Empresa B&D que produz rações no mercado de pets

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PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing CURSO: Tecnologia em Marketing PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing Curso: Tecnologia em Marketing Semestre: 3º / 4º Disciplinas:  Processos Logísticos;  Marketing Digital;  Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;  Estratégia Empresarial e Negociação;  Trade Marketing. Professores  João Antonio de Freitas Coelho;  Luísa Maria Sarábia Cavenaghi;  Nicole Cerci Mostagi;  Emilia Yoko Okayama;  Henry Tetsuji Nonaka. Competências: Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes à(ao):  Processos Logísticos;  Marketing Digital;  Novas Tecnologias Aplicadas à Comunicação;  Estratégia Empresarial e Negociação;  Trade Marketing. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:  Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.  Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.  Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! Para atingir os objetivos desta produção textual, vocês deverão seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso de uma Empresa no mercado de pets, apresentado na sequência. Na Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a Empresa B&D que produz rações no mercado de pets. Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho em grupo. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige. Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Os desafios da Empresa B&D no mercado de pets. A empresa B&D Rações foi fundada em 2010 em uma cidade no interior do Estado do Paraná, onde a economia predominante é o agronegócio. Seu fundador, Sr. Borges que já atuava beneficiando produtos como arroz e feijão, resolveu há mais de 10 anos atrás, investir na produção de ração para pets, vislumbrando um mercado que parecia ser promissora na época. E desde então, o Sr. Borges só teve a certeza de que fez um bom investimento. O mercado pet vem crescendo muito e o Brasil é o terceiro maior mercado de pet do mundo, perdendo somente para os Estados Unidos e a China. Mesmo em ano de pandemia, a projeção que a empresa tem é de que o setor cresça 13,5 %, conforme o Instituto Pet Brasil. E durante esse período, a família Borges que administra a empresa aproveitou este crescimento para aprimorar os seus produtos, buscando a melhor matéria prima para produzir e distribuir os produtos de alta qualidade, produzindo assim, rações “BemPet” para animais de estimação - cães e gatos. Com o aprimoramento e a qualidade do produto, a empresa percebeu que agora precisava melhorar a sua atuação na área de marketing. Assim, Seu Borges reestruturou o departamento de marketing, contrata novos colaboradores e colocou a área de marketing como estratégico para conquistar mais clientes e divulgar melhor os seus produtos. Acredita que as suas rações, por ser de alta qualidade, têm potencial para alcançar novos mercados, pois atualmente atua na Região Sul do país e uma parte do estado de São Paulo. Uma outra questão importante a ser destacada, é que apesar das Rações BemPet serem de excelente qualidade, o gerente de marketing identificou que a divulgação nos pontos de vendas têm sido precárias, não havendo uma exposição correta do produto no ponto de venda e, ainda, a falta de uma boa divulgação sobre as suas particularidades nutricionais que trazem excelentes benefícios aos pets. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing Assim, a nova equipe de marketing tem trabalhado intensamente e chegaram a algumas linhas de resolução para este problema: investir em marketing digital e o trade marketing. Junto a este projeto, surgem outras atividades a serem complementadas, como a melhora da comunicação com o consumidor final, a melhora na distribuição e a negociação com novos parceiros de negócios que precisam alinhar com as novas práticas. Agora, é com vocês! TAREFAS O desafio é apresentar ao Sr. Borges, um relatório para a resolução de problemas. Assim, deverá ser apresentado obrigatoriamente através dos passos descritos a seguir. Passo 1 – A busca por uma melhor participação no mercado traz a necessidade de melhorar a logística da empresa B&D. O mercado de pets está em alta, o que possibilita explorar outros mercados, além dos já explorados (Região Sul e parte do estado de SP). Para essa expansão, se faz necessário planejar como isso será realizado. Atualmente as grandes empresas buscam parceiros para viabilizar a atuação em outras regiões. Para a distribuição de produtos, podemos ter dois tipos de atuação, por conta própria ou através de terceiros, chamados de operadores logísticos. Com relação ao transporte, devemos escolher o melhor modal a ser utilizado. Ao