Ciências Contábeis 5 e 6 Sem Município Vitalidade

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Curso: Ciências Contábeis
Curso:
Ciências Contábeis
Semestre: 5º/6º semestre Disciplinas
 Análise Das Demonstrações Contábeis
 Contabilidade Social e Ambiental
 Contabilidade do Setor Público
 Noções de Atuária
 Práticas Contábeis II Professores
 Paulo Alexandre da Silva Pires
 Eric Ferreira dos Santos
 Regis Garcia Competências:
 Aplicar os processos de análise vertical e horizontal nas demonstrações contábeis.
 Analisar a solvência orçamentária em entidades do setor público.
 Desenvolver reflexões econômicas financeiras nas operações de seguros.
 Proporcionar ao aluno uma perspectiva dos aspectos socioambientais no contexto das aplicações contábeis.
 Conhecer e praticar as obrigações relacionadas ao e-Social sob a perspectiva das empresas e das informações geradas como suporte às decisões de políticas públicas. Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
 Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.
 Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.
 Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.
 Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
 Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.
 Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas ao egresso do curso.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
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Seja bem-vindo a este semestre!
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PTI) terá como temática o caso do “Município Vitalidade”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do trabalho. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.
Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.
Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerada a seguinte problemática: “Caso: Análise Orçamentária, Financeira e Socioambiental do Município Vitalidade na construção de um Hospital Municipal em tempos de Pandemia” apresentada na sequência.
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SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Caso: Análise Orçamentária, Financeira e Socioambiental do Município Vitalidade na construção de um Hospital Municipal em Tempos de Pandemia
Caros Alunos,
Sejam muito bem-vindos a esta Produção Textual que tem como temática “Caso: Análise Orçamentária, Financeira e Socioambiental do Município Vitalidade na construção de um Hospital Municipal em Tempos de Pandemia”. Este tema possibilita a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.
Preservar a saúde financeira das instituições públicas constitui relevante requisito para o fornecimento, de forma adequada e ininterrupta, de diferentes tipos de serviços públicos que satisfaçam as necessidades e garantam o bem-estar da população. Uma condição financeira saudável deve ser um dos objetivos visados pelas entidades públicas, no intuito de realizar suas funções essenciais de educação, segurança, assistência social, saúde e saneamento básico, bem como atender suas necessidades de investimentos em bens de infraestrutura, o cumprimento de obrigações financeiras de curto prazo e realização dos pagamentos dos serviços da dívida.
A Pandemia da Covid-19 trouxe à tona uma preocupação maior em relação a área da saúde pública para os gestores públicos de Vitalidade, especialmente depois que foi constatado uma elevação do número de casos de contaminados na cidade. Por causa disso, a secretaria de planejamento do Município Vitalidade apresentou um projeto ao legislativo e este aprovou a lei, dispondo sobre a abertura de crédito adicional referente ao término do exercício anterior. Essa lei dispõe sobre a abertura de crédito especial para a construção de um hospital municipal, que se chamará Coração Oscilante, no valor estimado de R$ 5.000 milhões com recursos obtidos mediante empréstimo junto à Caixa Econômica Federal (CEF). Em decorrência da valorização regional no local onde este hospital estará sendo construído, espera-se que haja pequenos incrementos na arrecadação do IPTU.
Os hospitais são considerados como organizações complexas para a prestação de atividades de alta relevância na sociedade, por isso, apresentam patamares significativos de gastos. Os hospitais têm como função a internação, o diagnóstico e o tratamento de pessoas que necessitam de assistência médica diária e de cuidados constantes de enfermagem,
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restaurando a saúde e prevenindo doenças. A restauração da saúde, considerada função principal de um hospital, inclui o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação física, mental e social do paciente, além dos casos de emergência.
Por prezar pelas condições adequadas na área de saúde, o Município Vitalidade tem buscado contribuir em etapas como o preparo do plano estratégico até a avaliação de desempenho e consequentes correções, pois sabe que o funcionamento dos órgãos de saúde depende de um Sistema de Informações (SI) consistente que permita aplicar controles financeiro e operacional. O controle financeiro está associado ao acompanhamento dos recursos financeiros aplicados na prestação de serviços. O controle operacional está inerente ao monitoramento da quantidade dos recursos aplicados na prestação de serviços e da forma como são geridos. Esses dois tipos de controles são fundamentais que o Município possa ter condições claras de oferecer assistência de saúde à população.
Quando se trata de saúde pública, contadores e consultadores ficam naturalmente preocupados com o possível aumento crescente dos gastos dedicados à saúde e seu aparente baixo nível de eficácia. Isso reforça que a contabilidade deve exercer o seu papel para apresentar, de maneira adequada e evidenciada, a atual saúde financeira das entidades públicas à população e a todos que dela se interessem, auxiliando no processo de tomada de decisão. As iniciativas públicas como a de construir um novo hospital devem ter reflexos em caráter orçamentário, financeiro e socioambiental
A atuação governamental local precisa ser sustentável, pois grande parte dos serviços de interesses públicos depende disso e são essenciais. Do ponto de vista financeiro, situações de desequilíbrio fiscal no Município, por exemplo, podem impactar nas suas próprias condições financeiras, o que prejudica a relação orçamentária de equilíbrio entre receitas e despesas. Nesse ponto, a saúde financeira é um processo mutável e adaptável de tomada de decisão que exige conhecimentos de funções, serviços e práticas.
Por meio das informações orçamentárias é possível avaliar a condição financeira do Município de Vitalidade nos anos de 2019 e 2020. Diante disso, você é convidado a conhecer algumas situações orçamentárias, financeiras e socioambientais da localidade. Para isso, calcule, analise, conceitue, reflita e realize o que se pede.
Vamos iniciar os trabalhos!
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A análise das demonstrações contábeis passa por etapas que para agregar confiabilidade nas análises e, posteriormente, assertividade nas conclusões e decisões tomadas pelos analistas, gestores e administradores.
