2 LICEN MATEMÁTICA 3 Investigação sobre embalagens para comercialização de bebidas

Código: F56XFGJ9W Marca:

Curso:
Formação Pedagógica em Matemática
Semestres: 3º Disciplinas:
• Cálculo Diferencial e Integral
• Elementos da Matemática II
• Probabilidade e Estatística
• Geometria Analítica e Álgebra Vetorial
• Geometria Espacial
• Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
• Estágio Curricular Obrigatório III: Ensino Médio e/ou Educação Profissional II Competências:
• Aplicar conceitos relacionados a sólidos geométricos e otimização na resolução de um problema.
• Realizar um estudo estatístico, empregando as diferentes formas de organização e representação dos dados. Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes habilidades:
• Interpretar problemas relativos à otimização de materiais.
• Fazer um levantamento de dados de modo a organizar e analisar os dados com base nas ferramentas estatísticas. Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:
• Realizar um estudo teórico a respeito de possíveis formatos de embalagem a serem empregados na confecção de uma embalagem visando otimizar o gasto de materiais.
• Fazer um levantamento estatístico de modo a analisar as informações presentes em rótulos de embalagens, realizando um estudo a partir das diferentes representações que podem ser adotadas para os dados.
PRODUÇÃO TEXTUAL
Prezado aluno e aluna,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Investigação sobre embalagens para comercialização de bebidas”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Inicialmente, é importante que você realize a leitura atenta da situação descrita para, na sequência, seguir as orientações apresentadas em cada uma das etapas subsequentes de modo a organizar suas ideias para a conclusão, com qualidade, deste trabalho.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar uma produção textual que contemple os objetivos de aprendizagem propostos na produção.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Suponha que você seja professor de Matemática das turmas de Ensino Médio de uma escola e pretende organizar um projeto interdisciplinar, em conjunto com os professores das disciplinas de Química, Biologia e Geografia, cujos resultados serão apresentados pelos alunos em uma mostra científica.
O tema escolhido para o trabalho com as turmas de 2º ano do Ensino Médio foi reciclagem, especificamente em relação à fabricação de embalagens utilizadas para a comercialização de produtos e os impactos ambientais desse tipo de produção. Nesse contexto, a proposta, na disciplina de Matemática, é realizar uma investigação em relação a garrafas para armazenamento e comercialização de bebidas, como as de refrigerantes e água, por exemplo.
PRODUÇÃO TEXTUAL
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Considerando a necessidade de preparação prévia do professor para o desenvolvimento de um projeto com os alunos, e diante do contexto apresentado, você deverá desenvolver as seguintes tarefas, conforme as orientações apresentadas a seguir.
Tarefa 1: Estudo de uma embalagem
Sua primeira tarefa consiste em estudar o problema descrito a seguir.
Considere que uma empresa deseja fabricar um novo tamanho de embalagem para a comercialização de refrigerante, a qual será fabricada a partir do alumínio, que pode ser reciclado, gerando menores impactos ambientais. Uma das exigências da empresa é que o custo de fabricação dessa nova embalagem seja proporcional à área da superfície da embalagem. Além disso, após estudos, determinou-se que o melhor formato para a embalagem é o cilíndrico.
Para a resolução desse problema, você deve, inicialmente, escolher um novo volume (em mililitros – mL) e determinar, a partir das exigências da empresa, as novas dimensões da embalagem cilíndrica de tal forma que o custo de fabricação seja minimizado. Para realizar essa tarefa você deve desprezar a espessura das lâminas utilizadas na fabricação da embalagem.
Após determinar as medidas, você deverá construir essa nova embalagem e verificar se a embalagem construída realmente comporta o volume estipulado no início da tarefa. Na construção dessa embalagem você deve utilizar algum material impermeável, como por exemplo, o plástico de garrafas PETs.