analisar a situação da B&D podemos observar que a sua área de atuação é bem restrita se levarmos em consideração o tamanho do Brasil. Qual será a atuação para uma futura expansão de vendas para as regiões sudeste e nordeste? Quais são os motivos que levam uma empresa à terceirização (outsourcing) na área logística? PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing Passo 2 – Para a empresa B&D alavancar e crescer em outros mercados é preciso investir no marketing digital. Pensando em posicionar uma campanha para o meio digital é importante escolher as estratégias mais adequadas. Pois são tantas informações que recebemos diariamente nos mais diversos meios e, muitas se perdem. Porém, outras chamam nossa atenção e nos mobilizam para querer saber mais a respeito do assunto, marca ou produto. O trabalho do marketing de conteúdo é conseguir gerar interesse para que seu conteúdo seja compartilhado e sua marca seja lembrada. E para isso deverá utilizar as estratégias de Marketing de Conteúdo, que de acordo com Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), o marketing de conteúdo já é visto como o futuro da publicidade na economia digital, e toda essa popularidade se dá pelos recursos da internet, sobretudo, as redes sociais digitais que possibilitam aos consumidores comentarem e descobrirem a verdade a respeito das marcas. Levando em conta essas informações e conforme exemplificado na figura abaixo, você deverá elaborar o planejamento do Marketing de conteúdo seguindo os passos propostos para promover a sua campanha publicitária para empresa B&D nos meios digitais. Você deverá preencher apenas até o passo 6. Pensando em todas as informações a respeito da empresa, seus produtos, seu públicoalvo e o alcance da campanha. O conteúdo deve estar de acordo com os interesses do público-alvo, ou seja, assuntos pertinentes ao mercado Pet. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing Fonte: Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017 p.181) Passo 3 – O encadeamento midiático é a interpenetração dos três níveis midiáticos: mídia de massa, mídia segmentada ou de nicho e a micromídia digital (PRIMO, 2008). As mídias de massa são centralizadoras e padronizadoras; as mídias segmentadas ou de nicho possuem compromissos relacionados ao conteúdo a ser publicado, com prazos de publicações e com seus anunciantes, havendo um planejamento mercadológico, um segmento a ser atingido, gerando lucros publicitários; já as micromídias digitais têm seus conteúdos de acordo com os interesses dos autores, não dependendo de aprovações, mas promovendo debates e interações com os comentaristas, podendo ou não se preocupar com a ampliação de audiência, “o prazer em publicar pode ser uma condição PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing suficiente” (PRIMO, 2008, s/p). Elabore uma micromídias digitais (para provocar comunicação interpessoal) entre a ração “BemPet” e o seu público digital. Nela, deve constar: a. A descrição detalhada do público-alvo; b. A escolha e motivo de qual rede social será usada; c. O conteúdo que será postado (pode ser fotos, imagens, vídeos, textos, músicas, entre outros). Passo 4 – Para resolver os problemas atuais, a empresa B&D precisa abrir um maior contato e parceria com as empresas que comercializam rações (pet shop, hipermercados, grandes redes de pet) por dois grandes motivos: alcançar novos mercados (pontos de vendas) e para melhorar a divulgação e a exposição das rações BemPet nas empresas já consolidadas como ponto de venda. Desse modo, é inquestionável a importância de uma boa negociação. Pensando neste contexto em que a empresa precisa firmar uma melhor parceria com os pontos de venda, é preciso pensar: a. Veja quais são os comportamentos e habilidades de um bom negociador apresentado pelo autor Boas (2016). Como convencer os pontos de vendas a comercializarem e divulgarem melhor as rações BemPet?. Escolha 03 (três) comportamentos ou habilidades que auxiliarão no processo de parceria e negociação e justifique a sua escolha de acordo com a situação. b. Conforme o autor Boas (2016), existem vários fatores que influenciam a negociação, entre eles, a credibilidade. Fale sobre a importância da credibilidade na negociação e explique de que modo, este fator pode auxiliar a empresa B&D no desenvolvimento de parcerias com os pontos de venda. