agora, é com você!
Você foi contratado para auxiliar proprietário da Empresa Innovare Casa & Cozinha a resolver as seguintes questões em relação a implantação da nova planta produtiva da empresa.
1) No que se refere ao Planejamento, Controle e Gerenciamento de Materiais.
Um dos aspectos principais relacionados ao planejamento e controle materiais é a gestão de estoques. Sua importância no cenário empresarial e para o gerenciamento da cadeia de suprimentos como um todo, se mostra cada vez mais imprescindível para a sobrevivência de uma organização, seja ela de pequeno, médio ou grande porte. Em um conceito amplo, a gestão de estoques consiste em gerir recursos que num determinado momento estejam ociosos, mas que possuem valor econômico ou potencial de gerar uma receita futura. Dessa forma, podem ser considerados estoques tanto as matérias primas e os demais insumos necessários a atender a demanda produtiva quanto os produtos acabados (ALVES; SOUZA, 2018).
Como visto no caso apresentado, a empresa Innovare Casa & Cozinha deseja implantar uma nova fábrica e enfrentará alguns desafios, em termos de organização e implementação de novas operações industriais. Além disso, por muito tempo, a falta de suprimentos e materiais básicos foi destacado como um ponto crítico dentro das operações produtivas, e a empresa deve avaliar novas práticas nesse sentido.
Sendo assim, com base no contexto apresentado, demonstre aos gestores da empresa, quais são os principais motivos que justificam uma manutenção organizada dos estoques, sobretudo pensando nas operações da nova unidade produtiva. Descreva ainda os principais pontos sobre isso e, relacione cada um deles com as possíveis situações enfrentadas pela empresa. Dê exemplos de
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
materiais importantes que a empresa Innovare Casa & Cozinha deve manter em seus estoques para o funcionamento das operações. Justifique sua resposta.
2) No que se refere à Logística Internacional
A internacionalização de uma empresa é um processo trabalhoso, com muitos detalhes, porém, quando bem executado traz grandes benefícios para o aperfeiçoamento e melhoria dos processos da empresa.
Pensando na internacionalização Innovare Casa & Cozinha serão necessários alguns passos iniciais desse processo. a empresa pensa inicialmente em exportar para três mercados distintos, Argentina, Portugal e Espanha. A sua tarefa é auxiliar os proprietários da empresa a dar esse pontapé inicial, orientando sobre os seguintes aspectos:
a) Quais são os tipos de exportação que existem? E qual será a melhor opção para a empresa neste momento?
b) Quais são as preocupações em relação a embalagens para o processo de exportação?
c) Quais são os transportes mais adequados para os mercados escolhidos e por quê?
3) No que se refere ao Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.
Empresas que compreendem em seu mix uma elevada quantidade de produtos e ainda, que atendem grandes áreas territoriais possuem, na generalidade dos casos, uma cadeia de suprimentos altamente complexas.
Tal complexidade é justificada em função da grande quantidade de processos que ocorrem ao longo dessa cadeia como, por exemplo, a aquisição dos insumos necessários para atender a demanda produtiva, as próprias operações internas de abastecimento das linhas de produção, a produção em si, a armazenagem e estocagem, tanto das matérias primas quanto dos produtos acabados e as diversas operações de distribuição para que o produto esteja disponível ao seu mercado consumidor em tempo hábil para sua aquisição pelos consumidores finais.
Pensando nisso, o proprietário da Empresa Innovare Casa & Cozinha quer implantar algumas tecnologias que contribuam para o gerenciamento da sua cadeia de suprimentos e, ao consultar uma empresa de consultoria externa, lhe foi informado que, a fim de reduzir os riscos internos e externos de operacionalização e atender de maneira satisfatória seu mercado consumidor, a empresa poderá
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
se utilizar de ferramentas como o WMS (Warehouse Management System ou sistema Gerenciador de Armazéns); TMS (Transport Management System ou sistema Gerenciador de Armazéns); MES (Manufacturing Execution System ou Sistema da Gestão de Execução da Produção) e o CRM (Customer Relationship Management ou Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente).
Nesse contexto, cabe a você nesse momento, descrever os conceitos e aplicabilidades de cada uma dessas tecnologias a fim de explicar ao senhor Anderson os principais benefícios que essas ferramentas podem gerar à Empresa Innovare Casa & Cozinha.
4) No que se refere à Logística Reversa.
Nos dias atuais podemos dizer que as empresas estão envolvidas em um mercado cada vez mais turbulento. Desafios cada vez mais difíceis são impostos as empresas e seus gestores (poder da concorrência, necessidade de inovação, clientes exigentes e outros desafios), assim é necessário que os gestores se preparem cada vez mais para pensar em estratégias empresariais inovadoras que possam fazer com que suas empresas superem esses desafios.
Uma das áreas importantes de uma empresa, e que tem se tornado cada dia mais estratégica é a área de logística. Muitas vezes, a qualidade das atividades de logística, na entrega e disponibilidade do produto podem fazer a diferença na satisfação do consumidor.
