Tecnologia em Gestão de Turismo
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo Semestre: 3º/4º
Disciplinas:
• Inglês Aplicado ao Turismo e Hotelaria
• Sistemas de Transporte
• Mercado de Agências de Turismo
• Gestão do Lazer, Recreação e Entretenimento
• Turismo e Hospitalidade de Eventos
Professores
• Cíntia Pereira dos Santos
• Edmarcos Carrara
• Emília Yoko Okayama
• Anísio Calciolari Junior
• Jaqueline dos Santos Ferrarezi
Competências:
• Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações
práticas relacionadas à Gestão de Turismo.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
 Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico.
 Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
 Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
 Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade.
 Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas
organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
• Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores
em Tecnologia do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução
de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL
Prezado(a) Aluno(a),
Seja bem-vindo a este semestre! A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual
(PTI) terá como temática: “Turismo na melhor idade: a qualidade de vida do idoso em tempos de
pandemia
”. Esta temática possibilita a aprendizagem interdisciplinar, considerando as diversas
disciplinas do semestre, com o objetivo de desenvolver ações referente à área de atuação.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O CASO DA FLORATUR
Flora Ribeiro possui uma Agência de Viagens em sua cidade, a “FloraTur”. Sua agência conta
com mais de 10 anos de atuação, e está localizada na cidade de São Paulo, capital do Estado de São
Paulo. De maneira geral, Flora sempre investiu em um nicho de mercado bem específico. O bairro no
qual sua agência está localizada é mais tradicional e com uma grande concentração populacional de
habitantes com mais de 60 anos. Considerando tal característica demográfica, Flora empreendeu seu
negócio voltado à produtos e serviços para este público.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
No ano de 2020, visto o contexto da pandemia do novo coronavírus, Flora percebeu uma
queda expressiva em seu negócio. Por conta das restrições de viagens internacionais e pelas medidas
de proteção e combate ao vírus que implicam, justamente, no isolamento social, o setor do turismo,
de maneira geral, foi fortemente impactado. Ainda, no que diz respeito ao enfoque da agência de
Flora, o fato da terceira idade fazer parte de um dos grupos de risco mais suscetíveis às formas graves
da doença, intensificou sua baixa de demanda – já bastante afetada pelas condições impostas, e
necessárias, para o enfrentamento do Covid19.
No entanto, o ano de 2021 se apresenta promissor para a FloraTur. Com o avanço da
vacinação em todo o mundo – a qual priorizou os grupos de risco, sendo os idosos, parte desses
grupos – a sensação de tranquilidade e segurança começaram a ganhar espaço! Flora sabe que o
momento ainda requer cautela e inspira cuidados, mas já é possível pensar em viagens seguras na
pandemia, seguindo com todos os protocolos sanitários necessários para proteger os turistas e
oferecer-lhes viagens tranquilas e com qualidade.
Flora acessou recentemente uma notícia publicada na Folha de São Paulo no último 2 de
junho de 2021 que dizia justamente o seguinte: “Vacinadas, pessoas com mais de 60 anos voltam a
procurar por viagens [...] Agências especializadas em roteiros para esse público, relatam retomada
da demanda e abrem novos pacotes”. Segue um trecho desta matéria: [...] À medida que a vacinação
avança no país, turistas mais velhos, muitos dos quais já completamente imunizados, começam a
retomar o interesse por viagens. Agências focadas no turista com mais de 60 anos têm visto a
demanda retornar após um ano quase ininterrupto de marasmo. Link completo da matéria disponível
em: https://www1.folha.uol.com.br/turismo/2021/06/vacinadas-pessoas-com-mais-de-60-anosvoltam-
a-procurar-por-viagens.shtml. Acesso em jul. 2021.