Para iniciar as análises, um questionamento que deve ser feito é: “quais conclusões se quer chegar analisando os dados contábeis do Município Vitalidade? ”.
O objetivo primário de análise é verificar o comportamento contábil e financeiro, ao longo dos anos apresentados (2019 e 2020), dos elementos que compõem as demonstrações (Balanço Orçamentário) do Município Vitalidade. Para isso, deve-se realizar a análise horizontal das demonstrações apresentadas.
A análise vertical, em consonância com a análise horizontal, proporciona uma visão acurada e holística das peças contábeis, aumentando a capacidade informacional dos demonstrativos, dando ao usuário da informação mais clareza e facilidade na interpretação.
Outra forma de se fazer a análise do Balanço Orçamentário é definir apenas um período e deter-se sobre as variações da previsão e da execução orçamentária. Nesse caso, os principais procedimentos de análise consistem em relacionar as informações constantes nas colunas das receitas com as informações dispostas nas colunas das despesas, identificando-se o desempenho da arrecadação, o desempenho do gasto, o comportamento do resultado de previsão, o desempenho da execução orçamentária e a posição da execução financeira da despesa.
Neste trabalho, além dos cálculos, é fundamental que busque realizar uma análise descritiva dos resultados encontrados. O seu parecer de análise deve buscar evidenciar de forma clara os resultados mais relevantes encontrados nas análises relativas ao Município Vitalidade e ao hospital que está construindo. O Quadro a seguir ajudará a você a ter uma visão geral sobre as informações que encontrará neste portfólio. Tabela 1
Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Receita Orçamentária Tabela 2
Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Despesa Orçamentária Tabela 3
Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Receita Orçamentária Tabela 4
Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Despesa Orçamentária Tabela 5
Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Receita Orçamentária Tabela 6
Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Despesa Orçamentária Tabela 7
Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Receita Orçamentária Tabela 8
Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária
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Tabela 9
Lista de Indicadores de Execução da Receita Orçamentária Tabela 10
Lista de Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária Tabela 11
Informações sobre a Receita Orçamentária Tabela 12
Informações sobre a Despesa Orçamentária com destaque do crédito destinado ao hospital
A análise comparativa temporal das receitas e das despesas orçamentárias é realizada por meio da análise horizontal e vertical do balanço orçamentário. Essas análises visam compreender a evolução e a representatividade dos itens mais expressivos. Nesse sentido, as Tabelas 1 e 2 apresentam o Balanço Orçamentário do Município Vitalidade.
Tabela 1 - Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Receita Orçamentária RECEITAS REALIZADAS 2019 AV (%) AH (%) 2020 AV (%) AH (%) RECEITAS CORRENTES 65.606.815 100,0 75.900.841
RECEITA TRIBUTÁRIA
13.832.015
100,0
16.435.428
Impostos
12.839.313
100,0
15.295.935
Taxas
959.881
100,0
1.101.035
Contribuições de Melhoria
32.821
100,0
38.458
RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
2.024.126
100,0
2.331.605
RECEITA PATRIMONIAL
1.766
100,0
1.852
RECEITA AGROPECUÁRIA
1.606.303
100,0
2.230.433
RECEITA INDUSTRIAL
44.419
100,0
27.794
RECEITA DE SERVIÇOS
1.631.431
100,0
1.821.594
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
43.691.721
100,0
49.719.258
OUTRAS RECEITAS CORRENTES
2.775.034
100,0
3.332.877
RECEITAS DE CAPITAL 3.613.013 100,0 3.140.888
OPERAÇÕES DE CRÉDITO
674.226
100,0
885.106
Operações de Crédito Internas
386.235
100,0
568.599
Operações de Crédito Externas
287.991
100,0
316.507
ALIENAÇÃO DE BENS
272.475
100,0
141.681
AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS
36.924
100,0
40.190
TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL
2.198.035
100,0
1.913.206
OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
431.353
100,0
160.705
SUBTOTAL
69.219.828
100,0
79.041.729
TOTAL 69.219.828 100,0 79.041.729
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Tabela 2 - Balanço Orçamentário do Município Vitalidade de 2019 e 2020 – Despesa Orçamentária Despesas Realizadas 2019 AV (%) AH (%) 2020 AV (%) AH (%) DESPESAS CORRENTES 58.855.499 100,0 67.088.770
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
29.190.711
100,0
33.641.899
JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA
992.940
100,0
1.101.762
OUTRAS DESPESAS CORRENTES
28.671.848
100,0
32.345.109
DESPESAS DE CAPITAL 9.166.074 100,0 10.447.966
INVESTIMENTOS
7.416.222
100,0
8.589.938
INVERSÕES FINANCEIRAS
331.637
100,0
166.956
AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA
1.418.215
100,0
1.691.072
SUBTOTAL
68.021.573
100,0
77.536.736
SUPERÁVIT
1.198.255
100,0
1.504.993
TOTAL 69.219.828 100,0 79.041.729
ATIVIDADE 1
Diante das informações apresentadas nas Tabelas 1 e 2, realize o que se pede:
a) Realize a análise vertical (AV) e horizontal (AH) do Balanço Orçamentário (BO), calculando devidamente os percentuais.
b) Com base nas demonstrações apresentadas, bem como, nos indicadores de AV e AH calculados, escreva um parecer de análise considerando os anos de 2019 e 2020 de no máximo uma página.
Aprenda mais sobre Análise Horizontal e Vertical
“As duas principais características de análise de uma empresa são a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins. Dessa maneira, pode-se afirmar que o critério básico que norteia a análise de balanços é a comparação. [...] A comparação dos valores entre si e com outros de diferentes períodos oferecerá um aspecto mais dinâmico e elucidativo à posição estática das demonstrações contábeis. Esse processo de comparação, indispensável ao conhecimento da situação de uma empresa, é representado pela análise horizontal e pela análise vertical.” (ASSAF NETO, 2020, p. 107).
Referência
Acesso
ASSAF NETO, Alexandre. Estrutura e análise de balanços: um enfoque econômico-financeiro. 12. ed. São Paulo: Atlas, 2020.
https://bit.ly/3B4XdMK
Observação: para visualizar este livro, é necessário primeiro estar logado no site da biblioteca e ter acessado a “Minha Biblioteca”.
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Tabela 3 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Receita Orçamentária RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS Receita Prevista Receita Realizada Saldo RECEITAS CORRENTES 64.854.464 65.606.815 752.351
RECEITA TRIBUTÁRIA
13.606.657
13.832.015
225.358
Impostos
12.539.297
12.839.313
300.016
Taxas
1.032.040
959.881
(72.159)
Contribuições de Melhoria
35.320
32.821
(2.499)
RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
1.839.965
2.024.126
184.161
RECEITA PATRIMONIAL
1.720
1.766
46
RECEITA AGROPECUÁRIA
1.639.056
1.606.303
(32.753)
RECEITA INDUSTRIAL
38.041
44.419
6.378
RECEITA DE SERVIÇOS
1.572.059
1.631.431
59.372
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
42.354.952
43.691.721
1.336.769
OUTRAS RECEITAS CORRENTES
3.802.014
2.775.034
(1.026.980) RECEITAS DE CAPITAL 3.395.500 3.613.013 217.513
OPERAÇÕES DE CRÉDITO
674.226
674.226

