GT PRO IND 3-4 O CASO DA NOVA ALBANESE SA

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CST em Gestão da Produção Industrial
Curso:
Tecnologia em Gestão da Produção Industrial
Semestre: 3º/4º Disciplinas:
 Saúde e Segurança do Trabalho
 Engenharia de Métodos
 Orçamento e Custos Industriais
 Gerenciamento e Controle da Qualidade
 Gestão da Manutenção Professores
 Profa. Silvia Paulino Ribeiro Albanese;
 Prof. Henrique Gabriel Rovigatti Chiavelli;
 Profa. Suzi Bueno de Almeida;
 Profa. Jaqueline dos Santos Ferrarezi;
 Prof. Henrique Gabriel Rovigatti Chiavelli. Competências:
Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes à(ao):
 Saúde e Segurança do Trabalho
 Engenharia de Métodos
 Orçamento e Custos Industriais
 Gerenciamento e Controle da Qualidade
 Gestão da Manutenção Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as habilidades:
 Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico;
 Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva;
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 Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar;
 Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade;
 Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:
 Favorecer a aprendizagem.
 Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
 Promover o estudo dirigido a distância.
 Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
 Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
 Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.
 Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
 Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
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Prezad@ Alun@,
Seja bem-vind@ a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, é preciso que você siga as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso de uma usina de etanol, apresentado na sequência.
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a Nova Albanese S/A.
Em um segundo momento, é preciso se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês).
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho. Faça uma leitura na integra e observe todas as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
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Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
O CASO DA NOVA ALBANESE S/A
A Nova Albanese S/A é uma usina de etanol localizada no sudeste brasileiro. Há mais de 10 anos, trabalhando com as duas vertentes de produtos e distribuição (açúcar e etanol), a usina conta com o apoio de 40 colaboradores. De maneira geral, a indústria vem passando por transformações gerenciais e operacionais a fim de otimizar seus processos e promover melhorias e, neste contexto, imagine que você e seus amigos compõem um grupo de consultores o qual foi convidado para prestar serviços à referida organização.
Uma das transformações operacionais está associada ao aumento da capacidade produtiva e decisões estratégicas relacionadas à produção do álcool 70%, que desde 2002 estava com sua comercialização ao público proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em suma, a proibição do álcool acima de 54% foi publicada pela Anvisa como medida de proteção voltada à diminuição de casos de queimaduras e acidentes graves, visto que o produto é considerado altamente inflamável. Sendo assim, produção e comercialização era restrita apenas a laboratórios e hospitais. No entanto, em 2020, com a pandemia do Covid19, o produto álcool 70%, e também na forma líquida, voltou a ser liberado (quanto à sua produção e comercialização ao público em geral), visto que é um importante aliado – sendo considerando indispensável – no combate ao vírus.
Ainda no ano de 2020, por exemplo, a escassez do produto implicou até mesmo na produção deste tipo de álcool e distribuição para vários Estados brasileiros, a fim de auxiliar nas medidas de proteção de combate ao novo coronavírus. Assim, frente a uma nova demanda de mercado, a Nova Albanese está expandindo sua produção e ampliando seu alcance.
Partindo desta contextualização, vamos entender agora o processo produtivo da Nova Albanese:
Depois de colhida no campo, a cana de açúcar chega na usina por meio de caminhões. No parque industrial, o caminhão é pesado em uma balança que tem como objetivo precisar a quantidade de cana que ele carrega. O próximo passo é a análise da quantidade de açúcar que aquela cana específica possui.
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Isto é feito com a retirada de uma pequena amostra do carregamento através de sondas que podem ser obliquas ou horizontais. A amostra da cana é direcionada à um laboratório que diagnosticará o índice de ATR (Açúcares Totais Recuperáveis), ou seja, a quantidade de açúcar efetiva que aquela cana possui.
Depois de pesada, a cana poderá ter dois destinos distintos: ou será encaminhada diretamente para a mesa alimentadora da usina onde, se colhida manualmente poderá ser lavada ou ventilada para a remoção das impurezas, ou, no caso da cana colhida mecanicamente, ela segue direto para a moenda ou difusor. Algumas usinas trabalham com pátios de recepção de cana e estocagem, onde a cana é depositada ou fica aguardando nos próprios caminhões até ser encaminhada à mesa alimentadora.