Para essa tarefa, devem ser apresentadas todas as justificativas e cálculos necessários para a resolução do problema proposto. Além disso, é importante acrescentar fotos da embalagem criada e as informações relativas à verificação do volume da embalagem criada por você.
• Observação: Para o estudo da área da superfície da lata é necessário considerar a área lateral, bem como as áreas das bases superior (tampa) e inferior (base).
PRODUÇÃO TEXTUAL
Tarefa 2: Pesquisa estatística
Sua segunda tarefa corresponde a realizar uma pesquisa a respeito de diferentes embalagens de refrigerantes e água, comparando o volume indicado no rótulo com o volume real presente no interior das embalagens.
Para isso, você deverá coletar ao menos quatro garrafas de refrigerante e/ou de água, a partir de diferentes formatos e tamanhos. Além disso, você precisará providenciar algum tipo de instrumento para medição de volume, como copo com marcações para medição de volume de líquidos, ou xícaras com volume conhecido, entre outras opções.
Para cada uma dessas garrafas coletadas, você deverá realizar os seguintes procedimentos e registrar as informações obtidas:
• Retirar cuidadosamente o rótulo da embalagem;
• Tirar uma foto da garrafa sem o rótulo;
• Fazer uma leitura do rótulo, identificando o volume de líquido presente na embalagem;
• Medir o conteúdo da embalagem utilizando o instrumento selecionado;
• Fazer uma comparação entre o volume que foi obtido a partir da medição e a informação apresentada no rótulo.
Os dados coletados podem ser organizados a partir de um quadro, contemplando a foto da embalagem, o volume indicado no rótulo, o volume obtido por medição e a comparação entre esses dados, conforme modelo a seguir.
Foto da Embalagem
Volume indicado no rótulo
Volume obtido por medição
Comparação
(erro)
(Embalagem 1)
(Preencher)
(Preencher)
(Preencher)
(Embalagem 2)
(Preencher)
(Preencher)
(Preencher)
(Embalagem 3)
(Preencher)
(Preencher)
(Preencher)
(Embalagem 4)
(Preencher)
(Preencher)
(Preencher)
Para essa comparação você deverá analisar o erro apresentado entre o volume medido e o volume informado, isto é, a diferença entre os valores obtidos, em módulo.
PRODUÇÃO TEXTUAL
E para que seja possível essa comparação, as unidades de medida do volume informado no rótulo e medido devem ser iguais.
• Observação: Para o registro dos volumes, adotar para todas as embalagens e dados a unidade de medida mililitro (mL).
Organize esses resultados no quadro sugerido acima e, em seguida, determine a média e o desvio padrão amostral associado aos erros obtidos na comparação entre as informações presentes nos rótulos e os volumes reais medidos.
Para essa tarefa, devem ser apresentadas todas as justificativas e cálculos necessários para a resolução do problema proposto.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Após a realização das tarefas, elabore um relatório contemplando todos os estudos realizados, organizando-o com base nos seguintes critérios:
Introdução: você deve apresentar um texto que contemple os objetivos da produção textual, bem como os principais assuntos que serão discutidos ao longo do trabalho, considerando os estudos realizados com base nas tarefas 1 e 2, elaborando um texto contendo de 1 a 2 páginas.
Desenvolvimento: será composto por:
• Tarefa 1: Resolução do problema proposto (2 a 3 páginas)
• Tarefa 2: Pesquisa envolvendo as embalagens e o tratamento dos dados (2 a 3 páginas).
Considerações finais: você deve apresentar um texto que retome os objetivos da produção textual, apresentando as principais reflexões desenvolvidas a partir da temática em estudo. O texto elaborado deve conter de 1 a 2 páginas.
Referências: apresentar todas as referências utilizadas na elaboração da produção.
Anexos: apresentar os anexos, se houver.
PRODUÇÃO TEXTUAL
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL (PTI)
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 06 até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).
4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.
5. A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com atendimento ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
PRODUÇÃO TEXTUAL
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
• Atendimento à proposta, contemplando todos os itens solicitados, com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.
Bom trabalho!
Equipe de professores

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