Operações de Crédito Internas
386.235
386.235

Operações de Crédito Externas
287.991
287.991

ALIENAÇÃO DE BENS
256.031
272.475
16.444
AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS
40.190
36.924
(3.266)
TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL
1.995.030
2.198.035
203.005
OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
430.023
431.353
1.330 TOTAL 68.249.964 69.219.828 969.864
Tabela 4 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2019 – Despesa Orçamentária Despesas Realizadas Despesas Prevista Despesas Empenhada Despesas Liquidada Despesas Pagas Saldo DESPESAS CORRENTES 58.897.019 58.855.499 58.855.499 51.597.863 41.520
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
29.203.049
29.190.711
29.190.711
26.245.888
12.338
JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA
992.940
992.940
992.940
992.940

OUTRAS DESPESAS CORRENTES
28.701.030
28.671.848
28.671.848
24.359.035
29.182 DESPESAS DE CAPITAL 10.077.090 9.166.074 9.166.074 7.839.611 911.016
INVESTIMENTOS
8.320.033
7.416.222
7.416.222
6.089.759
903.811
INVERSÕES FINANCEIRAS
334.040
331.637
331.637
331.637
2.403
AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA
1.423.017
1.418.215
1.418.215
1.418.215
4.802
RESERVA DO RPPS
10.720



10.720
RESERVA DE CONTINGÊNCIA
830



830
SUBTOTAL
68.985.659
68.021.573
68.021.573
59.437.474
964.086 TOTAL 68.985.659 68.021.573 68.021.573 59.437.474 964.086
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Tabela 5 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Receita Orçamentária RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS Receita Prevista Receita Realizada Saldo RECEITAS CORRENTES 74.099.738 75.900.841 1.801.103
RECEITA TRIBUTÁRIA
15.084.597
16.435.428
1.350.831
Impostos
14.134.941
15.295.935
1.160.994
Taxas
901.036
1.101.035
199.999
Contribuições de Melhoria
48.620
38.458
(10.162)
RECEITA DE CONTRIBUIÇÕES
2.300.941
2.331.605
30.664
RECEITA PATRIMONIAL
1.740
1.852
112
RECEITA AGROPECUÁRIA
2.123.430
2.230.433
107.003
RECEITA INDUSTRIAL
28.040
27.794
(246)
RECEITA DE SERVIÇOS
1.720.593
1.821.594
101.001
TRANSFERÊNCIAS CORRENTES
49.520.254
49.719.258
199.004
OUTRAS RECEITAS CORRENTES
3.320.143
3.332.877
12.734 RECEITAS DE CAPITAL 2.106.379 3.140.888 1.034.509
OPERAÇÕES DE CRÉDITO
885.106
885.106