Os passos seguintes consistem em preparar a cana para a extração do caldo aumentando assim sua densidade e capacidade de moagem. Neste processo, objetiva-se também romper as células para a liberação do caldo nelas contido. Assim, a cana é passada por um jogo de facas num processo de preparação até entrar em um desfibrador onde 85 a 92% de suas células são rompidas, o que facilitará a extração do caldo.
Constituída basicamente de fibras e caldo, o que interessa para a cadeia produtiva da cana do açúcar é o açúcar contido na matéria prima que se encontra dissolvido no caldo. Portanto, o objetivo principal é extrair o máximo de caldo da cana. A extração do caldo ocorre por duas diferentes técnicas: a utilização de moendas ou por meio de um difusor de cana.
Nas moendas, formadas por vários ternos com dimensões diferentes a cana é esmagada. Cada terno, ou “castelo” como também são conhecidos, possui quatro rolos principais denominados rolos de entrada, rolo superior, rolo de pressão e rolo de saída. No primeiro terno, são extraídas as maiores quantidades de caldo. Depois disso, a cana é embebecida com água e passa pelos demais ternos até que cerca de 94 a 97% do seu caldo seja extraído. O número de ternos varia de quatro a sete. Outra forma de extração do caldo é o difusor de cana onde a extração ocorre por meio da ruptura das células no preparo da cana onde se encontra a sacarose e a lavagem destas com água ou caldo da própria cana.
Neste processo, os índices de extração podem chegar a até 98%. Após a extração do caldo, o processo se divide em três diferentes estágios. De um lado, o bagaço que sobra é dirigido para uma esteira, ou direcionado diretamente para as caldeiras onde será queimado e seu vapor transformado
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em energia, em um processo conhecido por cogeração de energia ou bioeletricidade. As usinas brasileiras são autossuficientes em energia no período da safra e ainda exportam um excedente para as redes de distribuição vendendo assim créditos de carbono em conformidade com o protocolo de Kioto.
Cada tonelada de cana processada gera em média 260 quilos de bagaço e a energia cogerada pode acionar as moendas dos processos elétricos ou o vapor utilizado para o acionamento que transforma energia térmica em mecânica. Depois de extraído o caldo da cana, o próximo passo será um tratamento neste caldo que tem como finalidade a retirada de impurezas solúveis e insolúveis nele encontradas. O tratamento pode ocorrer em várias fases desde a passagem deste caldo por peneiras, por meio de força centrífuga para separar os materiais sólidos do líquido, pesagem do caldo, permitindo melhor controle químico do processo e tratamento químico do caldo. Depois de tratado, o caldo pode ser encaminhado para a fabricação de açúcar ou de etanol. No primeiro caso, o caldo passa por um processo conhecido como “sulfitação”, que tem por objetivo inibir reações que causam formação de cor como, por exemplo, o escurecimento do caldo, coagulação de coloides e ainda, diminuir a viscosidade do caldo. Após isso, o caldo é submetido à calagem que tem como objetivo diminuir o PH e eliminar corantes. Enfim, o caldo é preparado para a próxima fase: o aquecimento.
Nela, o caldo é aquecido à aproximadamente 105º célsius com a finalidade de acelerar e facilitar a coagulação aumentando a eficiência da decantação e possibilitando a degasagem, ou seja, a retirada dos gases que ainda possam constar neste caldo que está sendo preparado. Depois de aquecido, o caldo é purificado em um processo chamado decantação ou clarificação.
O caldo decantado é retirado da parte superior de cada compartimento e enviado ao setor de evaporação para concentração. As impurezas sedimentadas constituem o lodo, que normalmente é retirado do decantador pelo fundo e enviado ao setor de filtração para que o açúcar ainda existente neste lodo possa ser retirado. Na sequência, o caldo passa por evaporadores para ser depois cozido, cristalizado, centrifugado e secado. Depois deste processo, o açúcar, que pode então ser refinado ou ganhar outras formas e especificações é ensacado, pesado e armazenado até ser transportado para o mercado consumidor.