Partindo do exposto, pensando então em retomar suas vendas e alavancar o seu negócio
em um cenário, finalmente, otimista, Flora precisa então formular novos produtos que chamem a
atenção de seu público o qual, geralmente, estava acostumado a viajar em grupos. Chegou a hora de
Flora pensar então em como recuperar a confiança de seu público alvo e em como ofertar os
produtos turísticos segundo as novas demandas e novas necessidades de seus consumidores. Quais
estratégias o mercado do turismo pode utilizar atualmente?
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
Pensando na elaboração de pacotes turísticos internacionais, a proposta é apresentar os
pontos turísticos da cidade destino, com translado aéreo. Ainda, haverá um guia turístico que
acompanhará os viajantes brasileiros e dará toda a assistência necessária de acordo com suas
necessidades.
Legal, né?
Agora é com você! Sua missão é auxiliar Flora e a FloraTur nos desafios enfrentados neste
contexto!
TAREFAS
O desafio é apresentar as soluções para as possíveis problemáticas apresentadas na
sequência, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas do semestre.
TAREFA 1 – Inglês Aplicado ao Turismo e Hotelaria
Realizar viagens internacionais nos exige muita organização, uma vez que os voos podem
possuir uma ou mais escalas. Além disso, é importante lembrar que a Flora e a FloraTur irão organizar
viagens internacionais em um contexto pós-pandêmico e com grupos de turistas da melhor idade.
Considere que o guia turístico não estará disponível para acompanhar todos os grupos.
Dessa forma, Flora deverá também, realizar esse acompanhamento e ajudar com o inglês sempre
que necessário.
Elabore um diálogo em inglês onde Flora se comunica com a recepcionista do hotel
efetuando o check-in do grupo. Lembre-se de apresentar, nesse diálogo, informações como: nome
do guia, origem do grupo, quantidade de pessoas, tipos de quartos desejados, perguntar o horário
do jantar, café da manhã e informações sobre o check-out. Adicione também demais informações
que julgar importantes.
Na saída do hotel, o guia turístico solicita o serviço de um motorista particular para levar o
grupo de turistas ao aeroporto. No entanto, o motorista trabalha há pouco tempo na cidade e não
conhece os melhores trajetos. Portanto, elabore um diálogo, em inglês, do guia turístico com o
motorista, desde o primeiro contato até o destino (aeroporto).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
TAREFA 2 – Sistemas de Transporte
Um sistema de transportes consiste em um conjunto de elementos que interagem entre si
para que a demanda por uma viagem, ou um determinado pacote turístico, seja atendida de maneira
que o usuário ou consumidor possa enxergar um elevado nível de serviço em virtude de ter suas
necessidades, desejos e expectativas atendidas.
Entretanto, considerando uma das principais características de um serviço, a intangibilidade,
é fundamental que a empresa FloraTur, tendo em vista a necessidade de retomada das suas
atividades e a alavancagem das suas receitas e consequente lucratividade considere como premissa
básica entregar aos seus clientes os denominados 4 R’s:
Responsividade: no atual mercado, uma elevada capacidade de responder às exigências dos clientes
em termos de prazos, qualidade e nível de serviço mostra-se um fator crucial.
Confiabilidade (reliability): a constante incerteza demonstrada pela demanda pode resultar no fato
de que as organizações também apresentem incertezas e variações em seus processos, sejam eles
internos ou externos.
Resiliência: no atual contexto, turbulência e volatilidade são fatores constantes na generalidade dos
casos, causados por instabilidades políticas, econômicas ou legais. Deste modo, a cadeia de
suprimentos também fica suscetível e, em muitos casos, fragilizada com essas perturbações,
podendo resultar, inclusive, em risco de descontinuidade (falência) da empresa
Relacionamento: no atual momento, a tendência é que empresas, de qualquer atividade ou porte,
busquem relações de parcerias.
Desse modo, relacione algumas estratégias que a Agência de Viagens FloraTur pode se
utilizar em cada um dos quatro R’s apresentados acima.
TAREFA 3 – Mercado de Agências de Turismo
A FloraTur precisa recuperar o tempo perdido durante as restrições impostas pela pandemia.