Operações de Crédito Internas
568.599
568.599

Operações de Crédito Externas
316.507
316.507

ALIENAÇÃO DE BENS
156.030
141.681
(14.349)
AMORTIZAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS
40.190
40.190

TRANSFERÉNCIAS DE CAPITAL
895.030
1.913.206
1.018.176
OUTRAS RECEITAS DE CAPITAL
130.023
160.705
30.682 TOTAL 76.206.117 79.041.729 2.835.612
Tabela 6 - Balanço Orçamentário Detalhado do Município Vitalidade de 2020 – Despesa Orçamentária Despesas Realizadas Despesas Prevista Despesas Empenhada Despesas Liquidada Despesas Pagas Saldo DESPESAS CORRENTES 67.154.898 67.088.770 67.088.770 63.727.691 66.128
PESSOAL E ENCARGOS SOCIAIS
33.930.040
33.641.899
33.641.899
31.574.624
288.141
JUROS E ENCARGOS DA DÍVIDA
1.101.762
1.101.762
1.101.762
1.101.762

OUTRAS DESPESAS CORRENTES
32.123.096
32.345.109
32.345.109
31.051.305
(222.013) DESPESAS DE CAPITAL 11.210.754 10.447.966 10.447.967 7.797.756 762.787
INVESTIMENTOS
9.320.033
8.589.938
8.589.938
5.939.727
730.095
INVERSÕES FINANCEIRAS
166.957
166.957
166.957
166.957