Já no caso do etanol, após passar pelo tratamento primário de peneiramento, o caldo é submetido a um tratamento mais complexo que implica na adição de cal, aquecimento e posterior
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decantação, ou seja, um tratamento semelhante àquele utilizado na fabricação do açúcar. Livre de impurezas e devidamente esterilizado o caldo está pronto para ser encaminhado para a fermentação onde os açúcares são transformados em álcool. As reações ocorrem em tanques denominados “dornas de fermentação”.
O tempo de fermentação varia de seis a dez horas e ao final deste período, praticamente todo o açúcar já foi consumido com a consequente redução da liberação de gases e multiplicação do fermento. Após a fermentação, o caldo agora chamado de “vinho”, é enviado à centrífugas para a recuperação do fermento que é tratado novamente e utilizado para a continuidade do processo fermentativo.
O excedente de fermento pode ser encaminhado para a secagem dando origem a um novo produto: a levedura seca que será comercializada como complemento alimentar animal ou humano como fonte de proteínas. O “vinho” centrifugado é encaminhado para a destilaria, processo este que se utiliza dos diferentes pontos de ebulição nas diversas substâncias voláteis presentes, separando-as. A operação é realizada com o auxílio de colunas distribuídas em vários troncos.
Uma coluna tem por finalidade esgotar a maior quantidade possível de álcool do seu produto de fundo, que é denominado vinhaça. Após extraído o álcool, essa vinhaça, composta basicamente de água e sais minerais, ainda é utilizada na agricultura como fertilizante.
O álcool, produto final dos processos de destilação e retificação é chamado de álcool hidratado, uma mistura binária por ser composto tanto por álcool (96%)l quanto por água (4%). Este álcool hidratado pode ser comercializado desta forma ou passar por um processo de desidratação transformando-se no álcool anidro, que é utilizado no Brasil como aditivo para a gasolina.
Depois de pronto, o álcool produzido é armazenado em tanques de grande volume situados nos parques industriais para serem embarcados e enviados aos seus respectivos pontos de vendas.
Quanto ao álcool 70%, este diz respeito ao álcool etílico hidratado 70º INPM, contendo álcool etílico e água deionizada. Sendo então uma solução aquosa de álcool, o mesmo passa por uma rigorosa avaliação segundo a fração em volume ou fração em massa para garantir as quantidades exatas de componentes para que se garanta a sua eficiência desinfetante e antimicrobiana.
Legal todo esse processo, né?
Sendo assim, pensando em auxiliar à usina e deixar os diretores e acionistas satisfeitos, as problemáticas abaixo deverão ser resolvidas na sua totalidade.
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Vamos lá! Agora é com você!
Bom trabalho!
Agora, é com você! TAREFAS
O desafio é apresentar todas as soluções para as possíveis problemáticas, relacionadas à usina Nova Albanese, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas do semestre.
Passo 1 – Saúde e Segurança do Trabalho
O setor sucralcooleiro ainda apresenta alguns aspectos a serem melhorados em relação à sustentabilidade, a exemplo do processo de colheita da cana-de-açúcar que ainda não é totalmente do corte mecanizado. O sistema de cana queimada de colheita ocasiona a degradação das terras agrícolas pela intensificação dos cultivares, quando não há práticas voltadas a conservação do sistema que utilizam a monoculturas; neste sentido, são levantados problemas acerca da qualidade do solo e sobre a sustentabilidade desse sistema de produção, assim como prejuízo para saúde do trabalhador.
1. Apresente e explique sobre os principais riscos (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidente) em que o trabalhador deste setor está exposto, tanto para aquele que faz a colheita de forma manual quanto para aqueles que utilizam maquinários agrícolas. Justifique.
2. Quais as principais NRs que a indústria sucroalcooleira deve aplicar em suas atividades? Faça uma breve justificativa.