Assim, já faz um planejamento para atender a um público especializado que já estava acostumado a
atender a terceira idade. Para Panzini (2014), uma agência de turismo que segmenta o seu públicoPRODUÇÃO
TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
alvo passa a ter uma identificação com o seu mercado e consegue posicionar de forma mais assertiva
e acaba conquistando e satisfazendo melhor os seus clientes.
1. Diante a este contexto, qual é a importância da segmentação de mercado? Utilize o
exemplo da FloraTur que atende ao público da terceira idade.
2. Pensando nos principais serviços que podem ser ofertados pelas agências de turismo,
escolha 03 tipos de serviços e personalize de acordo com a necessidade do público da
terceira idade. (ex: hospedagem- como deve ser a hospedagem para este público?)
TAREFA 4 – Gestão do Lazer, Recreação e Entretenimento
A perspectiva do crescimento do Turismo e Lazer para a terceira idade já vêm sendo
identificada e estudada há algumas décadas. Um fator determinante é justamente o envelhecimento
da população associado ao aumento da perspectiva de vida. Ainda pode-se destacar o
envelhecimento mais saudável, tornando-se pessoas ainda ativas, consumidoras, que identificam
nessa etapa da vida possibilidades de realizar sonhos, possuidoras de desejos, com vontade de viver
e conviver.
A Agência de Viagens FloraTur identificou e acompanhou essa mudança e demanda do
mercado turístico e de lazer. O aumento do tempo livre característico na terceira idade é uma das
condições determinantes para a busca de experiências no campo do lazer. O lazer turístico, as viagens
e passeios, principalmente em grupos, acabam suprindo diferentes necessidades, que vão desde a
integração e socialização, de vivências de atividades lúdicas e de valorização cultural, até a realização
de um sonho em conhecer novos lugares, novas culturas. Esse é um dos aspectos mais importantes
que a Agência de Viagens FloraTur assumiu como um de seus princípios e filosofia de negócio, que
as viagens se tornem realmente experiências pessoais, culturais e de lazer.
Diante dos cuidados necessários para garantir a segurança e saúde dos idosos em todas as
etapas e momentos das viagens, as atividades recreativas e lúdicas, tão importantes nesse conjunto
de vivências e experiências, precisam agora serem repensadas. Um dos aspectos marcantes dos
idosos é a integração, a socialização, o conversar, o tocar...A vivência do lúdico e da recreação a partir
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
do jogo e da brincadeira com atividades recreativas planejadas agrega qualidade à viagem e aos
serviços prestados, dado esse já levantado pela agência em seus processos de avaliação de satisfação
dos clientes. Um dos pontos fortes avaliados são justamente as atividades lúdicas e recreativas
inseridas na programação. O grande desafio da Agência de Viagens FloraTur é manter esse elemento
recreativo e lúdico na programação, mas, com todos os cuidados necessários, levando em conta a
escolha, planejamento e desenvolvimento das atividades com segurança. Nesse sentido, lançamos
duas atividades norteadoras:
1 . Qual a importância das atividades lúdicas e recreativas nas atividades de turismo de lazer
para a terceira idade?
2. Sugerir uma (1) atividade que poderá ser realizada nos momentos de lazer do grupo,
respeitando todas as dimensões de biossegurança. Na descrição da atividade deverá constar:
Nome da atividade, Conceito, Descrição, Recursos necessários, Recursos humanos,
Desenvolvimento e Experiências Vivenciadas.
TAREFA 5 – Turismo e Hospitalidade de Eventos
Pensando em auxiliar Flora na retomada de suas atividades, conquistando novamente seu
público e, considerando um cenário otimista, potencializar seus serviços a partir de diferenciais, além
da elaboração de pacotes turísticos, uma outra opção bastante interessante e promissora para o
ramo do turismo é a realização de eventos!