AMORTIZAÇÃO DA DÍVIDA
1.723.764
1.691.072
1.691.072
1.691.072
32.692
RESERVA DO RPPS
13.720



13.720
RESERVA DE CONTINGÊNCIA
830



830
SUBTOTAL
78.380.202
77.536.737
77.536.737
71.525.447
843.465 TOTAL 78.380.202 77.536.737 77.536.737 71.525.447 843.465
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A maneira mais comum utilizada pelas empresas privadas para avaliar seu resultado é a aplicação de indicadores do lucro do período e sua relação com vendas, patrimônio líquido, investimentos e outros itens patrimoniais. No setor público a perspectiva é outra: o foco está em avaliar se os recursos que a sociedade disponibiliza para a execução dos serviços públicos estão alcançando seus propósitos. Por isso, no setor público, uma importante medida de desempenho da gestão é expressa pelo Resultado da Execução Orçamentária (REO). O resultado favorável da execução orçamentária sinaliza um índice de solvência de curto prazo que demonstra a capacidade da entidade em produzir receita suficiente para atender as necessidades da população.
Assim, buscando avaliar o comportamento da REO, apresenta-se a seguir a análise pontuais do orçamento público mediante indicadores que são calculados a partir dos dados dos Balanços Orçamentários do Município Vitalidade para 2019 e 2020. Esses indicadores revelam o comportamento de execução da receita orçamentária, comportamento de execução da despesa orçamentária e o desempenho orçamentário.
Informe-se que este tipo de análise e cálculo de indicadores normalmente é realizada sob o ponto de vista de um analista externo. Por causa disso, às vezes, pode haver limitações informacionais ou ausência de informações sobre fatores explicativos importantes do orçamento que impactam a condição financeira de um Município.
Indicadores de Receita Orçamentária
A análise orçamentária sob o aspecto da receita visa identificar o desempenho da arrecadação da receita, bem como a relevância dos ingressos de recursos operacionais e de capital. A Tabela 7 evidencia as fórmulas de cálculo desses indicadores para o Município.
Desempenho da arrecadação: o indicador de desempenho da arrecadação ou eficiência da receita evidencia a relação entre a receita realizada e a receita prevista. Esse indicador revela se o orçamento da receita apresentou excesso de arrecadação efetivo para atender ações inicialmente não autorizadas no orçamento sem comprometer a condição financeira da entidade. Quando o índice está acima de 1,0, mostra que houve excesso de arrecadação; quando está abaixo de 1,0, mostra que houve insuficiência de arrecadação. Logo, quanto maior o resultado desse indicador, melhor será a condição financeira do governo.
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Desempenho relativo da arrecadação: esse indicador mostra a representatividade do excesso ou insuficiência de arrecadação sobre a receita corrente. Uma relação baixa desse indicador revela ineficiência nos procedimentos de arrecadação da receita orçamentária. Discrepâncias recorrentes verificadas nesse indicador ao longo dos anos revelam mudanças ocorridas na economia ou técnicas de estimação imprecisas.
Eficiência na arrecadação de impostos: esse indicador mostra o esforço do governo na cobrança dos impostos de sua competência. Ele demonstra o esforço da administração pública em arrecadar todos os tributos de competência do governo previstos no orçamento anual. Uma relação alta desse indicador sinaliza o trabalho da gestão tributária no sentido de fazer adentrar ao caixa da entidade recursos próprios para atender as necessidades da sociedade, contribuindo, de maneira positiva, para a condição financeira das entidades governamentais.
Participação da receita corrente: esse indicador mostra a representatividade das receitas correntes em relação ao total das receitas arrecadadas. Uma relação alta desse indicador revela a capacidade da entidade em autofinanciar suas operações sem recorrer a operações de crédito.
Participação da receita de capital: esse indicador mostra a participação das receitas de capital em relação à receita total do governo. Uma relação alta desse indicador revela que as ações governamentais estão sendo financiadas por meio do endividamento e/ou por recursos transferidos de esferas superiores. Quanto maior o resultado desse indicador, mais dependente é o governo de recursos externos para investimentos.
Tabela 7 – Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Receita Orçamentária Fórmulas dos Indicadores de execução da receita orçamentária Desempenho de arrecadação
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 Desempenho relativo da arrecadação
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙−𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 Eficiência na arrecadação de impostos
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐼𝑚𝑝𝑜𝑠𝑡𝑜𝑠 𝐴𝑟𝑟𝑒𝑐𝑎𝑑𝑎𝑑𝑜𝑠𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐼𝑚𝑝𝑜𝑠𝑡𝑜𝑠 Participação da receita corrente
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 Participação da receita de capital
𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝑅𝑒𝑎𝑙𝑖𝑧𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
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Indicadores de Despesa Orçamentária
A análise orçamentária sob o aspecto da despesa visa identificar o desempenho da execução da despesa, a relevância dos dispêndios correntes e de capital e o grau de cobertura dos créditos adicionais. A Tabela 8 evidencia as fórmulas de cálculo desses indicadores para o Município.