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Passo 2 – Engenharia de Métodos
A respeito da Usina Nova Albanese S/A, você compõe uma equipe de consultoria e analisaram as seguintes questões a serem desenvolvidas:
1 - Você e sua equipe de consultoria, ao visitarem a Usina Nova Albanese S/A, detectaram a necessidade de realizar um estudo de tempo e métodos em uma das operações manuais (realizada apenas por um operador) da usina, de modo a aumentar a produtividade dessa operação. Esse estudo de tempos e métodos teve como objetivo definir o tempo padrão e por meio deste, definir a capacidade produtiva desse setor em estudo.
Diante disto, você e sua equipe realizaram 30 tomadas de tempos (em minutos), conforme demonstra a tabela a seguir:
Tabela - Tempos cronometrados em minutos
2,17
3,03
1,33
1,81
2,89
1,56
1,57
2,37
1,32
2,20
2,43
1,43
2,54
2,50
1,71
1,98
1,76
1,72
2,00
1,87
2,86
1,46
3,18
2,30
1,45
2,02
1,61
2,59
2,02
2,52
OBS: O expediente de trabalho é de 8 horas por turno.
Diante dos valores apresentados na tabela, agora é necessário calcular:
1.1) O Tempo Médio (TM).
1.2) O Tempo Normal (TN).
OBS: Para o FR (Fator de Ritmo) utilizar o valor de 90% (0,9)
1.3) O Fator de tolerância (FT).
OBS: Para a tolerância total, considerar o tempo de 144 minutos.
1.4) O Tempo Padrão (TP).
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2 – A Usina Nova Albanese S/A, apesar de ter bastante processos mecanizados e automatizados, conta com colaboradores para realizarem determinados processos. Logo, vocês devem explicar para a alta administração a importância em se analisar a Carga de trabalho.
Passo 3 – Orçamento e Custos Industriais
A Albanese S/A deseja realizar o orçamento de vendas e de produção do álcool 70° envasado em embalagens de 1 litro, para os próximos 3 anos, você coletou algumas informações com o departamento financeiro:
 Volume de vendas: 250.000 unidades no primeiro ano (A Albanesa S/A espera aumentar em 5% o volume de vendas (unidades) para os próximos anos.
 Preço do produto: R$ 3,50 (ano 1); R$ 3,85 (ano 2) e R$ 4,25 (ano 3).
 Custos (variáveis) 20 % das receitas;
 Tributos sobre receita (%) 22%;
 Despesas (fixas) R$ 17.000,00.
 Estoque inicial do primeiro ano: 15.000 unidades
 Estoque Final (10% em relação às vendas do período).
Ao final você deverá apontar qual será o lucro estimado para os próximos 3 anos e também a quantidade a ser produzida no período.
1º Passo: Calcule as quantidades a serem vendidas no período;
2º Passo: Calcule o orçamento de vendas;
3º Passo: Calcule o orçamento de produção; Projeções das quantidades a serem vendidas Período Ano 1 Ano 2
Ano 3 Quantidade (unidades)
Preço
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Orçamento de Vendas Orçamento Ano 1
Ano 2
Ano 3 ( + ) Receita Bruta
( - ) Tributos (22%)
( - ) Custos Variáveis (20%)
( - ) Despesas Fixas
Lucro
Orçamento de Produção Ano 1 Ano 2 Ano 3 Vendas da empresa (unidades) ( + ) Estoque Final (10% em relação às vendas do período) ( = ) Necessidade de Produção ( - ) Estoque Inicial ( = ) Produção Exigida em unidades
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Passo 4 – Gerenciamento e Controle da Qualidade
De maneira geral, todo e qualquer negócio demanda de processos de Gestão e Controle da Qualidade! Enquanto os aspectos da Gestão da Qualidade versam, essencialmente, sob condições estratégicas; o Controle da Qualidade lida com processos e práticas de controle visando garantir que a organização consiga atender aos seus padrões pré-estabelecidos e, de acordo, com o que o cliente espera e deseja ao consumir o produto ofertado,
Quando associamos esses conceitos a processos produtivos, independentemente do campo de atuação, é importante que sejam profundamente analisados O QUE a empresa oferta (em termos de “qual o produto oferecido e quais características esse produto precisa ter para satisfazer o cliente”) e DE QUE FORMA esse produto é produzido (em termos de “qual a melhor organização de sistemas e etapas produtivas que tenham custos otimizados e ofereça produtos com a qualidade desejada ao final da linha”).
