A CONTRIBUIÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA UMA ATUAÇÃO RESPONSÁVEL, GERANDO BONS RESULTADOS ÀS ORGANIZAÇÕES

Código: 8R4LFSACJ Marca:
R$ 80,00 R$ 39,90
Comprar Estoque: Disponível
    • 1x de R$ 39,90 sem juros
    • 2x de R$ 20,42
    • 3x de R$ 13,93
    • 4x de R$ 10,69
    • 5x de R$ 8,69
    • 6x de R$ 7,34
    • 1x de R$ 39,90 sem juros
    • 2x de R$ 21,03
    • 3x de R$ 14,20
    • 4x de R$ 10,80
    • 5x de R$ 8,75
    • 6x de R$ 7,38
    • 7x de R$ 6,40
  • R$ 39,90 Boleto Bancário
* Este prazo de entrega está considerando a disponibilidade do produto + prazo de entrega.

Portfólio A contribuição do Sistema de Gestão Ambiental para uma atuação responsável, gerando bons resultados às organizações.

Curso: Tecnologia em Gestão Ambiental Semestre: 5º
Disciplinas: • Gestão ambiental
• Gestão e saneamento ambiental
• Planejamento estratégico

• Responsabilidade social e ambiental

A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI) terá como tema A
contribuição do Sistema de Gestão Ambiental para uma atuação responsável, gerando bons
resultados às organizações”. 
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre.

PLANO PARA CRIAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL

 

A empresa Madeira Certa vende madeiras a muitas outras empresas no município de Três
Barras, para a fabricação de móveis. Com o passar do tempo, a empresa Madeira Certa tem percebido
algumas mudanças no perfil de seus clientes, principalmente em relação à preocupação com a gestão
do meio ambiente. Nos últimos meses, o gestor tem se preocupado com alguns pontos que observa
no dia a dia do trabalho:
1) Desperdício de matérias-primas com o corte irregular de peças e outros materiais;
2) Dificuldade em realizar a separação de resíduos sólidos dentro da empresa; Há mistura
entre restos de alimentos, sacolas, copos e pratos de plástico, madeira, entre outros;
3) Falta de treinamento aos colaboradores, os quais apresentam um trabalho abaixo do
rendimento esperado;
4) Os efluentes gerados pela empresa estão sendo lançados incorretamente no corpo
hídrico, sem tratamento prévio.

A) Gestão ambiental
O Art. 4º, VII, da Política Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/1981) afirma que a
PNMA visará “à imposição, ao poluidor e ao predador, da obrigação de recuperar e/ou indenizar os
danos causados e, ao usuário, da contribuição pela utilização de recursos ambientais com fins
econômicos”. Considerando que a empresa Madeira Certa lança efluentes líquidos no curso hídrico
sem o prévio tratamento quais consequências essa prática deve acarretar para empresa? Como essa
prática pode influenciar negativamente nos lucros da empresa?

B) Gestão e saneamento ambiental
As gestões do meio ambiente e do saneamento, visam uma melhor relação entre sociedade e
ambiente, proporcionando qualidade de vida às pessoas e proteção ao nosso local de vivência.
Isso porque, quando temos água poluída nas proximidades das casas, as pessoas ficam mais
vulneráveis a adoecerem, bem como quando consomem água ou alimentos contaminados com
água de qualidade duvidosa. Pensando nisso, e sabendo dos problemas apresentados
anteriormente, responda aos seguintes questionamentos:
1) Quais são os problemas de haver lançamento incorreto de efluentes em corpos hídricos?
2) Como esses problemas poderão ser resolvidos e a empresa obter um melhor desempenho
ambiental?

Para responder a esses questionamentos, você poderá utilizar o seguinte material de apoio:
BRASIL, Fundação Nacional de Saúde. 
Manual de Saneamento. Disponível em:
http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/manuais/ambiente/Manual%20de%20Saneamento.p
df 
Acesso em 15 Jul 2021.
BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). 
Resolução Nº 357 de 17 de Março de 2005.
Dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento,
bem como estabelece as condições e padrões de lançamento de efluentes, e dá outras providências.
Disponível em: 
http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=459 Acesso em 15
Jul 2021.

BRASIL, Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). Resolução Nº 430 de 13 de Maio de 2011.
Dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes, complementa e altera a
Resolução no 357, de 17 de março de 2005, do Conselho Nacional do Meio Ambiente-CONAMA.
Acesso em 15 Jul 2021.

C) Planejamento estratégico
A empresa Madeira Certa está se reposicionamento no mercado frente às mudanças de
consumo da sociedade, inclusive, de seu público-alvo. Pois, percebeu que existe um aumento da
preocupação com o meio ambiente.
Para a Madeira Certa estar mais alinhada com seus clientes e mais organizada internamente,
ela visa se preocupar mais com a gestão do meio ambiente.
A empresa está decidida a elaborar um Plano para implantação de um Sistema de Gestão
Ambiental (SGA), para tal ela precisa ter entendimento completo da situação, tanto do mercado
externo, quanto da situação interna da empresa. Isso poderá ser elaborado através da SWOT, que
será uma ferramenta essencial para a Madeira Certa neste momento.

Sabe-se que a Análise SWOT é uma ferramenta que auxilia no diagnóstico dos ambientes
externo e interno, ou seja, permite relacionar as oportunidades e ameaças presentes no ambiente
externo com as forças e fraquezas identificadas no ambiente interno da organização.
Logo, deixe sua criatividade, imaginação e conhecimentos fluírem e monte uma Análise
SWOT para ajudar a empresa Madeira Certa em sua jornada para criar um Sistema de Gestão
Ambiental (SGA).

FORÇAS FRAQUEZAS
OPORTUNIDADES AMEAÇAS

Referências:
PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.

D) Responsabilidade social e ambiental
A sustentabilidade ambiental apresenta grande importância no processo de criação e de
gestão dos negócios, pois a sociedade tem percebido que nossas necessidades são infinitas e os
recursos naturais são limitados. Por esse motivo, diversas empresas, como a Madeira Certa, têm investido na criação de negócios sustentáveis ou na incorporação de processos sustentáveis em seus
negócios.
Outra questão importante é o chamado Marketing Ambiental ou Marketing Verde, uma
estratégia de marketing voltada ao processo de venda de produtos e serviços baseados nos seus
benefícios ao meio ambiente. É a estratégia de vinculação da marca, produto ou serviço a uma
imagem ecologicamente consciente.
Imagine que pensando na divulgação das iniciativas em prol da gestão ambiental que a
empresa Madeira Certa vem tomando e também na busca por novos parceiros e clientes, a empresa
quer divulgar essas iniciativas nas redes sociais.
Sendo assim, você deve elaborar uma postagem para a página de Instagram da empresa, a fim de
divulgar as boas práticas adotadas em prol do meio ambiente. Você deve inserir nesse passo do
trabalho a imagem utilizada para a publicação, o texto explicativo e as “hashtags” que você utilizaria.
Como sugestão, você pode utilizar a plataforma gratuita Canva (canva.com) para elaboração
da imagem utilizada na postagem

R$ 80,00 R$ 39,90
Comprar Estoque: Disponível
Sobre a loja

Aprovado TCC - Elaboração de TCC, ajuda no TCC, experiência de 15 anos a equipe de elaboradores monografias está apta para auxiliar na confecção de projetos de pesquisa, monografias, TCCs, dentre outros tipos de pesquisas acadêmicas, confira.

Pague com
  • Mercado Pago
  • Mercado Pago
Selos

Wellington Silva - CPF: 984.851.305-10 © Todos os direitos reservados. 2021