Desempenho da despesa orçamentária: esse indicador evidencia a relação entre a despesa executada, isto é, a despesa empenhada, e a despesa fixada (despesa prevista). Resultado menor do que um mostra que houve economia orçamentária; resultado igual a um mostra uma situação de equilíbrio; e resultado acima de um revela que houve execução de despesas sem autorização legal.
Desempenho relativo da despesa: esse indicador mostra a representatividade da economia orçamentária (despesa prevista – despesa realizada liquidada), se existente, em relação à despesa orçamentária (liquidada) total. Ele revela a proporção do saldo orçamentário sobre o orçamento de gastos.
Participação da despesa corrente: esse indicador mostra a participação da despesa corrente em relação à despesa total, revelando quanto dos gastos totais é representado por despesas operacionais destinadas à manutenção da entidade. As despesas operacionais são representadas por gastos com pessoal e encargos sociais, juros e encargos da dívida e outras despesas correntes.
Participação da despesa de capital: esse indicador mostra a participação relativa das despesas de capital em relação à despesa total (liquidada). Uma relação alta desse indicador sugere alto nível de investimentos realizados pelo governo. Como as despesas de capital incluem gastos com amortização de dívidas, recomenda-se calcular o indicador de participação dos investimentos (investimentos/despesa total) para obter o nível de investimentos realizados em bens de infraestrutura e bens operacionais.
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Tabela 8 – Lista de Fórmulas dos Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária Fórmulas dos Indicadores de execução da despesa orçamentária Desempenho da despesa orçamentária
𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐸𝑚𝑝𝑒𝑛ℎ𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 Desempenho relativo da despesa
𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝑃𝑟𝑒𝑣𝑖𝑠𝑡𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙−𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐸𝑚𝑝𝑒𝑛ℎ𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 Participação da despesa corrente
𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝐶𝑜𝑟𝑟𝑒𝑛𝑡𝑒 𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙 Participação da despesa de capital
𝐷𝑒𝑠𝑝𝑒𝑠𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑑𝑒 𝐶𝑎𝑝𝑖𝑡𝑎𝑙 𝑅𝑒𝑐𝑒𝑖𝑡𝑎 𝐿𝑖𝑞𝑢𝑖𝑑𝑎𝑑𝑎 𝑇𝑜𝑡𝑎𝑙
ATIVIDADE 2
Diante das informações apresentadas, realize o que se pede:
c) Com base nas Tabelas 3, 4, 5 e 6, calcule os indicadores listados nas Tabelas 7 e 8. E apresente o resultado deles nas tabelas abaixo.
Tabela 9 – Lista de Indicadores de Execução da Receita Orçamentária
INDICADORES DA EXECUÇÃO DA RECEITA ORÇAMENTÁRIA 2019 2020 Desempenho de arrecadação
Desempenho relativo da arrecadação
Eficiência na arrecadação de impostos
Participação da receita corrente
Participação da receita de capital
Tabela 10 – Lista de Indicadores de Execução da Despesa Orçamentária
INDICADORES DA EXECUÇÃO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 2019 2020 Desempenho da despesa orçamentária
Desempenho relativo da despesa
Participação da despesa corrente
Participação da despesa de capital
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A análise orçamentária revela o status da posição operacional da entidade por meio dos resultados da execução orçamentária. Esses resultados, seja de natureza positiva; seja de natureza negativa, influenciam a condição financeira governamental do Município Vitalidade na medida em que impactam os fluxos de caixa, o nível de liquidez e a solvência de curto prazo do governo. A análise de indicadores ajuda a detectar as seguintes situações:
1. se o orçamento foi aprovado com equilíbrio e executado com resultado favorável;
2. o desempenho na execução das receitas e despesas;
3. a cobertura dos créditos adicionais;
4. a necessidade de financiamento governamental;
5. a capacidade de geração interna de recursos;
6. a capacidade de pagamento da dívida;
7. o limite de gastos com pessoal.
ATIVIDADE 3
Diante das informações apresentadas, realize o que se pede:
d) Com base nos indicadores calculados, escreva uma análise sobre eles de pelo menos uma página.
O planejamento orçamentário do Município Vitalidade para o exercício de 2021 aponta os gastos estimados para os programas governamentais, relativos à saúde, na seguinte ordem: $ 30.000 milhões para despesas correntes com gastos de pessoal e R$ 5.000 milhões para despesas de capital. As receitas correntes estimadas atingem R$ 40.000 milhões, sendo R$ 10.000 milhões provenientes de impostos e R$ 30.000 milhões de transferências correntes. As receitas de capital no valor de R$ 30.000 são representadas por operações de crédito.
A secretaria de planejamento do Município prepara a construção de um hospital municipal no valor estimado de R$ 5.000 milhões com recursos obtidos por meio de empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, tendo sido executados apenas R$ 2.000 milhões (vide Crédito Especial 10 na Tabela 12). O subsistema orçamentário contábil evidencia as informações relativas à fixação dos gastos por meio de créditos especiais, demonstradas nas Tabelas 11 e 12.
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Tabela 11 – Informações sobre a Receita Orçamentária RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS Receita Prevista Receita Realizada (arrecadada) Saldo
RECEITAS CORRENTES
40.000
47.000
7.000
Receita tributária
10.000
13.000
3.000
Transferências correntes
30.000
34.000
4.000
RECEITAS DE CAPITAL
30.000
31.000
1.000
Operações de Crédito
Previstas no orçamento
30.000
25.000
(5.000)
Do exercício anterior