Segundo NOGUEIRA (2012),
Logística é “o ato de planejar, executar e controlar o, fluxo e armazenagem, quanto ao tempo, qualidade e custos, observando desde o ponto de obtenção da matéria-prima até o consumidor final, sempre tendo como objetivo o alcance da satisfação deste consumidor”. (NOGUEIRA, 2012, p. 21)
A Innovare Casa & Cozinha deseja ampliar suas atividades e para que seus objetivos sejam realizados é necessário que haja a consolidação de uma estrutura logística que atenda às necessidades dessa expansão.
Um assunto importante na Logística refere-se ao tema “Logística Reversa”, vamos enxergar agora esse tema dentro do contexto da Innovare Casa & Cozinha. Para isso comente sobre as seguintes questões:
a) Discorra sobre a definição de Logística Reversa?
b) Quais podem ser os benefícios da Logística Reversa? (para as empresas, para o meio ambiente, para os consumidores).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
c) Comente sobre a definição de “Canais de distribuição reversos de ciclo aberto”.
d) Fale sobre a definição de “Canais de distribuição reversos de ciclo fechado”.
e) Você acredita que a Innovare Casa & Cozinha poderia aderir a Logística Reversa? Explane sobre como poderia funcionar a Logística Reversa na Innovare Casa & Cozinha?
5) No que se refere ao Planejamento, Programação e Controle da Produção.
A Innovare Casa & Cozinha é uma empresa renomada no cenário nacional e está prestes a abrir uma nova fábrica, utilizando alta tecnologia. Assim, é importante que a implantação dessa nova unidade fabril tenha uma ótima gestão e seja dimensionada correntemente para evitar desperdício de recursos. Dentro desse contexto, responda as seguintes questões:
a) Qual a função e o papel do PPCP (Planejamento, Programação e Controle da Produção) na gestão de uma indústria? Quais variáveis balizam o trabalho do PPCP?
b) De que forma o PPCP pode auxiliar na implantação da nova fábrica da Innovare Casa & Cozinha?
c) Para o dimensionamento da nova fábrica a Innovare Casa & Cozinha irá utilizar como base a demanda da unidade atual, já que alguns produtos irão somente mudar o lugar onde são produzidos e não há previsão de aumento na demanda. Assim, para realizar a previsão de demanda para o segundo semestre do ano de 2021, serão utilizados como base os dados do primeiro semestre. A Tabela 1 apresenta a demanda de jarras para os seis primeiros meses de 2021. Você deve realizar a previsão de demanda para o restante do ano por meio do cálculo da média móvel simples, considerando sempre os últimos 6 meses para determinar a demanda do mês seguinte. Apresente no seu trabalho como é feito o cálculo da média móvel, todos os cálculos realizados e a tabela preenchida. Nos cálculos, apresente os resultados com números inteiros (sem virgula) e sempre arredondando os valores para cima.
Tabela 1. Demanda de jarras para o 1º semestre de 2021.
Mês
Jan.
Fev.
Mar.
Abr.
Mai.
Jun.
Jul.
Ago.
Set.
Out.
Nov.
Dez.
Demanda de Jarras
4680
5002
4825
4789
5139
4983
Fonte: Elaborada pelo autor (2021)
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
REFERÊNCIAS
ALVES Adriano Rosa; SELLA Márcio R., OLIVEIRA A. P., Logística Reversa – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015.
CHIAVENATO, I. Gestão de materiais: uma abordagem introdutória. 3. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da Cadeia de Suprimentos. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018.
FERREIRA, Leonardo. Gerenciamento da cadeia de suprimentos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional. Londrina, 2016.
LUDOVICO, Nelson. Logística de transportes internacionais. 2. Ed. São Paulo: Saraiva: 2014.
LUDOVICO, Nelson. Logística internacional: um enfoque em comércio exterior. 3 Ed. São Paulo: Saraiva, 2012.
LUSTOSA, L. Planejamento e controle da produção. Rio de Janeiro: Campus-Elsevier, 2008. v. 1.
REIS, J. G. M. Gestão estratégica de armazenamento. Curitiba: InterSaberes, 2015.
ROBLES, L. T., LA FUENTE J. M., Logística Reversa: um caminho para o desenvolvimento sustentável – Curitiba: InterSaberes, 2019.
SLACK; Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2019.
TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e controle da produção. São Paulo: Atlas, 2006.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: 1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano. 2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo:
a. Passo 1
b. Passo 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento etc.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens; c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato .DOC (Word ou editor de textos); d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente; e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade; f) O trabalho será realizado individualmente; g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu tutor à distância;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC; k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e correção das atividades em seu AVA.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
CST em Logística
CRITÉRIO AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico.
Critério
Significado
Valor/peso
Coerência, clareza e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
10%
Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.
50% (10% por passo)
Riqueza de argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.
20%
Conclusão
Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada.
10%
O
Um ótimo trabalho!
Equipe de Professores.

Sobre a loja

Aprovado TCC - Elaboração de TCC, ajuda no TCC, experiência de 15 anos a equipe de elaboradores monografias está apta para auxiliar na confecção de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dentre outros tipos de pesquisas acadêmicas, confira.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Wellington Silva - CPF: 984.851.305-10 © Todos os direitos reservados. 2021