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing Passo 5 – Na gestão da empresa B&D rações, um ponto muito importante a ser pensado são as estratégias de distribuição do produto. É muito importante que a empresa (na distribuição de seus produtos) escolha os pontos de venda adequados. O ponto de venda deve estar próximo ao públicoalvo, oferecer um atendimento de vendas diferenciado e transmitir credibilidade junto aos seus clientes. Segundo ROCHA e SOUZA (2017), “De todas as atividades que o marketing realiza, a distribuição deverá ser analisada com o maior cuidado, pois ela irá impactar nas ordens financeira, posicionamento de mercado, conquista e fidelização de clientes, imagem da empresa frente ao mercado, entre outros fatores que estão relacionados aos processos de negociação comercial” (ROCHA; SOUSA, 2017). Com relação a disciplina de TRADE MARKETING, tratamos de dois assuntos muito importantes, que são as atividades de um canal de distribuição e sobre os tipos de distribuição “Intensiva”, “Exclusiva” e “Seletiva”. Para isso comente sobre as seguintes questões abaixo: a. Comente sobre as seguintes atividades de um canal de distribuição: “Funções Transacionais”, “Funções Logísticas”, “Funções de Facilitação”. b. Quais seriam as principais Funções Transacionais, Logísticas e de Facilitação da B&D Rações? c. Comente sobre o significado de “Distribuição Intensiva”, “Distribuição Exclusiva” e “Distribuição Seletiva”. d. Para que a B&D alcance seus resultados na sua estratégia de distribuição de rações qual seria o tipo de distribuição mais adequado? “Intensiva, Exclusiva ou Seletiva”? Por quê? PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing REFERENCIAS: BOAS, E. P. V. Estratégia empresarial e Negociação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. CHOPRA, S.; MEINDL, P. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. DALLEDONNE, J. Negociação: como estabelecer diálogos. Rio de Janeiro: LTC, 2009. KOTLER P, KEVIN L. K., Administração de Marketing – São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012. POZO, H. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: um enfoque para os cursos superiores de tecnologia. São Paulo: Atlas, 2015. PRIMO, A. Interney. Blogs como micromídia digital: elementos para o estudo do encadeamento midiático. In: 17° Encontro Anual de Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2008, São Paulo. Anais...São Paulo, 2008, p. 1 - 17. ROCHA, Ivone. A. VALIM, Rodrigo. D. Marketing Digital. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional. S.A, 2018. WANKE, P. F. Logística e transporte de cargas no brasil: produtividade e eficiência no século XXI. São Paulo: Atlas, 2010. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: 1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano. 2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano. 3. Sumário 4. Título: Título do trabalho. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing 5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página). 6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo: a. Passo 1 b. Passo 2 7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor. 8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências. 9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento etc. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing c) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor presencial. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembrese que é responsabilidade do aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (aluno líder), bem como acompanhar a inserção da atividade; d) Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo o grupo fica prejudicado; e) A postagem do arquivo final relacionado a PTG no AVA deve ser em um único arquivo, pelo aluno líder, formato .DOC (Word ou editor de textos); f) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso o grupo encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente; g) O grupo deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade; h) O trabalho será realizado em grupos composto por no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes, do mesmo curso e mesmo semestre; i) A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo, nome do polo, nome do tutor de sala e nome do tutor a distância; j) Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita; k) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico; l) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e o seu tutor à distância; m) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Marketing n) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e correção das atividades em seu AVA. CRITÉRIO AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico. Critério Significado Valor/peso Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara. 50% (10% por passo) Riqueza de argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista. 20% Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. 10% Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. 10% Bom trabalho a todos! Equipe de Professores.

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