1.000
1.000
Do exercício atual

5.000
5.000
Total
70.000
78.000
8.000
Tabela 12 – Informações sobre a Despesa Orçamentária com destaque do crédito destinado ao hospital DESPESAS ORÇAMENTÁRIAS Despesa Prevista (Fixada) Despesa Empenhada (Realizada) Saldo DESPESAS CORRENTES 57.000 55.000 2.000
Pessoal
30.000
28.000
2.000
Créditos reabertos
Crédito especial 10 3.000 3.000 –
Créditos abertos
Crédito especial 1
5.000
5.000

Crédito especial 2
7.000
7.000

Crédito especial 3
4.000
4.000

Crédito especial 4
5.000
5.000

Crédito extraordinário
3.000
3.000
– DESPESAS DE CAPITAL 35.000 35.000 –
TOTAL
92.000
90.000
2.000
ATIVIDADE 4
Diante das informações apresentadas, realize o que se pede:
e) Considerando os dados orçamentário que foram apresentados, explique a finalidade dos Créditos Especiais e sua importância para o Munícipio Vitalidade no momento de Pandemia.
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A Constituição Federal Brasileira destaca o direito que todos têm ao meio ambiente equilibrado, servindo a coletividade. Conforme o Artigo 225:
Artigo 225 da Constituição Federal
“todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.”
Referência
Acesso
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988
https://bit.ly/3z7Set3
Destaca ainda no parágrafo 1° que para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público: preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas; preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético definir, em todas as unidades da Federação, espaços territoriais e seus componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e a supressão permitidas somente através de lei, vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção; exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação do meio ambiente, estudo prévio de impacto ambiental, a que se dará publicidade; controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente; promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente; proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.
A construção do hospital municipal Coração Oscilante, traz algumas preocupações, pois o setor de serviços apresenta uma variedade de aspectos ambientais que, dependendo da atividade, podem se transformar em impactos significativos ao meio ambiente. Seus usuários estão diariamente consumindo recursos como energia e água, gerando grande quantidade de resíduos sólidos e efluentes.
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A atividade hospitalar está entre as inúmeras modalidades de serviços que pode desempenhar um papel central na mitigação ou expansão dos impactos socioambientais associados ao setor. Os hospitais, entre todas as atividades de serviços, são um dos principais consumidores de energia elétrica, além de gerarem quantidade significativa de resíduos. Nesse contexto, a ecoeficiência constitui uma ferramenta essencial para que também as atividades hospitalares possam conciliar maior eficiência econômica e menor impacto ambiental. Por essas e outras questões, o hospital precisará obter uma Licença Ambiental, que para ser obtida, dependerá de Estudo prévio de Impacto ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (RIMA). O licenciamento ambiental está previsto nos vários níveis de competência pública, inclusive a municipal, em função do âmbito de abrangência do impacto ambiental.
Atividades modificados do meio ambiente exigem o EIA e RIMA
“Os impactos causados por grandes empreendimentos são mais perceptíveis e os efeitos que geram são, via de regra, mais significativos. Entre as atividades modificadoras do meio ambiente que dependem da elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) estão, entre outras: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos, oleodutos, gasodutos, emissários de esgotos sanitários, barragens, aterros sanitários, complexos e unidades industriais, zonas e distritos industriais, projetos agropecuários etc”. (DIAS, 2010, p. 75)
Referência
Acesso
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
https://bit.ly/3knzAZV
Observação: para visualizar este livro, é necessário primeiro estar logado no site da biblioteca e ter acessado a “Minha Biblioteca”.
Os gestores do munícipio Vitalidade também defende a ideia de que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e tem uma preocupação com as empresas, pessoas e com o meio ambiente, diante disso, quer saber mais sobre impactos ambientais seus detalhes.
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ATIVIDADE 5
Os gestores solicitam a você que responda aos questionamentos:
f) No que tange aos aspectos ambientais, qual é o significado das siglas EIA e RIMA?
g) Qual é o significado de EIA e a RIMA?
h) Quem deve elaborar o EIA? Cite 3 informações que esse estudo deve conter.
i) Qual é o conceito de passivo ambiental?
j) Como os passivos ambientais são divididos?
k) Explique o vem a ser as Tecnologias mais limpas?
Os seguros têm uma participação significativa no Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. O país conta com mais de 80 tipos de seguros, contudo existem aqueles com maior destaque. As modalidades de seguros foram se desenvolvendo e atendendo à evolução e crescimento do Brasil, e, assim, atendendo a todas as esferas e camadas sociais, em busca da proteção à vida, ao patrimônio e, entendemos também, às finanças.
Curiosidade – Risco de suprimentos
Risco de suprimento – refere‐se ao acesso a insumos para o projeto em quantidades, qualidade, preço e prazos. Por exemplo: um hospital que precisa de tubos de oxigênios e maquinários enfrenta o risco de falta desse recurso, aumento de seu preço, falhas no seu transporte ou na entrega, desvios de qualidade que podem causar danos ao equipamento ou à sua eficiência [Adaptado de Schalch (2010, p. 317)]
Referência
Acesso
SCHALCH, Debora. Seguros e resseguros: aspectos técnicos, jurídicos e econômicos. São Paulo: Saraiva, 2010
https://bit.ly/2VNZcVF
SUSEP. Glossário. Acesso em: jul. 2021.
https://bit.ly/3hHF0x1
Observação: para visualizar este livro, é necessário primeiro estar logado no site da biblioteca e ter acessado a “Minha Biblioteca”.
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A construção do hospital vai exigir que equipamentos médicos especializados sejam adquiridos e transportados para o Município Vitalidade. Nesse sentido, está previsto não apenas gastos com transporte, mas com os seguros de transporte de cargas. O gestor que está conduzindo a construção do hospital aguarda pela apólice de seguros para dar procedimento a outras operações. O seguro de transporte de cargas é um tipo de seguro de ramos elementares que busca a garantia de perdas e danos, ou responsabilidades advindas de riscos diversos que possam afetar bens, obrigações, responsabilidades, direitos e garantias.
ATIVIDADE 6
Diante da necessidade de segurança no transporte do equipamento hospitalar até a região do Município, pede-se:
l) Explique o objetivo da contratação do seguro de transporte de cargas pelo Município.
m) Comente sobre a importância da apólice de seguros para a gestão patrimonial dos recursos do Município.
Os agentes públicos, sejam municipais - como é o caso do Município Vitalidade, estadual ou Federal dependem da arrecadação para suprir as demandas financeira e sociais.
O processo arrecadatório, por sua vez, deriva obrigações acessórias que tem por finalidade garantir a correção em relação aos valores arrecadados, bem como gerar informações úteis que possam apoiar o processo de decisão. Neste caso, em especial, as obrigações acessórias visam subsidiar as decisões que envolvem as políticas públicas nas diversas áreas de interesse da sociedade.
Dentre as obrigações acessórias no nível Federal, por exemplo, está o que se denomina de e-Social. Ela visa centralizar as informações relacionadas às relações de trabalho e emprego no setor privado.
