A liberdade religiosa Teologia

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PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso: Teologia Bacharelado PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI Curso: Teologia Semestre: 1º/ 2º Disciplinas:  Direitos Humanos  Fundamentos Antropológicos e Sociológicos  História Medieval e Moderna  História Contemporânea  Prática e Produção de textos Professores  Prof. Julho Zamarian  Prof. Elias Barreiros  Prof. Fabiane Muzardo  Profª. Érica Ramos Moimaz  Prof. Eliza Adriana Sheuer Nantes Competências:  Ser capaz de refletir teologicamente a partir de uma perspectiva inter-religiosa e interconfessional, histórica e filosófica, antropológica e sociológica, o que possibilitará assessorar as mais diversas instituições, tanto na perspectiva teórica quanto na prática. Habilidades:  Desenvolver espírito científico e pensamento reflexivo.  Adquirir senso de reflexão crítica e de cooperação que permita o desenvolvimento do saber teológico e das práticas religiosas.  Articular o saber especificamente teológico com os saberes das outras ciências, de forma interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI  Agir proativamente na promoção do diálogo, do respeito e da colaboração em relação às outras tradições religiosas e aos que não creem. Objetivos da Aprendizagem:  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PREZADO (A) ALUNO (A), Seja bem-vindo a este semestre! A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) possui como temática: A liberdade religiosa. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. De início, é importante frisar que a Constituição Federal garante em seu artigo 5°, inciso IV: Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: (...) VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI (BRASIL. Constituição Federal de 1988. Promulgada em 5 de outubro de 1988.) A primeira parte do referido dispositivo legal visa tutelar a liberdade de consciência. Nesse sentido, é necessário distinguir liberdade de consciência e liberdade de crença. Em termos jurídicos, a liberdade de consciência é a proteção constitucional da faculdade de o indivíduo formular ideias a respeito de si mesmo e do mundo que o cerca. A liberdade de consciência abrange também outras esferas do indivíduo, que podem não estar relacionadas com a religião. A liberdade de crença é aspecto ligado à liberdade religiosa. A liberdade de consciência é, assim, mais abrangente que a liberdade de crença. A liberdade religiosa é um direito humano fundamental presente na Constituição dos chamados Estados Democráticos de Direito, como é o caso do Brasil. Sua positivação foi resultado de lutas históricas, travadas principalmente a partir do século XVIII. Enquanto tal, necessita de efetivação, que se dá a partir do respeito e do combate à intolerância religiosa. Vale frisar que o termo intolerância vem do latim intolerantia, característica do que é intolerante ou repugnância. É o comportamento de caráter político ou religioso, daqueles que possuem diferentes opiniões, incomplacência e intransigência. Ainda, “[…] é o resultado do conhecimento insuficiente de um assunto. Quem vê de fora uma religião enxerga suas manifestações e não o que elas significam para o indivíduo que as professa.” (GAARDER, HELLERN, NOTAKER, 2001.p.14). A intolerância religiosa não é algo particular dos nosso tempo e suas formas de manifestação variam de acordo com a organização política, social e econômica de cada sociedade em determinado tempo e espaço. Nesse sentido: Aqueles que se atreviam a crer de forma diferente daquilo que estava estabelecido pelo poder eram tidos como inimigos; por certo, em decorrência da intolerância, ao longo da história, ficaram as marcas indeléveis de insultos, perseguições, guerras, exílios e sacrifícios cometidos em nome de uma religião. (RAMOS, Edith M. B.; ROCHA, Jefferson F. L. Liberdade religiosa como um direito fundamental: uma análise inicial. Revista do Curso de Direito, UFMA, São Luís, Ano III, n. 6, jun/dez 2013. p. 162). PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI Durante a Idade Média, por exemplo, principalmente a partir do século XI, a Cristandade (território físico e social fundado na fé e na obediência a Roma) lutou interna e externamente contra todos aqueles que fossem considerados inimigos de Cristo e que poderiam ameaçar a unidade da fé que havia se tornado a base da sociedade feudal. (TORRES, 2001). A estreita relação entre Igreja e Estado durante o medievo para compreendermos os desdobramentos desta nos períodos seguintes. Durante a Idade Média, a religião é que legitimava o poder secular e o governo afastou de sua esfera de ação as decisões concernentes ao tema religioso. Essas relações entre Igreja e Estado permaneceram inabaladas até a eclosão das guerras religiosas dos séculos XVI e XVII, que logo pôs em questionamento o princípio que considerava a unidade religiosa fundamental para a paz do reino. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação-Problema fornecerá os elementos necessários para a produção textual proposta na sequência. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Pedro é o líder religioso de sua comunidade cristã, na qual atua nessa função há dez anos. Estudioso da Teologia, Pedro tem sido referência frequente para discutir e realizar apontamentos sobre a liberdade religiosa, bem como estabelecer diálogos com outros líderes religiosos. Na última semana, a comunidade de Pedro vivenciou uma situação de intolerância religiosa em sua cidade: um grupo não identificado atacou dois terreiros de Candomblé, destruindo os templos e deixando um total de 30 feridos. Diante desse fato, o principal jornal local convidou Pedro para produzir um artigo de opinião, no qual ele pudesse estabelecer um diálogo inter-religioso, de modo a construir, criticamente, um texto de base sócio histórica com o fim de produzir reflexões sobre a intolerância religiosa. Situação-Problema PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI O desafio de Pedro, então, é elaborar o artigo de opinião de modo a construir o percurso histórico e sociológico que a intolerância religiosa firmou e, ainda, na sua função de líder religioso, estabelecer um posicionamento de respeito à diversidade religiosa e enfatizar a importância do Teólogo na conscientização das comunidades cristãs para vivenciar o diálogo inter-religioso. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A partir da leitura da situação-problema apresentada, seu desafio é se colocar no lugar de Pedro e produzir um artigo de opinião que aponte seu posicionamento sobre a liberdade religiosa embasado num percurso de caráter histórico e sociológico. Desse modo, mais do que construir um texto opinativo, você deve fundamentar teoricamente seu posicionamento para que ele seja válido e auxilie na reflexão sobre a intolerância religiosa, permitindo que haja um diálogo inter-religioso e que respeite os direitos humanos. A seguir, apresentamos algumas questões relevantes para nortear a reflexão sobre o caso relatado:  Um dos princípios básicos que norteiam a história das religiões é que ela realiza um esforço consciente de abster-se de construir suas análises a partir de juízos de valor (ou de fé)” (MATA, 2010, p. 18). A partir da citação, reflita sobre os preconceitos que na maioria das vezes leva as pessoas a fazerem juízo de valor sem conhecer ou dar oportunidade de relacionamento com as religiões diferentes, privando-se de usufruir de um grande benefício: conhecer, aprender e compartilhar ideias de religiosidades diferentes.  Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, no Artigo XVIII; “Todo ser humano tem direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto e pela observância, em público ou em particular”. Neste sentido, a Intolerância religiosa retratada na Situação-Problema rebate no limite da lei. Sendo assim, escreva sobre a importância dos Direitos Humanos e o papel que o Estado Moderno adquiriu historicamente para os direitos dos cidadãos. PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI  A intolerância religiosa possui antigas raízes históricas. Como ela se apresentou durante a Idade Média e Moderna e como ela ainda ocorre na contemporaneidade? Após a reflexão sobre essas questões, seguem orientações para o desenvolvimento de seu artigo de opinião. O trabalho deve conter: 1. Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição. 2. Introdução: A introdução (ao menos 1 lauda) de um texto opinativo deve contemplar: a. Apresentação do tema; b. Contextualização do tema; c. O que será discutido ao longo do texto. 3. Desenvolvimento: Para o desenvolvimento de seu trabalho (de 3 a 5 laudas), você deve realizar: a. Discussão do tema levantado na introdução; b. Fundamentação teórica de caráter histórico e sociológico que apresente fatos, conceitos, elementos e problemas relacionados ao tema. 4. Conclusão: Para concluir seu artigo de opinião, você deve realizar seu posicionamento e apontar as possíveis soluções para o problema relacionado ao tema. (2 laudas) 5. Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros. 6. Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas. As leituras a seguir são sugestões que podem ajudar na elaboração do seu trabalho: Texto 01: TORRES, Romanazzi M. A Repressão à heresia na Baixa Idade Média (Séculos XIII a XV). Revista de História da UFES. v.13, jul.-dez. 2001. Disponível em: Acesso em: Jul. 2021. PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI Texto 02: RAMOS, Edith M. B.; ROCHA, Jefferson F. L. Liberdade religiosa como um direito fundamental: uma análise inicial. Revista do Curso de Direito, UFMA, São Luís, Ano III, n. 6, jun/dez 2013. Disponível em: Acesso em: Jul. 2021. Texto 03: SOARES, Ingrid. Em seis meses Brasil teve mais de 200 casos de intolerância religiosa. Correio Braziliense. Disponível em: Acesso em: Jul. 2021. Texto 05. Relatório de intolerância religiosa no Brasil. Centro de Articulação de populações marginalizadas. Disponível em: Acesso em: Jul. 2021. Observação: Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Digital, na Biblioteca Virtual e nos materiais das disciplinas. Seguem algumas sugestões: JUNQUEIRA, Sergio. O sagrado: fundamentos e conteúdo do ensino religioso. Curitiba: InterSaberes, 2012. [Biblioteca Virtual Pearson 3.0 https://colaboraread.com.br/biblioteca/digital/index] SANCHIS, Pierre. Religião, cultura e identidade: matrizes e matizes. Petrópolis: Vozes, 2018. [Biblioteca Virtual Pearson 3.0 https://colaboraread.com.br/biblioteca/digital/index] MATA, Sérgio da. História & Religião. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010. [Biblioteca Virtual Pearson 3.0 https://colaboraread.com.br/biblioteca/digital/index] PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI CHICARINO, Tathiana. Teorias políticas, Estado e Sociedade. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2014. [Biblioteca virtual universitária 3.0 pearson] SANTOS, Boaventura; MARTINS, Bruno (organizadores). O pluriverso dos Direitos Humanos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. [Biblioteca virtual universitária 3.0 pearson] NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalho será realizado individualmente. 2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 05 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”. 5. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 6. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. PRODUÇÃO TEXTUAL Teologia Bacharelado INDIVIDUAL – PTI CRITÉRIOS AVALIATIVOS A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual: a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. Ótimo trabalho a todos! Equipe de professores 

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