No contexto da Nova Albanese não é diferente! Pensando justamente nesta perspectiva de crescimento da indústria é importante auxiliar os gestores na elaboração e organização de processos e práticas consolidadas de uma Gestão da Qualidade Efetiva – o que que possibilitaria a garantia da qualidade nos produtos ofertados e, ainda, minimizaria falhas potenciais que podem vir a surgir e impactar negativamente a indústria. Ainda, estas práticas efetivas voltadas à Qualidade, permitirá a implantação de modelos de melhoria contínua, gerando um diferencial.
Considerando sua missão de auxiliar os gestores da Nova Albanese, utilize de seus conhecimentos frente ao tema para responder aos questionamentos a seguir:
1. No contexto da gestão por processos, a fim de melhor gerenciar os processos inerentes à oferta dos produtos indústria, explique a imagem a seguir, transpondo para a indústria em questão: quais seriam as entradas? Os processos inerentes à produção e funcionamento? E os produtos finais?
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Fonte: FERREIRA (2016, p. 81).
2. Com a intenção principal de organizar e melhorar os processos inerentes aos processos de fabricação, utilize da metodologia sistemática MAMP – Método de Análise e Melhoria de Processos, respondendo ao seu check list central, conforme expresso a seguir. Não se esqueça de utilizar como base os objetivos da Nova Albanese, considerando que o MAMP pode ser utilizado na Identificação de Oportunidades de Melhoria! (Oportunidade de expansão? Oportunidade de profissionalização? Investimento em tecnologias? Inovação no processo produtivo? São várias as oportunidades de melhoria que você pode sugerir ao negócio e aplicar a ferramenta... ) Use sua imaginação nesta etapa e outras fontes de conteúdo.
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Fonte: Adaptado de FERREIRA (2016, p. 83).
Passo 5 – Gestão da Manutenção
A Usina Nova Albanese S/A opera com bastante máquinas e equipamentos. Logo, para que não ocorra falhas inesperadas nessas máquinas e equipamentos, é necessário que seja realizada a devida manutenção. Assim, você sabe da importância da manutenção de máquinas para toda e qualquer empresa e diante disto você deve explicar para a alta administração da Nova Albanese S/A quais são os tipos de manutenção existentes, para que assim possam decidir qual a melhor manutenção a ser implementada.
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REFERÊNCIAS FERREIRA, L.; SILVA, E. B. Gerenciamento e controle de qualidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
GREGÓRIO, Gabriela Fonseca Parreira; SILVEIRA, Aline Morais. Manutenção industrial. Porto Alegre: SAGAH, 2018.
KLIPPEL, A. F.; ROCHA, H. M.; ABBUD, C.; CAIXETA, P. H. Engenharia de métodos. 2. ed. Porto Alegre: SAGAH, 2017. MONTGOMERY, D. C. Introdução ao controle estatístico da qualidade. 7. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. OLIVEIRA, O. de. Gestão da qualidade, higiene e segurança na empresa. São Paulo: Cengage, 2016.
PETROKAS, Leandro Augusto. Orçamento e Custos Industriais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
PINTO, Valdir Rogério Corrêa. Engenharia de métodos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
SANTOS, Joel José. Manual de contabilidade e análise de custos. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2017.
SOEIRO, Marcus Vinícius de Abreu; OLIVIO, Amauri; LUCATO, André Vicente Ricco. Gestão da manutenção. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: 1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano. 2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.
3. Sumário
4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
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6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo:
a. Passo 1
b. Passo 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento etc.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens; c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato .DOC (Word ou editor de textos); d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente;
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e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade; f) O trabalho será realizado individualmente; g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu tutor à distância; j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC; k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e correção das atividades em seu AVA.
CRITÉRIO AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico.
Critério
Significado
Valor/peso
Coerência, clareza e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
10%
Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.
50% (10% por passo)
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Riqueza de argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.
20%
Conclusão
Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada.
10%
O
Um ótimo trabalho!
Equipe de Professores.

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