Frente ao contexto da pandemia em questão, a realização de eventos também foi prejudicada
– visto que as medidas de segurança e combate ao vírus, implicam no isolamento e distanciamento
social, como bem sabemos. No entanto, agora frente à retomada da normalidade – claro, respeitando
todas as medidas e condições sanitárias necessárias – Flora pode iniciar um planejamento de um
novo serviço a ser oferecido futuramente – em um momento em que a situação inspirar ainda mais
confiança!
Flora se lembrou que, anteriormente ao contexto pandêmico – por volta de 2018, 2019, era
comum alguns clientes a procurarem pedindo recomendações para a realização de eventos
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
temáticos e comemorativos para a terceira idade! Neste sentido, Flora pensou então que a
elaboração de serviços de organizações de evento pode ser interessante para a FloraTur enquanto
agência!
Sua missão então é auxiliar Flora na elaboração deste produto/serviço! Você, na posição de
consultor de Flora, deverá apresentar uma opção de destino que seja viável para a realização de um
evento para este público.
 Qual seria a sua recomendação? Quais os elementos a serem considerados/analisados
para esta escolha?
Sua resposta deve descrever e justificar uma possível estratégia do evento; o porte;
atividades envolvidas; região; localidade; aspectos de segurança a serem considerados
(contexto da pandemia). Utilize sua imaginação e busque em diferentes fontes as
informações necessárias para estas decisões.
REFERÊNCIAS
CASTRO, Marcela Rodrigues; LIMA, Leopoldo Henriques Rezende; DUARTE, Emerson Rodrigues.
Jogos recreativos para a terceira idade: uma análise a partir da percepção dos idosos. Rev. Bras.
Ciênc. Esporte 38 (3). Jul-Sep 2016. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/rbce/a/Hz4f8wBWdBX5S5NQ5J9NrqH/?lang=pt. Acesso em: 15 de jul.
2021.
COELHO, João Antônio de Freitas; MOSTAGI, Nicole Cerci; SOUZA, Edmarcos Carrara de. Sistemas de
transporte. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda, 2020.
FUNCIA, Thais da Silva. Turismo e Hospitalidade em Eventos. Editora e Distribuidora Educacional
S.A, Londrina: 2019.
SANTOS, Cíntia Pereira dos; LUPPI, Marina Del Bianco. Inglês aplicado ao turismo e hotelaria.
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2020.
VIEIRA, Ana Flávia Braun; FREITAS JR., Miguel Archanjo. A terceira idade e o lazer: análise das
produções brasileiras nas Ciências Humanas e Sociais que relacionaram seus objetos ao lazer de
idosos (1994-2015). Acta Scientiarum. Human and Social Sciences, Maringá-PR. Vol. 41, Ed. 1,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
2019. Disponível em: https://www.proquest.com/scholarly-journals/terceira-idade-e-o-lazeranálise-
das-produções/docview/2223954911/se-2?accountid=134629. Acesso em: 14 de jul. 2021.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam
apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência,
segundo as normas da ABNT:
1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome
do tutor a distância, município, Estado, ano.
2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor
presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais
importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento
dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico
do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo:
a. Passo 1
b. Passo 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados,
fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o
objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a
ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser
citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja
importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do
experimento etc.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo
que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a
seguir:
a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique
em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo
para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada
de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada
um desses itens;
c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato
.DOC (Word ou editor de textos);
d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado,
caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado
anteriormente;
e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica
(“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto
no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
f) O trabalho será realizado individualmente;
g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor
a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da
internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Gestão de Turismo
Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e
deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu
tutor à distância;
j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos
elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC;
k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e
correção das atividades em seu AVA.
Bom trabalho!
Abraços da Equipe de Professores.

Sobre a loja

Aprovado TCC - Elaboração de TCC, ajuda no TCC, experiência de 15 anos a equipe de elaboradores monografias está apta para auxiliar na confecção de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dentre outros tipos de pesquisas acadêmicas, confira.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Wellington Silva - CPF: 984.851.305-10 © Todos os direitos reservados. 2021