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O que representa o eSocial?
O eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas, instituído pelo Decreto nº 8373/2014, é um sistema onde os empregadores passarão a comunicar ao Governo, de forma unificada, as informações relativas aos trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais e informações sobre o FGTS.
Vejam mais sobre o conceito e objetivos do e-Social no artigo “Conteúdo Trabalhista – O que é o e-Social"
Referência
Acesso
CONTABEIS. Conteúdo Trabalhista: o que é eSocial. Acesso em: jul. 2021
https://bit.ly/3wFIHrj
Uma empresa, por exemplo, tributada pelo Lucro Real está obrigada a enviar o e-Social. A entrega desta declaração é um requisito para que se obtenha a Certidão Negativa de Débito (CND) que é exigida pelos órgãos públicos para tomarem serviços ou adquirirem produtos ou mercadorias de terceiros por meio de edital ou licitação públicas.
Vamos analisar uma situação relacionada ao Município Vitalidade.
Como o novo Hospital envolverá a contratação de uma série de serviços e insumos, certamente a Secretaria responsável pelas aquisições irá exigir das empresas concorrentes as respectivas CNDs dos vários órgãos públicos nos níveis Municipal, Estadual e Federal.
Sendo assim, o e-Social destas empresas deverá estar devidamente entregue. Baseado nesta afirmação, realize a atividade proposta a seguir.
ATIVIDADE 7
Considerando as informações apresentadas, responda:
n) Quais as obrigações acessórias que o e-Social visa centralizar?
o) Qual o prazo para entrega do eSocial?
p) Quem está obrigado a declarar o eSocial?
q) Empresas que não apresentam movimento, precisam declarar o e-Social?
r) Qual o prazo para a implementação do e-Social simplificado?
s) Quais entidades não estão obrigadas à entrega do e-Social?
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ATIVIDADE 8 – Relatório de Trabalho
Você deve elaborar uma conclusão geral de aproximadamente 10 linhas sobre os assuntos estudados neste trabalho.
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REFERÊNCIAS INDICADAS
AMARAL, C. T.; TINOCO, J. E. P; CLARO, J. A. C. S; MACHADO, D. P.; MARTINS, V. Q. Análise das Demonstrações Contábeis e Indicadores Sociais da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE–GT), REFAE- Revista da Faculdade de Administração e Economia, v. 4, n. 2, p. 2-24, 2013. Disponível em:
< http://repositorio.furg.br/handle/1/5730 >. Acesso em: jul. 2021.
CARVALHO, A.C.; CARVALHO, D.F.; AIRES, A.P.A. O déficit do sistema previdenciário brasileiro: análise econômica para o período de 1995-2018. Espacio Abierto Cuaderno Venezuelano de Sociologia. Vol. 28, nº 3: pp. 129-172, jul-set/2019. Disponível em: < https://dialnet.unirioja.es/descarga/articulo/7051683.pdf >. Acesso em: jul. 2021.
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788547208325/cfi/0 >. Acesso em jul. 2021.
DIAS, R. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597011159/ >. Acesso em jul. 2021.
KASSAI, J. R.; CARVALHO, N.; KASSAI, J. R. S. Contabilidade ambiental: relato integrado e sustentabilidade. São Paulo: Atlas, 2019. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597022490/ >. Acesso em jul. 2021.
LINS, L. S. Introdução à gestão ambiental empresarial: abordando economia, direito, contabilidade e auditoria. São Paulo: Atlas, 2015. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597001082/cfi/0!/4/2@100:0.00 >. Acesso em jul. 2021.
LISBOA, Jacques Carra Vieri. A Importância Da Análise Das Demonstrações Contábeis Para Suporte As Decisões Gerenciais Das Organizações. Administração de Empresas em Revista, v. 1, n. 9, p. 159-170, 2014. Disponível em: < https://bit.ly/3wyxgBE >. Acesso em: 22 jul. 2020.
ESOCIAL: Manual de Orientação do e-Social. Disponível em: https://www.gov.br/esocial/pt-br/documentacao-tecnica/manuais/manual-de-orientacao-do-esocial-mos-v-s-1-0.pdf. Acesso em: jul. 2021.
Marion, J. C. Análise das Demonstrações Contábeis. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2019. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597021264/ >. Acesso em: jul. 2021.
MARTINS, E.; DINIZ, J. A.; MIRANDA, G. J. Análise Avançada das Demonstrações Contábeis: uma abordagem crítica. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2012. [Minha Biblioteca].
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Disponível em:< https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597014013/ > Acesso em: jul. 2021.
PADOVEZE, C.L; FRANSCISCHETTI, C.E. Contabilidade atuarial: fundamentos- seguro e previdência, contabilização e tributação, noções de cálculo atuarial. Curitiba: InterSaberes, 2019. [Biblioteca Virtual 3.0]. Disponível em: < https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/42177 > . Acesso em: jul. 2021.
RAMOS, C. P. R. INÁCIO, V. F. Contabilidade do setor público. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. 184 p.
SEDIYAMA, Gislaine Aparecida Santana; DE AQUINO, André Carlos Busanelli; LOPES, Gabriela Brandão. A difusão das mudanças na contabilidade pública em municípios. Contabilidade Vista & Revista, v. 28, n. 2, p. 78-100, 2017. Disponível em: < https://bit.ly/3jYML3j >. Acesso em: 09 jul. 2021.
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019. [Minha Biblioteca] Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597019803/first >. Acesso em: jul. 2021.
SILVA, L. M. Contabilidade governamental: um enfoque administrativo da nova contabilidade pública. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2011. [Minha Biblioteca]. Disponível em: < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522477968/cfi/0!/4/2@100:0.00 >. Acesso em: jul. 2021.
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ORIENTAÇÕES
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT: 1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano. 2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano. 3. Sumário 4. Título: Título do trabalho.
5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).
6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc. Cada Atividade será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada, como exemplo:
a. 2.1 – Atividade 1
b. 2.2 – Atividade 2
7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento, etc.
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NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens; c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato .DOCX ou .DOC (Word ou editor de textos); d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente; e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade; f) O trabalho será realizado individualmente; g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor a distância;
h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu tutor à distância;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Ciências Contábeis
j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOCX ou .DOC; k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e correção das atividades em seu AVA.
Lembre-se: seu tutor à distância está à disposição na sala do tutor ou por meio do sistema de mensagens para lhe atender em suas dúvidas e também repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Ciências Contábeis
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância:
Critério
Significado
Valor/peso
Coerência, clareza e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
10%
Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.
50%
Riqueza de argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.
20%
Conclusão
Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada.
10%
Um ótimo trabalho!
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